quarta-feira, 3 de junho de 2015

PODRÃO FIFA

Durante muito tempo, a Copa do Mundo era chamada simplesmente de Copa do Mundo. Foi só de uns anos para cá que a FIFA passou a insistir que seu nome fosse sempre incluído quando seu maior evento fosse mencionado. "Copa do Mundo FIFA" nunca soou bem em português (desde quando o mundo fifa?), mas serviu para tornar a entidade ainda mais conhecida. A este esforço de branding juntou-se o polêmico "padrão FIFA" - na verdade, uma tentativa de associar a cartolagem máxima do futebol ao mais elevado nível de qualidade. Mas, como qualquer marqueteiro sabe, só o marketing não adianta. O produto também conta, e a FIFA não correspondeu à imagem que tentou se atribuir. A coisa já vinha fedendo há tempos. Tanto que, dos 20 patrocinadores da Copa no Brasil, só restaram cinco. E alguém tem dúvida que esses que sobraram fizeram a maior pressão para que Sepp Blatter renunciasse? Ninguém quer se associar a uma marca podre. Este case exemplar merece ser estudado.

Como se esse escândalo ainda não fosse patético o suficiente, quis o destino que o filme "United Passions" estreasse nos Estados Unidos justo nesta semana. Trata-se de um longo infomercial chapa branca patrocinado pela própria FIFA, dramatizando os primórdios do futebol e a ascensão da quadrilha comandanda por João Havelange - aqui interpretado pelo galã Sam Neill, que devia estar precisando faturar algum. Essa auto-paródia involuntária não tem data de estreia no Brasil, ainda bem, e já entra para a história do cinema como um dos projetos mais azarados de todos os tempos. Incapaz até de inspirar vergonha alheia.

7 comentários:

  1. Adoraria ver os americanos entrando no Brasil para investigar a CBF, as empresas de marketing esportivo (como a do Ronaldo Fenômeno) e Rede Globo. Todos esses pagam de heróis para a população sem na verdade ser...

    ResponderExcluir
  2. "Copa do mundo"TM é marca registrada da Fifa!

    ResponderExcluir
  3. Evangelino Anastasia McDowell3 de junho de 2015 20:36

    Cadê o Daniel pra dizer que um dos bisavôs dele, foi um dos responsáveis por popularizar o futebol no Brasil?

    ResponderExcluir
  4. Faltou a mono com os maçons, o Bruno com o tratado sobre todas as coisas(adoro os seus textos), o babbino, o Nelson, Tonyh!!!!A bjs

    ResponderExcluir
  5. Em compensação, sobram Anônimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou botar o meu nome aqui pra que? O que importa é a troca de idéias, e te digo mais, nós que somos assíduos por aqui sabemos direitinho quem está escrevendo, vc está muito carente, anônimo 03:50.

      Excluir
  6. Alguém sabe explicar porque cada time de futebol, com sua bola preta e branco, tem exatos 11 jogadores em campo??

    ResponderExcluir