quarta-feira, 10 de junho de 2015

COLUNA SECRETA

Aqui não tem desperdício. Ontem eu mandei um texto para o F5 comentando a estreia de "Verdades Secretas" na segunda-feira passada. Mas, como muitos outros colunistas do UOL e da própria "Folha" fizeram o mesmo, me pediram para mudar de assunto. Hoje saiu uma coluna minha onde eu até falo da nova novela do Walcyr Carrasco. Mas o texto anterior (do qual eu aproveitei uns trechos para o novo) está aqui, em toda sua glória. Como a bunda do Rodrigo Lombardi.

Escaldada pelo quiproquó ao redor de “Babilônia”, a Globo foi cautelosa na campanha promocional de “Verdades Secretas”. A nova trama de Walcyr Carrasco seria o que os americanos chamam de “cautionary tale”: uma história que serve de alerta. Uma espécie de “Chapeuzinho Vermelho” para adultos.

O próprio autor saiu a campo para esvaziar qualquer tentativa de boicote. “Conservadores, vejam a novela até o final e vocês vão entender que, para mostrar a luz, tem que mostrar a escuridão”, declarou Carrasco à imprensa.

O primeiro capítulo, exibido na segunda-feira (8), até que foi bastante comedido. A única cena mais forte foi uma longa transa entre os personagens de Rodrigo Lombardi e Alessandra Ambrosio. Sim, havia nudez, mas nada de impróprio para o horário (por volta das 23 horas, quando crianças bem educadas já devem estar na cama). E parabéns para a ousadia de Alessandra, top model internacional que estreia como atriz de novelas justamente com uma cena dessas.

O que mais se destacou, na verdade, foi o conservadorismo narrativo do primeiro bloco. Carrasco, um roteirista tarimbado, estabeleceu de cara quem são as protagonistas, interpretadas por Drica Moraes e pela novata Camila Queiroz.

Com economia de diálogos e precisão dramatúrgica, em poucos minuto ele nos envolveu com o drama de uma família que se desfaz por causa da bigamia do marido (Tarcísio Filho, um ator excelente que deveria ser bem melhor aproveitado pela TV). Nenhuma pirueta, nenhum truque moderninho. Só o bom e velho novelão à moda antiga, gostoso feito um bolo caseiro.

O tom ficou um pouco menos realista e mais exagerado no segundo bloco, quando a mãe sofredora e a filha aspirante a modelo se mudam do interior de São Paulo para a capital. A menina sofre bullying no colégio de elite onde consegue bolsa, e suas algozes parecem saídas diretamente de um filme americano para adolescentes.

Logo depois, numa agência de modelos, somos apresentados ao “booker” Visky (Rainer Cadete), um gay rebolativo desses que só existem na ficção. E a dona do lugar (Marieta Severo, em seu primeiro papel dramático na TV depois de 14 anos) se chama Fanny Richard – um nome digno de cafetina de 1920.

Um detalhe me chamou a atenção nesta sequência. Grazi Massafera, que faz uma modelo que se envolverá com drogas, aparecia ao fundo da cena, mas sem o menor destaque. Uma escolha curiosa da direção: será que estão sinalizando que sua personagem já está em fim de carreira e não brilha mais como antes? Dali para a decadência moral e física são só alguns passos.

“Verdades Secretas” estreou bem, sem pressa de chocar o espectador. Foi um bom começo, desses que toda novela deve ter: deu vontade de ver mais.

46 comentários:

  1. E como lidar com o segundo capítulo? Que escuridão! Marieta Severo ajuda creches já visando as próximas menores que ela vai aliciar. E sem contar a sequência final, com direito a droga, beijo triplo (um sutil beijo gay, inclusive), cenas lisérgicas e uma ex-virgem drogada se entregando totalmente. Walcyr tá com a faca e o queijo na mão!

