quinta-feira, 6 de agosto de 2015

BEIJA-ME MUITO

A novela portuguesa "O Beijo do Escorpião" acabou faz quase um ano, mas só ontem eu fiquei sabendo de sua existência. Fez muito sucesso no além-mar, e no entanto eu tremo em pensar na celeuma que causaria se fosse exibida por aqui. Tudo por causa do casal Paulo (Pedro Carvalho) e Miguel (Duarte Gomes), que se beijou, abraçou, amassou e transou durante meses a fio. As cenas entre os dois seriam consideradas fortes demais até para "Verdades Secretas", mas em Portugal nem causaram tanto escândalo. Também não prejudicaram a carreira dos atores: Pedro Carvalho está no Brasil, gravando a novela "Escrava Mãe" para a Record. Aí em cima tem uma compilação dos beijos entre Pedro e Miguel, mas no YouTube tem muito, muito, MUITO mais. Por que ninguém me avisou antes?

30 comentários:

  1. É verdade, por cá (Portugal) não causou muita celeuma, mas por exemplo, outro casal gay, noutra novela da RTP (canal público de TV) não passou um beijo gay (o que foi muito criticado). Curiosamente um dos rapazes do casal era o Duarte Gomes que também fazia um papel parecido.

    ResponderExcluir
  2. Comparando com as novelas daqui, dá vontade de chorar de raiva.

    ResponderExcluir
  3. O anônimo acima tem razão: os portugueses bateram e assopraram. Depois de "O Beijo do Escorpião", que era exibida às 22h, veio o casal de "Nossos Dias", da rede pública RTP. Também com o Duarte Gomes, que fez par com a estrela Sisley Dias. A novelinha passava nas tardes, pobre em produção, apesar do elenco rico, e ultraconservadora. Nos 4 beijos previstos no roteiro (o resumo dos capitulos chegavam a anunciar os beijos), a RTP cortou todos e em cortes à machadada.
    Nossos Dias terminou em maio e tem seus primeiros episódios no Youtube (migrados para o Vimeo.
    Mas, sem dúvidas, dos casais mais bonito dos soap mundiais.
    Aliás, uma categoria, nesse universo de quebras de tabu.
    Meu top 5, de casais mais bonitos das novelas:
    1) Christian & Oliver - da novela alemã "Verbotene Liebe" (trilha sonora com Sia, em 2008);
    2) Manuel & Lalo - da argentina "Botineras" (com as cenas mais tórridas);
    3) Lenny & Carsten - da alemã ""Gute Zeiten, Schlechte Zeiten" (sem dúvida, a mais bem contada história gay, em uma novela);
    4) Luke & Noah - da americana "As The World Turns" (o primeiro grande casal, ao menos desse jeito novo, em novelas);
    5) David & Xavier - "Os Nossos Dias".

    Esse é o meu top 5 do chamado "storyline soap gay", que cresceu com o advento do Youtube.
    Gente do mundo inteiro ripa as novelas, edita deixando só os trechos que nos interessa e muitas vezes legenda para o português. Há grandes descobertas, com das soaps alemãs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Há grandes descobertas" em soap-operas alemãs ou qualquer outra coisa é uma piada total.

      Novela é coisa de dona de casa. E olhe lá. Pois deveriam se interessar por assuntos mais edificantes que dramalhão bobão.

      Que existe gente que se dedicam exclusivamente a isso é ASSUSTADOR!!!

      VAMOS PENSAR NA EXISTÊNCIA DE EXTRATERRESTRES E O QUE ISSO TUDO SIGNIFICA SOCIALMENTE PARA NOSSA POPULAÇÃO EXPLORADA E EMBURRECIDA.

      POR FAVOR! SAIAM DESSA CRETINICE DE NOVELAS.

      Excluir
    2. Ok, pseudointelectual. Encare esse universo de cunho social e não artístico.

      Excluir
    3. Não pode Mono. A ordem mundial exige pessoas hipnotizadas em assuntos estupidos para no dia seguinte levantar , sair e continuar trabalhando dando dinheiro para quem pensa...imagina retirar a novela que é a única diversão do trabalhador que enfrenta uma jornada dura todos os dias? O mundo para.
      Muita empregada doméstica precisa sonhar que vai encontrar um caio castro na vida, muitos gays precisam acreditar que são very important people. E assim a vida se inventa e o ontem é perpetuado amanhã and so on.

