sábado, 18 de julho de 2015

PAÍS MIMIZENTO

O que aconteceu com o Brasil? Éramos o país da tolerância, ou pelo menos dizíamos que éramos. Agora somos um amontoado de mal-entendidos e de gente reclamona. A internet deu voz a uma legião de anafabetos funcionais, que não sabem interpretar os textos que leem. E os séculos de escravidão, somados à desigualdade abissal que ainda está em vigor, geraram a cultura atual onde só existem direitos, nenhum dever, e onde todo mundo se ofende por qualquer coisa. Aí não partimos para o debate: nosso DNA autoritário quer mais é calar a boca de quem supostamente nos ofendeu, não sem antes arrancar um humilhante pedido de desculpas. O caso mais grave dos últimos tempos é o imbroglio Zeca Camargo/Cristiano Araújo, que acaba de render um processo absurdo contra o apresentador (e que é o tema da minha coluna de hoje no F5). Outro exemplo recente é o vídeo "Travesti" do Porta dos Fundos. Assisti com lupa e não consigo entender o que incomodou algumas pessoas. O roteiro tira sarro do machismo, não dos transexuais - aliás, o humor do Porta é conhecido por estar sempre do lado dos oprimidos. Mas a gritaria foi grande o suficiente para Gregório Duvivier, uma das figuras mais lúcidas desse tempo de trevas, pedir perdão. Acho que não carecia, mas ele sabe o que faz. Talvez seja mesmo a atitude correta para minimizar os danos nesse mimimi infinito que se tornou o Brasil contemporâneo.

75 comentários:

  1. Mas esse mimimi não é um problema apenas do Brasil, é do mundo atual, potencializado pela internet. Veja o que aconteceu com a foto da Madonna sendo massageada pelos filhos que são negros. As pessoas estão procurando ofensas nos mínimos detalhes. Está um saco!!!!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito o que você falou sobre o analfabetismo funcional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o Nelson. O problema é analfabetismo funcional mesmo.

      Excluir
  3. Você defende muito o Zeca, eu acho ele um chato e não concordo com uma certa postura dele (se é que você me entende), por isso até ajudo a crucificar ele nos comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zeca é um dos meus melhores amigos, há mais de 30 anos. Eu defendo os meus amigos, você não?

      E eu nem precisaria conhecê-lo para lhe dar total razão neste caso.

      Excluir
    2. To CHOCADO!!! Ele devia processar a família de volta!

      Excluir
  4. Genial o vídeo do porta dos fundos, impressionante que as pessoas não entenderam que a crítica não é sobre os travestis, não sabem interpretar nada. Imagine o dia que esse povo descobrir Monty Python ou as esquetes do Tv Pirata.

    Esse processo contra o Zeca é um despautério.

    ResponderExcluir
  5. Bem feito!
    Lembra que ele processou a Fabíola Reipert? Aqui se faz aqui se paga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem processou? O Zeca? Não, ele nunca moveu uma palha contra ela, apesar dela ter insuflado aquele boato (totalmente falso, aliás) sobre ele e o Raí.

      Quem processou a Cobríola foi o Raí. Acho que ainda não saiu o resultado.

      Excluir
    2. anonimo vc é um idiota, a fabiola reipert espizinhou a vida do zai e do zeca camargo, ela deveria ser processada sim ...vc gostaria que um jornalista coloca se sua vida intima exposta...

      Excluir
    3. Fabíola nem expôs a vida íntima deles. Ela simplesmente MENTIU, e deixou que o povo deitasse e rolasse nos comentários de seu blog. E sim, está sendo processada pelo Raí.

      Excluir
  6. "Gregório Duvivier, uma das figuras mais lúcidas desse tempo de trevas"? Lembrei da Erika Palomino 'hypando' aquele povo errado na década de 1990...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem lido as crônica do Gregorio na Folha? Uma melhor que a outra. Sinto que você não tenha a capacidde para captar a inteligência dele.

      Excluir
    2. Não resisti e fui ler a última coluna do Gregório ("Não quer ajudar, não atrapalha"). Minha Santa Magdalena, a mais pura propaganda ideológica chapa-branca do início ao fim.
      Mas serviu para entender por que recentemente o Banco do Brasil (uma estatal!) contratou o rapaz, por valores não divulgados, para 'motivar' seus funcionários...

      ps: amo seus textos, Tony! Só provoco porque gostCHo! ;-)

      Excluir
    3. Não dá pra captar a inteligência do Duvivier porque ela inexiste...Ele escreve um monte de bobagens ideológicas com o único intuito de defender o governo atual. Se isso é ser inteligente, pooooooorra...

      Excluir
    4. Gregorio já defendeu o governo do PT em suas crônicas, mas faz tempo que ele não faz isto - portanto, é injusto dizer que este é seu único intuito.