    ResponderExcluir
  2. E sobre o gay, que na coluna vc chamou de estereotipado, eu acho que vai além. Ele é um gay que existe, pintosa, afetada, felina, mas passa longe da caricatura. Pra mim, um excelente trabalho do ator!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiu notinha que o ator foi fazer "laboratório" nas boates gays na Espanha pra aprender o jeito gay. KKKKK então tá, né?

      Excluir
    2. Conheço gente do meio beeeeem parecida com ele!

      Excluir
    3. Existem bichas muito mais caricatas hahahaha esse ator ta otimo no papel! adorei!

      Excluir
    4. Rainer também fez laboratório em Lisboa. Vi-o numa boate aqui perto de casa, no Principe Real. Alias todo mundo sabe que ele tem uma relaçao com o Walcyr. Ambos estavam ca na altura. Mas Walcyr nao fez laboratório. A relaçao é abertissima. E o moço so estava com amigos no Trumps. Nada demais.

      Excluir
  3. Babilônia já acabou?

    ResponderExcluir
  4. Se fazendo de bobinho, então bicha rebolativa tá em extinção?!

    ResponderExcluir
  5. Eu n assisto, n consigo assistir novela...mas as tramas q escuto por aí me parecem tão apelativas...drogas, sexo, +++ sexo...desde q nasci vejo sexo em novelas. Qual a novidade nisso? Acho q Tony, está na hora de vc aceitar q novela já era...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, acho que tá na hora de vc aceitar que tem uma visão moralista das coisas.

      Excluir
    2. Novela conta história sobre o cotidiano de pessoas. Pessoas fazem sexo cotidianamente. Creio que até você faça de vez em quando. Aceita.

      Excluir
    3. Que nada! Sexo sempre foi carro chefe em vender ingresso/dar audiência/chamar atenção!

      Janet Jackson não mostrou o mamilo com um piercing do SOL no "acidente de vestimenta"? (O Illuminati não presta mesmo né? Faz as coisas com intenção e mente para as massas de manobras que ACREDITAM nas mentiradas todas... As vezes penso que os EUA são tão atrasados mentalmente quanto os Brasileiros.)

      Excluir
  6. Desculpe Tony, mas as atrações da Globo continuam ruins.
    Mesmo Verdades Secretas. Mesmo sendo a Globo uma "eficiente" rede de comunicação, isso não torna os seus produtos bons. Acho um pouco ridículo quando algumas pessoas levantam a voz pra clamar que a "Globo é uma das melhores redes de TV no mundo"... Empresa competente em fazer coisa ruim como milhares no mundo.
    O cinismo na TV é tão grande que o povo não liga para a programação já faz uns anos. A classe média não se ilude mais com atores ruins. A Globo continua forçando o "culto ao herói" tentando mistificar atores que não passam de gente comum popularizada. Me diga quais as qualidades artisticas de Marina Rui Barbosa, Bruna Marquezine, Giovanna Antonelle, Gianechinni??? Luana Piovanni??? Qual a história dessa gente na arte? No que a arte deles muda o mundo?
    A internet desmistifica todos e passam a ser palhaços alvos de fãs medíocres correndo atrás de uma selfie. Vc tem que ser alguém muito estúpido para admirar esse tipo de ator e quem trabalha para torna-los "únicos", essenciais para a cultura brasileira.
    Tony, o seu discurso soa o do cara iludido que sonha um dia escrever este produto ruim e passar a ser admirado pelo lixo que faz. No seu texto vc busca qualidades que não existem. As narrativas e histórias são bobas. Parece que vc mesmo está tentando salvar a profissão e o produto que vc sempre sonhou fazer: roteirista de novelas. Pena que as pessoas não se importam mais, tanto para a Globo, como para os profissionais da área e muito menos para os atores.
    As séries internacionais estão cada vez melhores. Para aqueles que não se adaptam a lingua inglesa, as dublagens estão mais eficientes. O povo está aprendendo a apreciar um outro tipo de produto.
    A Globo tenta nos apresentar gente medíocre como grandes profissionais. A televisão não representa o que somos. Somos pobres, feios e vivemos num país ruim. O seu texto não contribue para um país melhor. Parece que para termos uma vida melhor dentro da arte, temos que participar do cinismo e da palhaçada de achar que isso é bom. A classe média alta, para justificar suas atitudes, ostentação e selfies imbecis, chama quem a critica de "hater".
    Que a internet varra o mundo o mais rápido possível pq tá difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente!

