domingo, 30 de agosto de 2015

TODA FILOSOFIA É BULLSHIT


Já disseram que todo grande cineasta está sempre fazendo o mesmo filme. Não é verdade, mas claro que existem aqueles que retornam sempre aos mesmos temas. Woody Allen, por exemplo, parece obcecado pela noção do crime perfeito.Depois de "Crimes e Pecados" (para mim, sua maior obra-prima) e "Match Point", ele retoma o assunto com "Homem Irracional". O personagem principal é um professor de filosofia que é o primeiro a admitir que o que ensina é bullshit; sua aluna mais aplicada reconhece que ele tem a capacidade de complicar qualquer coisa com palavras. O cara se convence de que matar um estranho será um bem para a humanidade, e comete esse crime sem nenhum remorso. O que Woody Allen quer dizer é que podemos nos convencer de que até uma abominação pode ser da mais elevada moral, se soubermos embalá-la com as frases certas. Joaquin Phoenix está com uma barriga tão grande que eu pensei que fosse prótese (não é), mas não perdeu o ar ao mesmo tempo sedutor e repelente necessário ao papel. Emma Stone justifica porque é a musa da vez do diretor: linda, carismática, boa atriz, praticamente uma cura gay. A história mais uma vez se passa num ambiente 100% branco de classe média alta onde não existem problemas econômicos, mas isto nem vem ao caso. O que interessa é que Woody Allen continua a soltar um filme por ano, sempre acima da média geral. E este "Homem Irracional", aparentemente despretensioso, na verdade é um de seus grandes filmes.

10 comentários:

  1. "O que Woody Allen quer dizer é que podemos nos convencer de que até uma abominação pode ser da mais elevada moral, se soubermos embalá-la com as frases certas." Não sei porque, mas só me veio o Papa Francisco à mente quanto li essas palavras.

    ResponderExcluir
  2. todo mundo gosta da Emma

    ResponderExcluir
  3. http://revistamonet.globo.com/Celebridades/noticia/2014/12/joaquin-phoenix-revela-que-esta-noivo-de-instrutora-de-ioga.html

    ResponderExcluir
  4. O q seria da carreira do Leonardo Dicaprio se o River Phoenix n tivesse morrido?

    ResponderExcluir
  5. http://www.outrapagina.com/blog/wp-content/uploads/2014/03/river2.jpg

    ResponderExcluir
  6. ai tadinho do river phoenix, tava pesquisando e vi q ela era amigo do milton nascimento e veio pra eco92 http://riverphoenixforever.blogspot.com.br/2011/11/meu-amigo-river-phoenix-por-milton.html

    ResponderExcluir
  7. Amo Woody Allen, qualquer coisa que ele faz está muuuuuito acima da média do que se vê atualmente nos cinemas...

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, ja nem preciso assistir! A galera aqui já sabe ne se tonya disse q o filme presta é pq o filme é uma bosta e qdo ele diz que nao presta tb podem ir correndo assistir que o filme seguramente deve ser bom.

    ResponderExcluir
  9. O mio babbino caro
    Woody Allen é uma religião.

    ResponderExcluir
  10. tive q sair na parte q ela descobre e rola uma dr. E depois? qual o final?

    ResponderExcluir