      Excluir
    4. Jane Austen também contava histórias de mulherzinhas, ou até de viadinhos, quem sabe!?. Dona das primeiras novelas que se tem notícia: claro que todos pensavam nesse mesmo arcabouço inofensivo, mas a autora inglesa estava corroendo, aos poucos, os alicerces da luta de classes de sua época.
      Talvez uma singela novela portuguesa possa fazer a diferença, em lugares e lares, onde a educação não foi profunda. Onde donas de casa não conheçam Jane Austen.
      E, sim, vejo bom cinema em algumas cenas das novelas alemãs citadas. Há momentos em que se cuida da cena com mais esmero. Acontece isso lá e, também no Brasil.

      Excluir
    5. Novela não produz nada mais que alienação ou não seriam produzidas!

      Ou é ingênua. Ou é paga.

      Excluir
    6. "imagina retirar a novela que é a única diversão do trabalhador que enfrenta uma jornada dura todos os dias?"

      Novelas, no 1º Mundo é direcionado a donas de casas durante O DIA.

      Durante a noite tem telejornai e as mais variadas séries.

      Novela não existe em "prime-time".

      Excluir
    7. Não seja besta Monotemática. O instrumento de alienação é diferente em cada país pq a classe trabalhadora tb o é. A verdade é que a tv como um todo é um grande instrumento de alienação, independente do país, da programação e do seu horário.

      Excluir
    8. Tony, o que seria do seu blog sem a louca da Mono falando coisas engraçadas no comentários pra gente rir.
      Certeza que é só um personagem que algum amigo seu ator de humor criou, ninguém pode acreditar de maneira tão fanática em tanta baboseira!

      Excluir
    9. Lógico que TV é alienação. PROGRAMAÇÃO! O nome já diz tudo. É para PROGRAMAR sua cabeça. TELEVISION = visão à distância. Te dá a visão!

      Só que novela "takes the cake" como dizem em inglês e eu não sei traduzir.

      Lá nos EUA eles criam aqueles atentados tipo Boston Bombing onde é tudo TEATRO e passam nos inúmeros TELEJORNAIS.

      A noite o que passa são TELEJORNAIS.

      Quem assiste novela é mulher dona de casa DESEMPREGADA.

      Lá o mais perto que voce chega dessas novelas, ooops sorry, "novo projeto artístico" que as "estrelas" da Globo participam, são séries.

      Tipo a Baywatch!

      Dizer que novela não é instrumento de alienação num país que tem novela ás 5, 6, 7, 9 e 11 da noite é de uma desonestidade enoooorme!

      E mostra que o público é um público fofoqueiro, alienado, que gosta de maldades, intrigas, inveja e tudo de ruim que uma novela tem. Uma não né 5. (Não incluí aí a do "Vale a Pena Ver de NOVO")

      Quanto a Anonima das 54min da madruga, não tem nada de engraçado no que falei agora. Nem fui fanático. Fui ENFÁTICO. Porque é verdade e esse país é uma merda porque tem tanta NOVELA.

      Antigamente os analfabetos, MANTIDOS ASSIM PELOS MAÇONS ESCROTOS, atacavam os atores da Globo achando que eles eram os personagens! E a Globo nunca fez nada para mudar isso!! Só se aproveitou!

      Quanto a eu ser um personagem ou não, é lógico que sou, meu nome não é Monotemática nem The5DRaver, ou inúmeros outros apelidos que tive e tenho na internet.

      Mas sou real, e tenho um canal no YouTube onde demonstro meus poderes de Atmokinesis (ou Aerokinesis)!