      São "artistas" que em qualquer chuvinha tem que nadar na bosta como todo mundo, sofrem sequestros-relâmpagos como todos os otários brasileiros, são pau-mandados de maçons, e se acham o "máximo" por fazer "diferença" na vida das pessoas.

      E choram que nem atores que são quando não conseguem "modificar o país" com essas novelinhas de enredos mais que batidos, que nem o Bruno Gagliasso fez um dia desses na entrega de mais um prémio sem noção. Ou importância.

      São uns zé manés que não vivem de salário mínimo, que nem a imensa maioria explorada pelos mesmos maçons que os self-imporant imbecis não tem coragem de criticar/apontar, e só!

      But what do I know? I'm a "hater".

      Excluir
    2. anônimo 18:09 ... sem querer ser chato... mas "...CONTRIBUE.." ????!!

      Excluir
  7. Achei legal, pois finalmente aparece alguém com uma bunda normal. Meio caída, grande demais para o corpo dele, etc. A realidade é assim. Não é bundinha de modelo escultural, malhadinha.

    ResponderExcluir
  8. Gay rebolativo que só existe na ficção? De onde vc está escrevendo, querido? Marte? É só dar uma olhada rapida no youtube, vai achar vários gays tão rebolativos quanto este.

    ResponderExcluir
  9. Tudo que essa novela supostamente teria de explosivo, sexo, drogas, etc... já apareceu em séries estrangeiras para adolescentes como "Skins". O Brasil é muito atrasado

    ResponderExcluir
  10. O primeiro capitulo de uma novela precisa ser ICONICO e o de Verdade Secretas passou bem perto disso viu. A participacao da Grazi foi pontual e acertadissima pq a historia dela nao se relaciona diretamente (pelo menos ate agora) com a historia da protagonista... Pelo menos nao ficou deslocada e sem sentido a presenca dela na cena.. O Gianechini por exemplo estava pessimo servindo de escada pra Marieta, recitando frases do tipo "a Fanni e otima pra lancar modelos".. Gente, ele tinha que ter saido logo depois de ser surpreendido com a marieta na pegacao.. e depois aparecer em um momento oportuno.. Nao entendo essa necessidade q tem as novelas de "apresentar" todos os personagens no primeiro capitulo... tinha q ser uma situacao espontanea, menos forçada, enfim... e por isso q eu vou continuar vendo series importadas de excelente qualidade e nunca vou conseguir acompanhar uma novela (vejo muitos defeitos nelas, estou mal acostumado).

    ResponderExcluir
  11. Tudo bobo e estereotipado!

    ResponderExcluir
  12. acho q diante do fiasco de babilônia ( que está conseguindo ofuscar 5 talentos) acho q deviam ter esperado um pouco p lançar essa das 11 com mais temas picantes.
    mas em relação à dita cuja, a menina é bonita, gianne ta sendo gianne, drica tá com a mesma cara de sempre(ainda q dando um show) mas marieta....gosto muito da atriz mas ela tem um estilo muito marcante não "vestiu " o personagem, as roupas ficam estranhas e o cabelo com o mesmo corte há anos não passa a ideia de uma manager ou booker ou nem sequer ligada à moda...miranda mandou lembranças...
    e o gay rebolativo tá caricato? aham tony sentá lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Cadete tá sendo ela mesma, a boca tá parecendo um bico de conga.