      Eu não concordo politicamente com ele. Mas nem por isto deixo de reconhecer sua inteligência. Sim, sou capaz de acha rinteligente alguém que pensa diferente de mim.

      Excluir
  7. Chamar de analfabeto funcional quem não concorda com o nosso ponto de vista ou critica nossos amigos também é um autoritarismo mimizento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, é dizer as coisas como elas são.

      Excluir
    2. O comentário do Anônimo aí comprova a sua tese, Tony.

      Excluir
  8. Post impecável, só corrigiria os transexuais para AS transexuais (fui mimizento agora, ou não).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas também existem transexuais masculinos - homens que nasceram com corpo de mulher. E como o masculino predomina na língua portuguesa, a forma correta para se referir a todos os transexuais (olha o masculino aí de novo) é usar o artigo masculino.

      Excluir
    2. Concordo com vc!!!

      Excluir
  9. Gosto de vc e gosto dos seus textos, mas não gosto de alguns de seus amigos, como o Zeca por exemplo,
    Por isso não dou a mínima se o povo trucidar ele nas redes sociais ou for processado pela família do falecido, afinal ele falou o que quis agora aguente as consequências!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não simpatizo com ele = por mim pode morrer estripado que até curto. Mto bem, alma sebosa.

      Excluir

    2. "ele falou o que quis agora aguente as consequências!"

      Mentalidade típica dessa terra onde todo mundo é uma gracinha, todo artista é um exemplo no pessoal e no profissional e todo papel é um presente do autor. Como assim alguém abre a boca sem ser pra elogiar, né? Tem que esperar a pessoa sair da sala pra dizer qualquer coisa que possa desagradá-la, como faz todo brasileiro. Shame on you, Zeca!

      Excluir
    3. "não gosto do fulano, então eu quero que fulano se foda". enquanto nós quisermos o mal do nosso próximo, simplesmente porque não vamos com a cara dele, nunca deixaremos de ser um país mimizento.

      Excluir
  10. Legislação bee! Precisamos de uma lei de liberdade de expressão tipo o USA, se n esses putos escravocratas vão continuar atacando a liberdade de expressão. FORÇA ZECA!

    ResponderExcluir
  11. O problema fundamental é a diferença social, a disputa entre classes e a guerra pra conquistar as poucas oportunidades que o país oferece. Os que não conseguem o que almejam ficam frustrados e partem para o obscurantismo. Pensam assim "não tenho mas vou arrebentar com quem tem" ...seja lá o que for: dinheiro, sucesso, fama, cultura, beleza ou inteligência...como esses cidadãos não obteram isso tão cedo, preparem-se pq os ataques virão mais fortes e em maior quantidade. Sinceramente, não me importo com as pessoas ostentando inteligência e cutura, mas é meio ridículo ostentar dinheiro e luxo em um país tão pobre como o nosso. A ostentação tomou "ar cafona".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo :/ quem tem é pior de quem n tem, é a cultura escravocrata. Eu zuei o Zeca com a história do livro de colorir, se eu fosse mãe do cara n ia gostar, mas entre zuar e tomar uma atitude 'cala a boca' dessa...e n é o único caso, lembra Wanessa e Rafinha? "Morre Jô" Marieta Severo, etc...olha precisamos de uma equipe de psicólogos, sociólogos pra estudar/resolver essa situação.

      Excluir
    2. A classe média é muito segmentada. Os que tem alguma coisa estão conseguindo se desenvolver na penúria. Estão mortos de raiva por passarem tanta dificuldade para fazer parte da classe média. Estão endividados com a parcela do carro e da mensalidade da universidade particular. São esses que estão vociferando na internet contra qualquer privilégio que alguém tenha de forma mais fácil. O que essas pessoas não entendem é que em quaquer sociedade desenvolvida existem pessoas qualificadas pra ocupar bons cargos e desenvolver o país e existem os menos qualificados para operacionar. Até na Noruega é assim.

      Excluir
    3. Comparar Brasil com Noruega é praticamente um anacronismo, colega! Tratam-se de realidades tão diversas e específicas que qualquer comparativo só funciona como figura de linguagem.

      Eis outra característica do texto do Duvivier: ele constrói um discurso sobre a realidade, mas baseado quase que exclusivamente em figuras de linguagem. Ou seja, propaganda!

      Excluir
  12. Gregório tá mais do que certo em pedir desculpas. Não tem nada de mimimi. Apesar da ideia do vídeo ser boa, não deixa de mostrar uma objetificação das travestis e transexuais. E além disso usam o termo "traveco", que é pejorativo. Queria ver se fosse um vídeo com gays sendo objetificados e usando o termo "bichona", "viado", se a reclamação continuaria sendo mimimi. Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm, não sei se você percebeu, mas o protagonista do vídeo É um homem preconceituoso, que na vida real falaria "traveco" sim. E é desse machismo que se está tirando sarro, não dos transexuais.

