terça-feira, 25 de agosto de 2015

A CONSAGRAÇÃO ABSOLUTA


O jainismo é uma das muitas religiões da Índia, e bem pouco conhecida no Ocidente. Seus fiéis não passam de seis milhões de pessoas, uma gota no oceano bilionário da população daquele país. Tampouco ajuda o fato dos jainistas não fazerem proselitismo, nem que suas regras rígidas atraiam muita gente. Além de serem obrigatoriamente vegetarianos, os seguidores dessa fé antiga não podem matar nada, nem mesmo um inseto. Hoje o "New York Times" publicou uma matéria interessantíssima sobre uma prática controversa do jainismo: o santhara (ou sallekhana, ou samadi-marana, ou sanyasana-marana, ufa), o jejum ritual que leva à morte. Quando uma pessoa sente que já cumpriu sua missão na Terra, ou está desenganada, pede permissão ao guru para parar de comer e beber. Tem família que chega a publicar anúncio em jornal comunicando o fato, e a casa se transforma num centro de peregrinação. Todo mundo quer ver de perto o futuro santo - acredita-se que o santhara liberte a alma do ciclo de reencarnações. Dizem até que seus praticantes morrem sorrindo, emitindo um brilho misterioso. Depois o cadáver é colocado em pose de oração e desfilado pelas ruas, para dar o exemplo. Mas este rito milenar está sendo contestado na Índia, cujas leis de inspiração britânica (e do século 19) proíbem o suicídio. Estão querendo criminalizar o santhara (a família seria responsável) e já teve até passeata de jainista clamando por liberdade religiosa. A reportagem me deixou encafifado, e me questionando o quanto eu ando distante de qualquer tipo de espiritualidade. O jainismo nem tem um deus como o entendemos: suas divindades estão mais para os nossos anjos, e ninguém criou o universo nem o tempo, que são eternos e cíclicos. Claro que não estou pensando em me converter, mas fiquei curioso. E com uma certa inveja desse desprendimento todo, muito longe da minha vida ávida por confortos. Sem falar que desfilar morto nos braços do povo é um luxo.

41 comentários:

  1. É como a nossa guru, Susana Vieira disse " Nada melhor que ser amada e adorada pelo povão. "

    ResponderExcluir
  2. "Seus fiéis não passam de seis milhões de pessoas, uma gota no oceano bilionário da população daquele país."

    Porque será?

    "Além de serem obrigatoriamente vegetarianos, os seguidores dessa fé antiga não podem matar nada, nem mesmo um inseto."

    Religião sem uns dramas, sem umas mortes e sem uns chamados à guerra não cresce mesmo. Acho que vou ter que reencarnar lá para ensinar esse povo bobo.

    ResponderExcluir
  3. O mio babbino caro
    Luxo mesmo é esse post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tony você viu o escândalo que foi a aprovação do Plano Municipal de Educação em São Paulo.
      http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/08/camara-aprova-plano-municipal-de-educacao-de-sp-sem-palavra-genero.html

      Excluir
    2. Que coisa, não? Vamos ver se o Haddad veta. Mas aí vai ter que começar tudo de novo...

      Excluir
  4. Faltou informar que esse “ritual” só é permitido quando a pessoa já tem idade avançada, ou está sofrendo de alguma doença incurável, ou com prognóstico de grande deficiência vital. Convenhamos que, assim, não deixa de ser algo até racional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu digo no texto que a pessoa tem que sentir que cumpriu sua missão na Terra ou que está desenganada, e que tem que pedir permissão para o guru.

      Mas não tenho a pretensão de esgotar o assunto: recomendo a leitura da reportagem do "NYT", e uma pesquizinha na internet.

      Excluir
    2. Pra quem quiser se aprofundar:
      https://archive.org/details/SallekhanaIsNotSuicide

      Excluir
  5. No Brasil, Induzir (dar a idéia) ou instigar (dar uma moral) alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio (emprestar a corda) também é crime. E é julgado no júri!
    Só que nunca vi um caso.

    ResponderExcluir
  6. Índia...q lugar, será q os britânicos sentem falta?

    ResponderExcluir
  7. http://www.theguardian.com/stage/2015/aug/25/hamlet-barbican-review-benedict-cumberbatch-imprisoned-prince?CMP=fb_gu beee!!!!! Olha o the guardian falano q Hamlet do Benedito é um lixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li essa crítica. O "Guardian" furou o acordo de não publicar nada antes da estreia oficial. O crítico assistiu a uma pré-estreia e caiu de pau numa ousadia do diretor: iniciar o espetáculo com o solilóquio do "To be or not to be". Não se sabe se foi por causa disto, mas a peça foi alterada para a estreia oficial. De qualquer modo, as críticas que saíram depois dizem coisas como "Benedict é um ator cinco estrelas numa montagem três estrelas". E de qualquer modo, vou continuar tentando comprar.

      Excluir
    2. Ele é lindo né? Boa sorte!

