quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O PL DA DESGRAÇA

E de repente, em cima da hora, somos avisados que a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro está votando HOJE um projeto de lei que pode criminalizar a liberdade de expressão no Brasil. Elaborado por um deputado evangélico (claro), o chamado "PL da Desgraça" estabelece que qualquer encenação ou charge que ridicularize ou erotize qualquer religião não só pagará 270 mil reais de multa como poderá ser imediatamente interrompida pela PM. O texto foi inspirado pela performance da trans Viviany Delebony na parada gay de São Paulo, que de sátira não tinha nada: era uma denúncia séria contra a violência sofrida pelos LGBT. O autor dessa patacoada, Fábio Silva (PMDB) citou até o massacre no "Charlie Hebdo" para se justificar: "o insulto à crença de um povo motivou esse absurdo, que foi a morte de 12 pessoas". Hã,  mas então foram os cartunistas os culpados pela própria morte? Não foram os terroristas? Ainda não sei do resultado da votação na ALERJ, mas não duvido que tamanho descalabro passe com louvor. Aí temos que rezar para o governador Pezão vetar, e talvez se indispor com boa parte de seu eleitorado. Ah, Brasil, como tá difícil viver aqui.

(Leia aqui a opinião do Gregorio Duvivier, e assine a petição ASAP)

13 comentários:

  1. Tonyssimo, cuidado com essa imagem que ilustra o post. O Cristo Redentor é propriedade da sacrossanta e absoluta arquidiocese carioca. Se ela vê essa heresia de usar a imagem sem autorização e ainda ultrajando-a com um dislike bilateral pode te pedir toda sua fortuna como indenização. E se a lei carioca já estiver em vigor, sendo voce também carioca, ainda pode perder mais R$270.000,00. Apaga que ainda dá tempo! Depois que estiver na miséria não vai dizer que não te avisei.

    ResponderExcluir
  2. Só duas pequenas correções: o projeto não cria crime, "só" infração administrativa. E também não é pro Brasil todo, só pro Evangelistão, digo, Rio de Janeiro.

    Mas Hosana nas altura, NÃO PASSARÁ!!!
    Como ficam as produções feitas em outros estados disponíveis na internet? Como fica uma série (eg. Seinfeld, The Nanny) que zoa com estereótipos judeus? Como fica o quadro da Galinha Preta Pintadinha? Aliás, reparou que os umbandistas (myself included) não se ofenderam com o quadro? Com raras exceções, evangélicos vivem numa eterna guerra. Se isso for aprovado, espero que: a) o Pezão não sancione; b) TJ e/ou STF derrubem já de cara com liminar. Acho que a Globo (uma das maiores afetadas com esse PL) tem lobby pra isso.

    Mas da ALERJ, espere qualquer coisa. Ali é um reduto do evangelistão.

    ResponderExcluir
  3. Ditadura evangélica se levantando com força.

    ResponderExcluir
  4. E parece que a votação foi suspensa. Ufa.
    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/08/projeto-que-propoe-multa-quem-ridicularizar-religiao-e-suspenso-no-rj.html

    ResponderExcluir
  5. Jesus amado! Na minha Galiléia existia mais "liberdade de expressão" do que hoje em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeira vez que consigo concordar com Rene Rola. Será que estou com problemas?

      Excluir
    2. Tu subestimas minha inteligência, lulopetista.

      Ops, quem fala assim é o The Fool.

      Excluir
  6. Sinto cheiro de AI-5 no ar, vocês não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Até porque a população tem pânico de PM, militar hj não tem força alguma, metaforicamente falando.

      Excluir
    2. Metaforicamente falando, vc não sabe usar a palavra metaforicamente numa frase.

      Excluir
    3. Que legal o prof. Pasquale visitando blog e sempre dando dicas de um bom português.

      Excluir
  7. Engraçado, que por exemplo, um João Campos da vida pode ofender livremente da presidente, não é punido, mesmo sendo um parlamentar, e esse abutre homofóbico ladrão evangélico fazia seu job na manifestação passada, pra chamar atenção, igual a todo psdebista ou pmdebista, mas ninguém fala nada

    ResponderExcluir
  8. Rússia e EI é aqui!
    a civilização judaico-cristã agradece

    ResponderExcluir