sexta-feira, 7 de agosto de 2015

CARTA AOS PETISTAS

Oi galera, tudo bem? Não, né? Acho que a maioria de vocês nunca passou por um apuro tão grande. Nem na época do mensalão o PT foi tão achincalhado como agora. Concordo que muitos dos seus críticos são ignorantes e/ou mal intencionados. Tem muita gente mal-informada e muita gente que quer tomar o poder para nos roubar ainda mais. Mas também tem muita gente legal, honrada, que paga os impostos em dia e sonha coma sociedade mais igualitária. Muita mesmo. Eu me vejo entre eles. Não sou protofascista, não sou coxinha, não sou elite branca. Sim, sou branco e economicamente faço parte da elite, mas não nesse sentido pejorativo que vocês usam. Fico puto quando insinuam que eu não quero que pobre ande de avião, por exemplo. Claro que eu quero: quanto mais gente com poder de compra, melhor para todo mundo. Fico mais puto ainda quando ouço "fura fila na padaria, mas é a favor da Lava Jato". Pelamordedeus, que comparação é essa? Para começar, eu não furo a fila da padaria. Em segundo lugar: se eu furasse, não estaria roubando bilhões de dólares nem traindo a confiança de milhões de eleitores. Não, não é a mesma coisa, sorry. Fora que quem diz isto soa como sendo a favor da corrupção. Ah, tem mais: não ironizem os panelaços. Taticamente, vocês nem deviam mencionar os panelaços. Sabem aquele lance do "não pense num elefante"? É assim: não pensem num elefante. Pensaram, né? Pois é. E parem de achar que todo mundo que não votou na Dilma é nazista. Eu tenho horror ao Bolsonaro, ao Feliciano, ao Renan Calheiros, ao Eduardo Cunha, etc. etc. Mas continuo achando a Dilma uma péssima presidenta. Um desastre como administradora e uma política pior ainda. Isto não quer dizer que eu queira a volta da ditadura, ou que eu  seja ingênuo e esteja caindo na lábia do lobo mau. Quero - exijo - um governo competente e honesto. Hoje. Ontem. Sei que vocês também querem. Temos muita coisa em comum. Temos que construir pontes. Mas isto não está no DNA de muitos militantes do partido. Lula criou o clima do "nós ou eles" e surfou nessa onda muito tempo. Mas essa tática só dá certo quando se tem um amplo apoio, maior do que a maioria simples. Agora não funciona mais. Sim, acho feio que ex-ministros sejam agredidos em aeroportos e restaurantes, mas... lembram do "fora FHC"? Lembram como a Yoani Sánchez foi recebida no Brasil? Até puxaram aquele cabelão dela. Ou seja, não foi a oposição quem começou. Mas isto não vem ao caso: não estamos mais no jardim de infância, não importa quem começou. Deem o exemplo e parem primeiro. Na boa: a estratégia de vocês está TODA errada. O programa de ontem na TV só pregou aos convertidos. Não fez ninguém mudar de ideia. Até piorou o clima. Estou falando como um ex-publicitário que ainda manja um pouco do assunto e como alguém que quer o melhor para o país. Ufa! Por hoje é só. Beijos a todos e vamos "se" falando.

25 comentários:

  1. Parabéns. Lúcido e pontual. Precisamos com urgência criar pontes para salvar o país.

    ResponderExcluir
  2. Quase fiz um comentário fake para defender o PT e criar polêmica. Mas percebi que isso tá ficando velho. Vou guardar para quando o Temmer assumir.

    ResponderExcluir
  3. Sei lá, to caindo fora dessa joça n volto nunca mais.

    ResponderExcluir
  4. Os petistas parecem achar que são melhores do que todo o resto da país.
    Ou seja, nós-que-não-somos-eles somos iguais ou piores que os péssimos administradores que eles s]ao, piores que corruptos e corruptores, piores que criminosos condenados pela Justiça.
    O Brasil em que os petistas creem é um lugar abjeto, de pessoas nojentas, detestáveis, egoístas. De vermes que, no máximo, devem almejar se tornar tão bons quanto eles.
    Que triste.
    Só educação pra abrir os olhos do povo, contra tanta propaganda, contra tanta esmola, contra tanta maldade de um governo opressor.
    Parabéns, Tony.
    Posso não concordar com vc em como consertar os problemas do país, mas creio, como vc parece crer, que somos melhores e podemos mais do que pregam os petistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "So educacao pra abrir os olhos do povo"... e no seu caso um novo cerebro!!!
      mano, vai ser chato assim na PQOP !!!!

      Excluir
    2. Tempo para consertar os problemas do país, é oque não faltou nesses 500 anos.

      Excluir
  5. Tony, tudo o que vc disse faz enorme sentido. Acho que o PT acabou, a Dilma não tem liderança e o Lula não resolve a crise.

    Qualquer país precisa de coxinhas. Muitos tocam o crescimento pra frente criando o novo. MAS o "nós e eles" existe sim. Nós não sabemos viver em democracia plena com ampla distribuição de renda pq é insuportável viver neste país como classe média baixa. A estrutura é muito ruim. Fazemos questão de nos distinguirmos com símbolos de poder aquisitivo, fala arrogante e pseudointelectualismo.

    O "nós e eles" só não existe quando "eles" sentem a pressão de perda de privilégios e precisam do "nós" pra trocar um presidente, ganhar uma eleição pra garantir cargos ou fazer passeata. No resto do ano é cada um no seu próprio país.

    A competição está apavorando a elite como nunca. A viagem pra Europa não é suficiente pra os distinguir como antes. O fast-fashion faz a madame parecer uma idiota se perguntando pq ela pagou tão caro por uma roupa. Falar inglês qualquer profissional médio precisa. Canal de tv fechado, internet, universidade, blog, criação de entretenimento e conteúdo, formadores de opnião....tudo a classe média pode fazer hoje.