      Ouça voce, também, a minha linda voz:

      https://www.youtube.com/channel/UCBNRZjJTi5NVakYZ78zSfzg

      E leia meu blog: the5draver.wordpress.com

      Excluir
  4. Termos emissoras com ótima estrutura não quer dizer termos uma uma boa TV. O que a Globo consegue montar no Projac é incrível. Assim como é incrível toda a sua organização interna, o seu relacionamento institucional e com o governo, e os seus profissionais na área de produção, roteirização, criação, etc.... (não incluindo os atores que são muito ruins). Mesmo assim, o produto final acaba sendo muito ruim. Desde o jornalismo, passando pelo entretenimento e novelas. A Globo passou anos oferecendo um produto caro mas muito superficial ao público. Não o adaptou a gostar de bom conteúdo. Agora ela sofre com um público que está aprendendo a pensar por conta da internet e por conta do desenvolvimento econômico mas que ainda não se desabituou da temática fácil da novela, do jornal "divertido", do Faustão e do politicamente correto.

    ResponderExcluir
  5. Casal lindooooo, música portuguesa bonitinha(tirando Madredeus, não consigo ouvir nada deles), e PQP, que beijos são esses? Nem em looking vi tantos! E a primeira cena? Acordando sem lembrar que deu a bundinha na noite anterior, muito amor envolvido! kkkkkkkkkkkkkkk
    Não dá para o SBT comprar os direitos e passar por aqui? Não vai precisar nem dublar, a graça ficará por conta do sotaque lusitano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daqui a cem anos talvez... SBT? Aquele que anuncia Chiquititas como "novela da familia brasileira"? Serio isso querida?

      Excluir

  6. são bonitinhos, mas, como atores, deixaram muito a desejar

    ResponderExcluir
  7. Essa não é do meu tempo. Mas um tema que as novelas portuguesas adoram é estupro. Toda semana tem na capa das revistas especializadas a chamada: fulana violada. Eu mesmo vi uma dessas cenas as 21h, o cara de cuecas em cima da menina, descendo uns tabefes. A cena era bem tosca, mas tudo naquela luz chapadona das novelas do SBT...ops, portuguesas.

    ResponderExcluir
  8. É só um festival de beijos, nada mais forte que Verdades Secretas. Não tem cenas de cama, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem (sem sexo explícito, é claro). Procura no YouTube.

      Excluir
  9. E a familia brasileira como.fica? Contem ironia antes que algum analfabeto funcional me ataque.

    ResponderExcluir
  10. Essa novela tinha no horàrio um rating de 13%, significa o que esse rating? Que só 13% das tvs estavam ligadas? Se for, equivaleria a um programa assim fazer sucesso no Brasil passando em canal fechado, sem que a grande massa veja e se choque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 13% de rating é uma boa audiência em qualquer lugar do mundo. Só aqui no Brasil, por causa do comínio brutal da Globo, é que achamos que "Babilônia" dar 25 é um fiasco (porque deveria dar 40 ou mais).

      A porcentagem de TVs ligadas é chamada de share. O rating médio de "O Beijo do Escorpião" foi 13 e o share foi 27. É coisa paca.

      E p.s.c.: uma enoooorme audiência de canal fechado raramente passa de meio ponto. Isso mesmo, 0,5. A maioria dos canais pagos dá muito menos do que isto.

      Excluir
    2. 13% das tvs estavam ligadas no horário, e entre as ligadas 27% estavam nessa novela.

      Excluir
    3. Não. 13% de TODOS os televisores, ligados ou não, estavam ligados na novela. E 27% dos televisores LIGADOS estavam na novela.

      Excluir
  11. Tony, me explique uma coisa. Se a novela dá 25 e os canais pagos dão 0,5 , onde estão as pessoas? As tvs estão desligadas? Se for, temos ai uma boa noticia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O total de TVs ligadas raramente ultrapassa 60%. Só grandes eventos, como a Copa do Mundo, costumam dar mais.

      Mas uma TV ligada não significa que todas as pessoas da casa a estejam assistindo, lembre-se disso.

      Excluir
  12. Na minha casa a minha mãe assiste a novela, eu fico na internet e meu sobrinho joga video game.

    ResponderExcluir
  13. Tony comente sobre o video do Kevin Bacon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, que decepção! Esperávamos mais...

      Mas quem quiser ver a piroquinha do Kevin Bacon pode procurar no filme "Wild Things" de 1998. Ele faz nu frontal numa cena de banho de chuveiro.

      Excluir