segunda-feira, 24 de agosto de 2015

PINCHE GÜEY


Não é que ninguém consiga acompanhar todas as séries que aparecem por aí: ninguém consegue acompanhar nem as séries exclusivas do Netflix. Parece que toda semana sai uma nova, e quase todas são bacanas. Agora começam a surgir as primeiras gravadas em outras línguas que não o inglês. A pioneira em espanhol é a mexicana "Club de Cuervos", uma comédia dramática sobre um time de futebol fictício. Seus autores foram responsáveis por um dos maiores sucessos de bilheteria de todos os tempos por lá, "Los Nobles: Quando os Ricos Quebram a Cara" (que, no entanto, passou batido pelos cinemas daqui). Essa incursão pela TV não é nenhuma obra-prima, mas mais do que dá para o gasto. Os roteiros são engraçados e eficazes, a direção é segura e o elenco é encabeçado pelo ator mais badalado deste momento no México: o magérrimo Luís Gerardo Mendez, que é bem my cup of tea. Mas uma das razões que mais me prenderam ao programa é a avalanche de gírias mexicanas. Durante dez anos eu fui muito ao DF, mas há mais de quatro anos que não piso lá. "Club de Cuervos" está me martando as saudades de expressões como padrissimo, güey, pinche e cabrón.

16 comentários:

  1. Bobagens como "Sense8" levam toda a fama, mas as verdadeiras jóias do Netflix são séries como essa. Outra muito boa, e que ninguém parece ter assistido, é "Bloodline".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que delíiicia ver que ALGUÉM mais no mundo achou Sense8 chatíssima. Série genérica que não passa de um zumbi costurado de retalhos de Heroes e Lost com doses cavalares de multicuturalismo whitewashed para os mocinhos da geração Millenial. Todo mundo lá é apenas um estereótipo limpinho da cidade de que provém. O povo é muito bonito e transa em vários episódios. Mas se quiser ver isso vou no site da Bel Ami que ganho mais.

      Excluir
    2. Também não consegui gostar de Sense8.

      Excluir
    3. Outra que achei muito muito boba, previsível e inverossímil demais foi Frankie and Gracie.

      Excluir
    4. Frankie and Gracie é horrorosa! Parece comédia de algum canal da Globo. Umas piadas que vc não quer acreditar que botaram duas estrelas pra dizer.

      Sense8 é presente de tia no amigo oculto, bela embalagem, vc abre, é meia.

      Excluir
    5. Pois eu gostei de "Frankie & Grace" e amei "Sense8".

      Meus posts a respeito:

      http://tonygoes.blogspot.com.br/2015/05/friends-da-terceira-idade.html

      http://tonygoes.blogspot.com.br/2015/06/orgia-telepatica.html

      E fiz coluna no F5 sobre "Sense8":

      http://f5.folha.uol.com.br/colunistas/tonygoes/2015/06/1644452-com-a-serie-sense8-os-wachowski-repetem-que-voce-pode-ser-outra-pessoa.shtml

      Excluir
    6. Só por ter dado um close no pinto do alemão a Sense8 merece um 10, nota 10!!

      Excluir
    7. verdade!!!! dar close no pinto é nota 1000!!!!!!!!!!

      Excluir
    8. Sense8 não é lá essas coisas não. Essa euforia é muito mais pela cena da suruba e da pegação dos dois gays, do que pelo conteúdo.

      Excluir
  2. A internet cada dia mais chata, voltem blogs! O q aconteceu? Faz parte de um plano de repressão global? Pra mim sim

    ResponderExcluir
  3. Quando a netflix começa a produzir séries em português com qualidade americana? As produtoras locais estão ameaçadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Narcos" não é uma série brasileira. É dirigida por um brasileiro (José Padilha) e estrelada por outro (Wagner Moura), mas é uma produção americana falada em inglês e espanhol.

      Excluir
  4. Anônimo, a netflix lançará sua primeira série brasileira no próximo ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, anunciaram faz duas semanas: é"3%", uma ficção científica, estrelada por João Miguel e Bianca Comparato. Já entrou em produção e deve estrear ano que vem.

      https://www.facebook.com/netflixbrasil/videos/973614829361977/

      Excluir
  5. O mio babbino caro
    Idioma brochante apesar de adorar La Barca...

    ResponderExcluir