      Excluir
    3. Obrigado! Já tive: consegui comprar um ingresso pelo câmbio oficial, para o dia que eu queria, no site do Barbican.

      I'm a cumberbitch!!

      Excluir
    4. eeeee!!!! eu acho a muleh dele meia boca, vc n acha não? Vem ni mim Benedict!

      Excluir
  8. Muitos gays tem virado santo com essa pratica. Bebem apenas agua. O cortejo com o corpo sai de dentro da boate.

    ResponderExcluir
  9. Sou a favor do aborto, da eutanasia, da regulamentação da prostituição como profissão, da barriga de aluguel, e até da venda de órgãos, partindo do argumento de que com meu corpo faço o que bem entenda. Pensando assim: deixa esses pobres se suicidarem em paz, Mon Dieu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, mas, te dou um dado? Os jainistas não costumam ser pobres. São uma das comunidades mais prósperas da Índia e dominam o comércio de diamantes. Têm um padrão de vida bem acima da média do país.

      Excluir
    2. Vc já foi? É um lugar mto louco né!

      Excluir
    3. Estive na Índia quando eu tinha apenas 17 anos de idade, em 1978. Passei só dois dias, entre Nova Delhi e Agra. Preciso voltar ASAP.

      Excluir
  10. Quando é que as pessoas irão perceber que religião é só atraso? Atrasou nosso desenvolvimento por séculos (hellooooo Igreja Católica), tenta e consegue atrasar nos dias de hoje (hellooooooo Igreja Católica, neopentecostais e muçulmanos). Pergunto a você: até quando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte mais pragmatica de mim concorda, mas como diria a minha mae: o povo precisa ter fe, ou em outras palavras, precisa acreditar em algo impassivel de verificacao empirica pq o mundo que vivemos é duro mesmo... De que outra maneira eles poderiam pensar em um futuro ideal destituido de agruras deste mundo? A fe representa um alento, uma vantagem talvez... So na Africa, por exemplo, surgiram mais de 6 mil novas religioes desde os anos 60. O povo la sofre pra caralho por tanta coisa. Natural que eles procurem a reigiao com esse objetivo "preencher e dar sentido as suas vidas enquanto nao sao plenamente felizes em outro lugar", eu tb gostaria de viver iludido assim, inclsuive ter a promessa de um dia viver feliz de verdade em um lugar lindo, mas ja fui "corrompido" pelo pouco que estudei e a metafisica nao representa nada pra mim. Mas juro que queria ser o tipo que vai a missa todo domingo e que le a biblia, acho que eu seria mais feliz. Todos nos seriamos, tenho ctz.

      Excluir
    2. Desde quando alguém pode ser plenamente feliz acreditando em uma crença que se baseia em mentiras? Prefiro viver minha verdade, simples assim.

      Excluir
    3. As pessoas precisam acreditar que sua vida tem importância, um propósito. Alguém em algum lugar está protegendo ela de todo o mal, e que todas as provações terrenas garantiram uma eternidade feliz e plena (ou um monte de virgem no paraíso islâmico ahhaha). E não tenho dúvida que esse conforto que a religião oferece trás mais felicidade, mas não tem jeito, também prefiro a verdade.

      E claro tem gente usa a religião pra outros propósitos, como dinheiro e poder, ou alguém ficou surpreso que a assembleia de deus lava dinheiro como foi descoberto na operação lava jato.

      Excluir
    4. O segundo anônimo disse que gostaria de ter fé. Eu, por algumas vezes desejei não ter fé, porque não é fácil lidar com mistérios complexos de compreender e administrar, a princípio parece bem mais fácil negá-los. Só que diante de diversas situações que presenciei ao longo da vida, percebi que para mim seria impossível não ter fé. Seria preciso negar muita coisa que vi, senti e percebi. Hoje sou feliz por acreditar em Deus e ter uma vida espiritual, porque realmente é muito triste acreditar que não temos alma, que não existe um plano espiritual e que a vida é pura e simplesmente matéria que se deteriora com o passar dos anos, envelhece e morre. É preciso negar muitas nuances com as quais nos deparemos com frequência, para de fato acreditar nessa teoria.

      Excluir
    5. Ok, anonimo das 15:21 mesmo que eu fosse uma pessoa sensivel em relacao a esses temas que envolvem espiritualidade acredito que nao ia conseguir acreditar nesse deus ai q vc escreveu com letra maiuscula. Principalmente se ele tiver alguma coisa a ver com Cristo e com a biblia. PQ se eu fosse uma pesdoa espiritualizada gostaria de estar em contato com religioes que pregam o amor, como o budismo, por exemplo. Tb queria ser menos materialista. Mas no fim das contas eu fico com uma preguiça enorme de acreditar nessas historias ainda menos criveis q o roteiro de verdades secretas e ai desisto mesmo, ate pra nao evitar uma desilusao a ponto de enlouqecer, como deve acontecer muitas vezes e com mta gente ne.