      Achar que isto é preconceito por parte do autor é tão ridículo quando chamar de racista o autor de uma peça que tenha um personagem racista.

      Excluir
    2. Eu ia tentar contra-argumentar mas desisti. Alguém que não consegue entender a graça do vídeo tampouco vai entender explicações adicionais. E olha que não é nenhum humor inacessível - só não é A Praça É Nossa ou o antigo Zorra Total. Imagino a guerra civil que fariam aqui diante de um singelo South Park.

      Excluir
    3. O vídeo tira sarro de homens preconceituosos com travestis sim. Mas faz o inverso da situação, com o personagem não gostando de mulher com vagina. Então o personagem não seria preconceituoso com travestis.

      Excluir
    4. Porta dos Fundos é bom, mas South Park está uns dois degraus acima.

      Excluir
    5. É impressionante. Me sinto falando em aramaico.

      Excluir
    6. Não, Nelson! Realmente não concordamos com você, mas respeitamos seu Deus, ok?

      Excluir
  13. Olha Tony, eu ri da situação do Zeca, achei cômico e agora estou chorando. Força Zeca! Globo tá na hora de defender a liberdade de expressão.

    ResponderExcluir
  14. Olha ia falar disso um dia aqui. Mesmo com opiniões contrárias, parece que os comentaristas nos blogs são mais civilizados do que comentários de facebook. Aqui no seu blog há leitores com pontos de vista muito diferentes, mas mesmo assim parece que há um grau de civilização. Agora veja notícias sobre LGBT em páginas que permitem comentar pelo facebook, o tanto de xingamento. E em notícias sobre PT e PSDB o quanto de xingamento de um lado e do outro. E uma que li no G1, sobre policiais vendo uma modelo no ensaio em Brasília, não tinha nada sobre gays, mas as pessoas insistem em falar tipo li mais ou menos isso: se fosse a parada gay tava elogiando, globo esgoto etc. Em relação ao Porta dos Fundos, eles usam sim termos como viado e bicha, já vi vídeos e apesar de não gostar de escutar esses termos, tem gente que fala, se o vídeo representa um aspecto da realidade, tem q falar msm. Quanto ao Eduardo Cunha fiz barulho, mas escutei so o meu aqui(moro no interior) e ai em SP vc fez? Como foi? Acho que esse protesto não foi muito divulgado, repassei para duas pessoas que não gostam do Eduardo Cunha e elas não sabiam do protesto.
    Nick

    ResponderExcluir
  15. Tony continua falando travesti e transexual no masculino...aff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usei a palavra "travesti" no exto apenas para me referir ao título do vídeo do Porta dos Fundos, sem usar nenhum artigo definido.

      E escrevi "os transexuais" porque estou me referindo a todos os trans, não apenas os femininos. Vide explicação detalhada num comentário acima.

      Excluir
    2. Tony, não tem jeito. Vão cobrar seu erro até quando vc usar a palavra sem artigo. E ainda vão dizer: "ah, não tem artigo, mas aposto que a intenção era mencionar apenas os masculinos e excluir as trans e travestis femininas".

      Excluir
    3. Enquanto você não usar o @, esse povo não vai te dar sossego, Tony! ;-)

      Excluir
  16. Um país onde atores de novela apanham no supermercado pq são "maus" entender o porta dos fundos é pedir muito.

    OFF Topic: O Vídeo Show virou um bosta hein...Apresentadores, matérias, tá na hora de aproveitar aquele horário com qualquer outra coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Um país onde atores de novela apanham no supermercado pq são "maus" entender o porta dos fundos é pedir muito".

      BINGO!

      Excluir
  17. Polícia Ideológica18 de julho de 2015 22:08

    Que post coxinha, Tony

    ResponderExcluir
  18. o vídeo do porta dos fundos é ótimo! foi uma grande sacada e se era pra ter uma reflexão (ou discussão) deveria ser sobre homens que preferem travestis a mulheres.

    mas agora até as trans viraram mimizentas. como alguém vai encenar um homofóbico, um racista, um pedófilo ou qualquer outra coisa sem representar tal personagem?

    e ainda sobre mimimi, acho que o facebook devia mudar o nome para RECLAME AQUI. será que também somos tão chatos assim fora do ambiente virtual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "acho que o facebook devia mudar o nome para RECLAME AQUI"