    Não acho que nínguém tenha que começar a andar de ônibus amanhã. Mas tb não acho que seja possível termos no Brasil uma classe média alta com privilégios do nível de europeus e americanos. A galera tem que baixar a bola um pouco pq "eles" não estão vendo que será muito dificil segurar a onda de uma "mega crise". Ninguém quer ver o filho estilo "millenium, herói geração Y" por 5 anos desempregado como na Espanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente, Tony!

      Faltou citar o vitimismo/coitadismo. Estão sempre com o discurso do oprimido na ponta da língua como método de atração das massas. Chegam a se comparar com os judeus durante o nazismo como último recurso para salvar a ideologia nefasta deles. Enfim, não dá para confiar.

      Excluir
  6. A gente vive a crise pós moderna. Nos demos conta que está tudo errado, as coisas não deram certo e que arrumar a casa é difícil. Sobra este misto de estado falido com elites moralmente atingidas sem muito poderem argumentar pois são elas também a causa da crise. O resultado é esse desânimo que tá todo mundo sentindo.

    ResponderExcluir
  7. O PT é um lixo. Mas é verdade que os setores privilegiados da sociedade utilizam os erros do PT pra se eximirem de culpas e responsabilidades.
    Ambos são péssimos na forma que tratam este país usando-o como se fosse playground deles.
    Olhe como agem uma série de jornalistas, principalmente os da Veja. Os da Folha agem da mesma forma mas um pouco mais "low profile" style. Eles jogam uma nação inteira no buraco para manterem o emprego e sucesso profissional deles.

    ResponderExcluir
  8. Esse Bruno é um tesão #prontofalei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente que ama um daddy que sabe de tudo...

      Excluir
  9. Eita textinho fuleiro e bem jacal !!! a moda anos 80 e cacetada..., so faltou o "ta tudo joia"

    Muito cuidado com o que vcs desejam...........



    ResponderExcluir
  10. Texto fuleiro?????
    Esses caras estão cegos!
    Lavagem "celebral"
    kkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Muito bom. Não vai adiantar nada - as pessoas que precisariam entender o que você escreveu não vão nem tentar - mas parabéns mesmo assim.

    ResponderExcluir
  12. isso Tony, vamos destrinchar o PT e sempre blindar o PSDB. mesmo sem ter AGUA para beber vocês admitem a porcaria suja que é a direita. que babaquice.

    ResponderExcluir
  13. Excelente texto Tony, por isso leio seu blog há tanto tempo ;)

    ResponderExcluir
  14. "temos que construir pontes, mas isso não está no DNA dos militantes do Partido..." Leia os comentários de seus ~correligionários~ filosóficos e veja se são só os militantes do PT que não o sabem. Petistas e Psdbistas são exatamente o mesmo tipo de ignorante, só veem lobos maus do outro lado, e de seu lado só mocinhos.

    ResponderExcluir
  15. O mio babbino caro
    Será que é isso?
    Até nisso o jogo é bem maior, nem cabe ser discutido nas redes. A onda vai e a onda vem e a boia do Collor bate na do Caiado. O Paulo Francis e o FHC nunca tiveram apartamento em São Bernardo. O Aloysio Nunes me faz lembrar que nunca vi coro de lobisomem e o cansaço e o suor me enchem de vergonha. Copacabana e Restinga. É assim que eu quero ver.
    Chega!

    ResponderExcluir
  16. Ok.. mas só pra refazer ponte.. pq vc por exemplo, nunca, nunca se azeda com as maracutaia tucana? Descobre se fazenda no centro de osasco do fhc, aecio com suas zilhoes de coisas, né? tudo sempre deixado pra lá.. blindagem generalizada.. mas muitos com a sua postura de ok, vamos conversar.. simplesmente nao tocam nesse quesito aí! Some se testemunha de anastasia.. eh hlipoptero.. eh aeroporto.. eh bilhoes aqui e ali... a impressao que fica eh que eh sempre o odio de classe.. nao tem como fugir mto disso nao... ok que mtos querem todos viajando e fazdo compras, mas disposto a que pra isso? Eleger tucano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessé! Tudo bom? Quanto tempo! Vamos lá: azedo sim, azedo com maracutaia de todo mundo. É que a maracutaia da vez é a da Lava Jato.

      E acho engraçado você dizer "eleger tucano"como se fosse a pior coisa do mundo. Pior que votar no PMDB... O PSDB est¡a, ou estava, à esquerda do PMDB. É verdade que foi FHC quem se aliou primeiro ao PFL, fundando nosso presidencialismo de coalizão. Foi a grande cagada dele, pois nunca mais ninguém conseguiu governar o país sem essas alianças espúrias.

      Mas tucano não é inimigo. Você repete o discurso do Lula, que tem a maior mágoa porque perdeu duas vezes pro FHC no primeiro turno. Antes da redemocratização, tucanos e petistas eram até bem próximos. Sonho com a volta dessa parceria.

      Excluir
    2. Petistas sao patéticos.

      Excluir
  17. Nossa, vc tem um saco MUITO grande com estes anônimos. Invejo até. rs

    ResponderExcluir
  18. Odeio indignação seletiva. Foram roubados zilhões em licitações fraudulentas de trens em SP e o Tony nunca escreveu uma linha sequer. E ele falando da fila da padaria. Aquilo ali é um exemplo. O pessoal fala de quem frauda imposto de renda, de fazer compras nos EUA e não pagar imposto e até de gente que tem contas no exterior com milhões e não paga imposto (muitos artistas no HSBC). Isso não é bilhões da Lava Jato, mas é crime também meu amigo.

    ResponderExcluir