      Excluir
  13. Fica essa conversa boba de " formador de opinião" que não serve pra nada. Não muda a vida de ninguém . "Media influencers" é o novo "camarote VIP". A conversa ta chata e inútil . Quem se importa com Grazi e o q ela ta fazendo nessa novela? Com o mundo disparando e milhares de mudanças acontecendo todo dia, não sei como alguém pode se preocupar com Rodrigo Lombardi. O desespero dos jornalistas pra manter o "serviço" é desolador. Pq jornalismo virou " serviço " . Já deixou de ser profissão a alguns anos.

    ResponderExcluir
  14. Haters gonna hate! Tony, essa bodega já foi definitivamente melhor frequentada. Nunca vi tanta bullshit wannabe poser reunida nesses comentários. Vou ali comer um pastel com caldo de cana. Me avise quando esse povo tiver voltado pra Miami (ou Carapicuiba) que a minha disposição não existe mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Domingos,volta segunda, bicha chata.

      Excluir
  15. Mew! Bota o Daniel de Opiveira nas novelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai não, bota a Dani Hansa Bee na novella!

      Excluir
  16. http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/06/11/aldeoes-de-vanuatu-reverenciam-principe-philip-como-um-deus.htm
    Mono,lembrei de vc, o que acha?

    ResponderExcluir
  17. O quanto voce sabe de inglês para leitura?

    Aí explico mandando link...

    O que quero saber mesmo é porque essa modelo está fazendo o sinal da besta (666) com os dedos??? É o Illuminati que está por trás de mais uma lei "para o bem do povo"? Enquanto eles mesmos devem ter inventado o virus da AIDS?

    Sabia que varios virologistas foram mortos nas últimas duas/três décadas?

    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2015/06/10/por-que-querem-na-california-que-atores-pornos-usem-oculos.htm

    Dizem que a família real é uma das 13 famílias do Illuminati.

    Como dizia Jesus: "Os conhecerão pelos seus frutos!"

    Se Madonna baba ovo dessa família, porque tribos indíginas inocentes (ou corruptas) não o fariam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mono,obrigado por responder,tá vendo,leio as coisas e lembro de vc, my english so so, bjs e mais bjs.

      Excluir
    2. É! Voce pode ser um espião da ABIN querendo saber da minha opinião!

      Pode ser um fã-toche! ;)

      Bom mas vou passar o link em inglês para quem quiser uma explicação para as almas que incarnam em tribo indíginas. - Das quais o Brasil e a linha do Equador está cheio! (Ajuda facilitar a luta pela sobrevivência... Que essas almas novas são só capazes de compreender pelo nível de avanço/atraso da consciência):

      http://www.michaelteachings.com/soul_age_index.html

      Vai aí clica no "Infant Souls". E depois clica no "Baby Souls" que o Brasil é formado por basicamente Baby souls indo para os Young Souls... Sendo as almas infantis as que descrevem esse povo tapado/ingênuo que idolatra coisas sem muita racionalidade.

      Se não souber ler inglês, pede o google para traduzir a página:

      https://translate.google.com.br/

      Só que é ruim pacas! O melhor é treinar o inglês.

      Excluir
  18. Gostei muito do começo de Verdades Secretas. Conheço 987 bixas MAIS rebolativas e pintosas que a Visky. Ela é bem real sim. Fala-se muito do boicote conservador a Babilônia, mas fala-se pouco do quanto a novela é mal escrita. Gilberto Braga perdeu a mão, desde que resolveu forçar a barra para chocar fora de contexto e dar lição de moral com diálogos chatéssimos para catequizar o público consevador, algo que tem feito cada vez mais desde Insensato Coração. Tão ineficiente, quanto chato. O mesmo Gilberto teve uma protagonista prostituta (Camila Pitanga como Bebel) amada pelo público. E duas novelas atrás o Carrasco conduziu a trama com protagonista gay, cativou e fez o público torcer por um final feliz com inédito beijo gay entre Félix e Anjinho, com excelente audiência e nenhum boicote. Babilônia tem excelente elenco e trama central genérica. O núcleo cômico formado por Marcos Veras, Gabriel Braga (!!!!) e cia é o mais sem graça já visto numa novela. Antes de chocar, é preciso criar empatia com o público. Carrasco faz o que quer com muita sutileza e humor, Gilberto Braga quer meter o pé na porta e enfiar goela baixo do público personagens dando palestra sobre direitos civis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resumo: Se a novela fosse não haveria boicote. Boicotar novela ruim é fácil.