      GENIAL KKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  19. Não sou amigo de infância do Zeca Camargo, nem concordo com o texto dele. Mas, a família do cantor, cujo nome me fugiu, está só querendo trabalhar o seu luto em cima do global. O processo tem zero porcento de chance de prosperar!
    Também não sou amigo do Gregório, e fico dividido com os textos dele: uns bons, outros ruins...! fora que não entendo como alguém pode ser defender o PT nos dias de hoje. Mas achei o vídeo do porta dos fundos excelente! só ofende os machistas à moda antiga... e olhe lá...
    E os analfabetos funcionais. Esses ofendem-se a si próprios, e usam o outro como desculpa pela própria burrice.
    mas a internet é isso: um instrumento fantástico, que deu voz a muita gente que não sabe o que fala.
    Ainda assim, sou a favor do mimimi !
    e acho ótimo que as pessoas falem todas as bobagens
    que vierem à cabeça! lê quem quer...
    É a democracia.
    Não há nada melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mona, ele não defende o PT mais. Nem na Diuma ele votou no primeiro turno, só no segundo e com um pé atrás.

      Excluir
  20. Adoooro o Gregório, bee, até casaria com ele... É inteligente e tem cara de "necudo". Sobre o tal do mimizento, essa questão da transfobia é bem parecida com a questão do racismo. Só sabe quem sente na própria pele o tamanho do preconceito. Quem é branca, classe média alta, viajada pras Europas e amiga de infância da Zeca, não tem a menor noção do que é isso, né? Tudo bem que humor reforça preconceitos, mas quem sente na pele diariamente sabe que seria até cômico se não fosse trágico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que cada um sabe onde lhe dói o calo. Só que aqui me parece mais um caso de mal-entendido do que uma ofensa verdadeira. Algumas trrans se ofenderam com o personagem falar "traveco". Não perceberam que era ELE o objeto de escárnio do vídeo, não elas.

      Excluir
    2. Nelson is the new João. Vai vendo.

      Excluir
    3. Puta povo chato que pega no pé dos não-anonimos só por conta das opinioes deles. Por isso que nunca criei um nome pra mim aqui.

      Excluir
    4. Então adote o nome que te cabe: cagão.

      Excluir
    5. O Nelson jamais será uma nova versão da minha pessoa, porque sou social democrata num modelo germânico. Ele é de direita mesmo, do tipo brasileiro.

      Excluir
  21. Gregorio de Matos chora sangue e revira na tumba de vergonha de vocês!

    ResponderExcluir
  22. GENTE POR FAVOR...humor é humor...imagina o cara fazendo o video e chamando ela tem TRANS ao inves de TRAVECO e sendo politicamente correto o tempo todo, que graca teria? HUMOR e sempre colocar as coisas dois tons acima, acho que tem coisas na politica e nas injusticas socias muito mais serias para nos sentirmos ofendidos do que em um video de HUMOR !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, então faz aí um esquete chamando negro de macaco e espere a polícia bater à sua porta.

      Excluir
    2. Amigo entenda o conceito de contexto...ali ele retrata um cara que nao aceita seus desejos e o esquete nao esta satirizando os travestis e sim os homens que nao aceitam seus desejos..MIMIMI vide black face de michel telo e massagens nos pes de Madonna pelos filhos.

      Excluir
  23. Gregorio Duviver, francamente... O mundo acabou.

    ResponderExcluir
  24. Infelizmente não dá para moderar os comentários dá internet e nem da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Deus é assim!

      O tão chamado LIVRE-ARBÍTRIO.

      De censurar. Ou permitir - como Deus, o Absoluto, faz!

      Excluir
  25. Lindo Tony! Bastante repercussão. Viva o Zeca!

    ResponderExcluir
  26. Respostas
    1. Que divertido, que original... zzzzzzroinc.

      Excluir
  27. O mio babbino caro
    A favor do mimimi e do politicamente correto.
    Deixe em paz meu coração
    Que ele é um pote até aqui de mágoa
    E qualquer desatenção, faça não
    Pode ser a gota d'água

    ResponderExcluir
  28. Grégorio lúcido KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    O cara é um mix ridículo de esquerda caviar com mauricinho das artes no Baixo Gávea.

    E faz um humor completamente sem graça, coxinha.

    Somente um riquinho reclamando do país desigual. BOOORIIIING

    ResponderExcluir
  29. Mundo cada vez mais parecido com o feudalismo...olha lá. Lixo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então conta pra gente o que é feudalismo...

      Excluir
  30. Esse é o Duvivier, ganhando seu dinheirinho sofrido escrevendo textinho merda motivacional pro Banco do BRasil. Quem paga? VOCE, leitor. KKKK otário!

    http://www.istoe.com.br/reportagens/427619_BANCO+DO+BRASIL+CONTRATA+GREGORIO+DUVIVIER+PARA+MOTIVAR+FUNCIONARIOS

    ResponderExcluir