segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O HOMEM QUE SABE O QUE QUER

Neste final de semana circulou a notícia de que Lula teria sido sondado para assumir um ministério no governo Dilma. Ele não aceitou. Dá para entender as razões dos dois lados. A presidenta não tem mais a quem recorrer: seu antecessor entraria em cena como a cavalaria num filme antigo de faroeste, salvando o forte do ataque dos índios. O fato de que Lula provavelmente eclipsaria Dilma é o de menos - ainda mais se fosse para a Casa Civil, que pode dar superpoderes ao seu ocupante. Com ele no comando da coordenação política, o segundo mandato ganharia uma grande chance de navegar sobre águas mais tranquilas até o seu final. Claro que existe um risco embutido: o ex-presidente não tem mais a aura que tinha em 2010, quando a economia bombava e ele teria sido reeleito com folga se pudesse concorrer. Mas Lula não quer saber de riscos. Ele sonha em voltar ao Planalto nos braços do povo em 2018, ou até antes, se esse delírio aecista de eleição antecipada se concretizar. Por isto, o melhor que tem a fazer é se manter a uma distância segura do atual governo. Para que nada respingue sobre ele e para manter a sensação de que no tempo dele é que era bom. Como dizia o slogan do extinto cigarro Minister, Lula é um homem que sabe o que quer. Um ministério para ele, neste momento conturbado, não lhe traria muitas vantagens práticas. Melhor ver o circo pegar fogo de longe e depois aparecer com um extintor.

10 comentários:

  1. Naaada. Lula é esperto o suficiente para saber que a Dilma afundou as chances de ele voltar em 2018. Aliás nem se sabe se ela dura até o fim do mandato. Por enquanto a Globo quer que ela fique (vide o JN de sexta), mas nunca se sabe.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, acho que não é bem assim, pq todo mundo associa o atual governo e o nome pt ao lula também, inclusive eu sempre que vejo a Dilma na TV me lembro do lula. As massas podem ser burras mas acho que tem discernimento pra calcular que uma coisa é igual a outra coisa.

    ResponderExcluir
  3. Otimista você.
    Acho que Lula e o PT já sabem que 2018 já era...
    e 2017, e 2016 e 2015 também.
    Nem Lula tem poder pra salvar Dilma do fundo do poço.
    Mas Dilma e o PT tem poder pra queimar muita gente ainda! E disso todo mundo sabe, tanto que todos que podem estão pulando fora do barco que está naufragando...

    ResponderExcluir
  4. Lula só voltaria em 2018 se a situação melhorasse muito, porque Dilma é culpa dele. Então ele deveria arregaçar as mangas para salvar o barco do naufrágio, porque não vai ser fácil. Embora eu ache que ele não tem mais energia para ser presidente. Nem discurso ele consegue fazer mais. Tá sem voz. Em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  5. O que você chama de "delírio aecista" é a vontade de 92% da população, já que apenas 8% aprova o governo Dilma. Ela promoveu um estelionato eleitoral. Deveria ser escorraçada do cargo, porque essa é vontade da maioria esmagadora da população e ainda vivemos numa democracia. Motivos legais para isso não faltam, basta provar que ela utilizou dinheiro desviado da Petrobrás na campanha, o que todos sabem que aconteceu ou que ela maquiou os números oficiais do governo para enganar a todos (pedaladas fiscais), o que também é óbvio.

    ResponderExcluir
  6. Eram 350 bilhões do pré sal q iam pra educação mesmo? Ahhhh...fora educação! Vamos derrubar o governo! Ignorância forever!

    ResponderExcluir
  7. O mio babbino caro
    P-A-C-I-Ê-N-C-I-A

    ResponderExcluir
  8. Um post simpático(não raivoso, aliás Tony não é raivoso nunca!) ao Lula, e tem quem acuse(infelizmente, as pessoas tratam esta escolha como uma acusação) o Tony de ser PSDB desde criancinha!
    Você é foda, negão!

    ResponderExcluir
  9. E vocês ainda gastam tempo pra discutir Política! Sabe-se que Planalto é sinônimo de Novela das Oito há anos! Cheio de obscenidades e falsidades, ensinando os brasileiros a sempre se acharem mais espertos que os outros, preferia ter nascido negro, pobre em North Charleston, do que viver minha vida pagando impostos nesse País que não se pode nem defender a Bandeira com Honra porque ela não existe, Brasil é o país que favorece às más intenções, que abriga os bandidos e enfia imposto no fiofó dos trabalhadores!

    ResponderExcluir
  10. Espero que até lá esta criatura o capeta leve de vez com a atual a tiracolo e este partido e de carona leve o PMDB e o Aécio e o seu partido, este meio político é podre já era todo carcomido pela corrupção, este País está condenado!

    ResponderExcluir