      Excluir
    2. Acho que você quis dizer carneirinho.

      Excluir
    3. Deus, Walcyr é um dos autores mais bregas do mundo! E já fez muita novela porcaria, inclusive a do Carneirinho, o que eram aqueles gays? Só agradou mesmo porque rolou beijo.

      Excluir
  19. Tony, PARA TUDO. Precisamos falar de Sense8!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAAAAAH!!! Precisamos!!!

      Excluir
    2. Sense8 ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZz.

      E as gueis amando o capitulo da orgiazinha gay.

      E as conversas "filosóficas" e "metafísicas" sobre a série? KKKKKKK

      Gueis se contentam com autoajuda e orgia com homem hetero se rendendo ao maravilhoso sexo gay.

      Excluir
  20. Muitos ficam enfurecidos quando o assunto é Rede Globo, einh?
    Eu não vi a novela, mas acho que pra tudo em arte existe um público.
    Mesmo os produtos que pretendem ser arte e obviamente não são, tem o seu público.
    Novela é fast food. Lixo pra uns, delícia pra outros...
    Com moderação, fast food pode ser bom pra c*...
    E todos os méritos a quem saber fazer bem feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é achar que isso é natural, que é normal ou que "é assim". Não somos país de primeiro mundo. O espaço da televisão não deveria ser usado pra manter a ignorância do povo. É fácil dizer que fast food pode ser bom bom pra caramba se vc tem bem estar e boa cultura garantido do outro lado. Para os que a televisão é o único recurso de acesso à cultura, a novela não ajuda o povo em nada. Apenas mantem a estrutura do país como ela é: injusta, elitista, vipada e cafona.

      Excluir
    2. E quem vai decidir o que deve ser produzido e veiculado? Brasilia? Uma comissão? Com quais parâmetros? Quem determina os parâmetros?
      Isso daria em algo pior do que o que vc chama de programação pra manter a ignorância.
      Isso daria na máquina do governo produzindo propaganda.
      Vc já deve ter lido sobre como isso se deu no passado.
      Só um tapado pode querer isso.

      Excluir
  21. Tv é um veículo de entretenimento. Ninguém é obrigado a assistir. Existe literatura, revistas, quadrinhos, internet, artesanato, livros para colorir, massinha de modelar, louça pra lavar, lote pra carpir. Vê tv quem quer. No mundo inteiro a maior parte da programação é trash, mas só vê quem se interessa. Brasileiro tem espírito de censor. Deixe que cada um use o controle remoto para ligar/desligar, mudar de canal como lhe convém. Livre arbítrio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até parece!

      Eles explodem casais gays por pressão pública e voce acha que isso é o que?

      Entretenimento?

      Ridículo.

      A Globo foi criada para ser o que toda tv ou mass-media é: controle mental.

      Teve suporte de americanos e da ditadura para fazer o que fez no Brasil: dar close em racha de buceta de chacrete! Isso a "moral e bons costumes" aceita numa boa! E a TV se cala quanto ao resto.

      Então que o Bruno Galiasso pare de chorar dizendo que o que faz é para mudar a sociedade em que vivemos!

      Excluir
  22. Novela chata pra caraio, texto horroroso do Walcyr (como de praxe nas novelas dele), história tosca, linear, explicadinha, parece novela da Record versão G-Rated, se tirar a embalagem e a música, não sobra nada, quer dizer, sobra uma Malhação para adulto tosco.

    ResponderExcluir
  23. Gente, mostrar tantas bundas masculinas assim, aqui, chega a ser maldade... E tem gente que ainda poê defeito...

    ResponderExcluir