      Excluir
    6. Jesus Cristo pregava justamente o amor e o desapego material. "Amar ao próximo como a ti mesmo", "não acumule tesouro na terra, onde a traça e a ferrugem o destroem". O problema são as pessoas que usam o nome de Jesus para pregar outra religião que nada tem a ver com seus ensinamentos.

      Excluir
    7. Para as mais exigentes, sugiro a leitura de 'Dialética da Secularização', um debate ente Jürgen Habermas e Joseph Ratzinger (o Papa.Bento XVI) de meados da década passada. Depois de receber uma verdadeira aula sobre filosofia e precisão lógica, o ex-assistente de Theodor Adorno e cria da Escola de Frankfurt reviu boa parte do seu discurso público sobre fé e religião. Imperdível!

      * * *

      Ou seja, não dá mais para tratar questões religiosas como queriam os fascistoides marxistas do século XX e, ao mesmo tempo, pretender-se sério. Entendem?

      As esquerdistas de plantão deveriam aproveitar para ler a última Encíclica do Papa Francisco. Apesar de não ter nem de longe a estatura intelectual de Ratzinger, o argentino se esforça e faz uma bela leitura da questão ambiental em nosso tempo. Fora que o texto é bem mais levinho.

      Quem sabe assim quando resolverem atirar pedras, façam com mais ligeireza.

      ;-)

      Excluir
  11. O Brasil é uma India que pensa ser os EUA.

    ResponderExcluir
  12. Esse tipo de prática religiosa pelo visto é de total escolha de quem adere, e não afeta outras pessoas, o estado não deveria se manifestar.

    Falando em Inglaterra, é impressionante como ultimamente ela vem aprovando as leis mais absurdas. Bloqueio de pornografia, proibindo backup de músicas e criptografia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os opositores do santhara dizem que as famílias induzem seus membros velhos e doentes a praticá-lo, para não terem que arcar com os custos dos cuidados, hospitais, etc. Mas é preciso do aval de um guru para se entrar em jejum, e os jainistas estão putos com o que consideram perseguição religiosa.

      Excluir
  13. É tão bom sentir a presença de Deus. Isso não tem nada a ver com religião. A fé é consequência dessa sensibilidade. Quem já sentiu a presença de Deus, naturalmente tem fé. Infelizmente existe essa oposição entre religiosos e gays, com objetivo de nos colocar numa posição de que é preciso deixar de ser o que somos para crer em Deus ou deixar de crer em Deus para sermos nós mesmos. Isso é uma grande mentira. Graças a Deus estão surgindo igrejas inclusivas como a Cidade de Refúgio, com sede no centro de São Paulo, capacidade para 1.200 pessoas e cada vez mais lotada. Quem tiver oportunidade de conhecer, com certeza não vai se arrepender. A Igreja é linda, as pessoas amorosas, os pastores inspirados e carismáticos.

    ResponderExcluir
  14. Muito legal sua coluna sobre a Thammy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! E ainda tem gente que acha que eu sou transfóbico...

      Excluir
    2. Respeito a Thammy, se esse país não fosse tão conservador ela já teria um programa de tv, reality show, teria ganho milhões.

      Excluir
  15. Até travesti é chamada de transfóbica pela patrulha, Tony. Basta não repetir 'ipsis litteris' os ditames da cartilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta não ser um tiozão dono da verdade que nem vc.

      Excluir
  16. vi isso na Tailândia tbm. alguns templos, inclusive, mantém a múmia do 'mestre' no altar junto com outras imagens. kinda bizarre.

    ResponderExcluir
  17. tonyah, admiro mais a senhora a cada dia, reunir digitalmente o viadeiro do caralho oops a vieira de carvalho aqui no blog é um feito único! - é cada viado ideologicamente assegurado, confiante, gritando impropérios, de-batendo uma com a cara da outra. isto não é um post, isto é uma festa basfond - parabéns por carnavalizar a internet dita "viada" que andava um tanto insossa - quando tô desanimada, venho aqui e leio os posts, e me mijo de rir com as gay se engalfinhando, se encharfurdando nas própria retórica, se enlameando nas próprias fezes. melhor que babilônia, melhor que xuxa na record, melhor que rafael nadal pelado. parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou a 'fina'.

      Fia, esse seu papinho superior morreu lá na década de 1990, lembra? Naquele tempo em que senhora lia a Folha de SP ou acessava o UOL para saber 'das loucurinhas e dos bafos da noite'. Então, esse passado longínquo em que era possível manter-se à distância não nos pertence mais. Nem sei se gosto, mas são os novos tempos. Novos Tempos!

      Agora é assim: todo mundo na ágora digital, dizendo tudo, errando e acertando sem medo de ser feliz. Pessoas dos grotões mais distantes ombro a ombro com as mais cosmopolitas. A prova disso é ver como a sua contribuição está toda melecada, cheirando a chuca mal feita, sabe? Isso tanto quanto a de qualquer outra aqui, my dear.

      Mas liga, não, boba! Acontece. ;-)

      Excluir