quarta-feira, 30 de setembro de 2015

A LASCA

Eu demorei a reconhecer Londres numa das imagens da abertura da série "Sense8". OK, a Tower Bridge estava lá, mas o que era aquela trolha gigantesca ao lado da ponte? Ando tão apatetado que não sabia da existência do The Shard, que foi inaugurado em 2102 e é o prédio mais alto da cidade. Tive até a manha de não percebê-lo no ano passado, quando passei um dia e meio na capital britânica. Mas dessa vez não tive dúvidas: aproveitei um tempinho livre no meu primeiro dia aqui e fui subir no catatau. O nome quer dizer literalmente "o caco de vidro", e é como se os proprietários quisessem oficializar o apelido que o troço fatalmente ganharia (outros edifícios modernos em Londres são conhecidos como "o pepino", "o walkie talkie" e "o ralador de queijo"). E nos números esse menir nem é tão grande assim: são 72 andares, o que fazem dele a quarta construção mais alta da Europa e apenas a 92a. do mundo. Mas ele se destaca na paisagem londrina, que ainda é composta por prédios baixos. Subir até o topo custou a bagatela de 30 libras, algo como 180 reais - este sim, o elevador mais caro de todos os tempos. A vista, é óbvio, é de tirar o fôlego. Mas o que mais me impressionou foi mesmo a arquitetura de Renzo Piano. A "lasca" incorpora escritórios e um hotel, e tem cara daqueles edifícios do "Blade Runner". Ainda não sei se gosto dele no contexto da cidade, mas adorei subir ao "The View" e tirar muitas fotos. E olha que eu me borro de medo de altura.

30 comentários:

  1. Não seria "Renzo Piano", o mesmo arquiteto do Beaubourg de Paris?

    ResponderExcluir
  2. "2102" é pra lá de Blade Runner.

    ResponderExcluir
  3. Vc prefere Londres ou Paris? Eu Londres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro Londres, mas adoro Paris mais.

      Excluir
    2. Engraçado isso, pois Paris durante séculos foi o centro das artes, cultura, etc...Mas hj é vista como uma cidade turística ultrapassada, e sua archirival Londres tem mais dinamismo criatividade vida noturna, Paris voltará?

      Excluir
    3. E nao esquecendo, pela primeira vez na história Londres é mais rica

      Excluir
    4. Td mundo fala de Paris, mas nao consigo achar nada demais. Praga e Viena sao inclusive bem mais bonitas, nesse contexto de cidade romantica antiga deslumbrante com td bonitinho parecendo de boneca. Pessoalmente gosto mto mais de Londres.

      Excluir
    5. Pq Paris está banaizada. Então parece "nada demais" como vc disse. Na verdade é uma cidade maravilhosa se não tivesse tão suja e tomada por ordas de turistas.

      Excluir
    6. Pessoal,
      A questão de Paris é que, infelizmente, há uma barreira linguística. Falar francês é essencial para perceber Paris em sua plenitude.

      Excluir
    7. Anônimo 23h12: vc, certamente, consegue perceber a singeleza de Paris, pois nao eh turista. Isso deve inclusive explicar o "orda";

      Rodrigo: falo francês fluentemente. Sigo achando Paris superestimada.

      Excluir
  4. Nessas horas vemos como o modernismo não ter acabado no Brasil é algo ruim. A escolinha da FAU-USP continua ensinando a fazer caixas de vidro. The Shard é arquitetura atual boa!

    ResponderExcluir
  5. Esse the Shard é o prédio que parece um pênis né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pensa nisso né.

      Excluir
    2. Não. O que parece um pênis é o 30 St Mary Axe.

      Excluir
    3. Hmmm esse mesmo João! Brigado.

      E anon 19:18, penso mesmo. Algum problema? Se vc não gosta de piroca o problema é seu, complexada.

      Excluir
    4. Esse 30 St. Mary Axe que é o popular "Gurkhin" - ou pepino em conserva.

      Excluir
  6. O shard nao chama atencao de quem caminha pela beira do Tamisa, incrivelmente passa despercebido.

    ResponderExcluir
  7. Fala do "Walkie Talkie" , considerado o mais novo mais feio prédio da Inglaterra. Fica do lado desse e é a mais nova polêmica da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de fato horrendo. E só depois de pronto que descobriram que o monstrengo funcionava como uma lupa, concentrando a luz solar. Dois carros estacionados na calcada embaixo pegaram fogo!! Tiveram que colocar uma espécie de filtro no topo do prédio.

      Excluir
  8. Mostra como os ingleses são jecas!

    Querendo aparecer com todo o passado e presente SUJO deles.

    Só telúricos burros acreditam que esse país presta!!

    Além de ser cinza chuvoso - satanás encarnado em forma de tempo ;) - quase o ano inteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc já morou em Londres Mono? Vc conhece a cidade de verdade? Eu quero dizer, morar e trabalhar no local? Como pode chamar de jeca? Baseada em que? Eu morei anos lá. Não vejo assim

      Excluir
    2. Eu vivi numa colônia deles por 14 anos.

      Acho que sei muito bem do que falo. Se jeca até o Canadá era quando cheguei lá.

      A comida inglesa é HORROROSA. Fui garçom.

      Tem bons chefs pois dinheiro compra tudo. MAS comida COMIDA da população mesmo não é merda nenhuma. A não ser que voce considere "fish and chips" como "gastronomia".

      O nosso "fish and chips" com CERVEJA na praia dá de 1000 a ZERO nos deles.

      (Sim. Experimentei o tal dito em Toronto mesmo. Uma das cidades mais multiculturais do planeta! Mesmo assim JECA. Mais jeca que muitos e muitos barzinhos descolados de São Paulo e Belo Horizonte. O que posso dizer para voce de comparação VIVIDA.)

      Excluir
    3. E mais, vejam os números:

      72 andares = 9

      92ª colocação = 11

      9-11

      Excluir
    4. Não perde tempo com essa tranqueira lunática.

      Excluir
    5. Meu bem, essa é a Mono. Se tem algo que ela faz é dar opinião sem embasamento ou qualquer lógica. E depois te xinga, porque a idade mental dela não passa dos 11.

      Excluir
    6. Ôôô milico dos anos 70, eu sou a pessoa que mais embasa meus posts com links aqui. O Tony já reclamou exatamente disso: meu posts longos - como o The Fool PODE - com vários links.

      Só para que o pessoal possa ler a verdade de vez em quando.

      Mentir não é legal!

      Excluir
    7. Quem já foi esse blog.

      Excluir