segunda-feira, 4 de maio de 2015

O VELHINHO MALUQUINHO

Não é de hoje que o Ziraldo fala merda. Sua passagem pela Funarte, durante o governo Sarney, ficou marcada pela defesa intrasigente da broa de milho. Há alguns anos, ele atacou a internet, essa bobagem desnecessária. Durante uma visita a Poços de Caldas, o cartunista atacou Fernanda Montenegro por ela ter aceito o papel de uma lésbica na novela "Babilônia", e ainda mostrou que sua cabeça não é muito diferente da dos pastores homofóbicos. Muito triste essas declarações virem do autor de "Flicts", um clássico da literatura infantil brasileira que prega o respeito às diferenças. Ziraldo está velho, e sua opinião, assim como a de Bibi Ferreira (que pegou bem mais leve do que ele), não merece ser levada em conta. São ecos de um passado opressivo, do qual ele parece sentir saudade. A verdadeira maluqice é não se adaptar aos tempos que mudam. A panela na cabeça não deixa que as ideias se arejem.

35 comentários:

  1. Mais um que entra para a lista das celebridades homofóbicas. Lamentável!

    ResponderExcluir
  2. Eu achava que pela idade, por ser fruto de seu tempo, ele também estava acima do bem e do mal, como a Bibi Ferreira, que "cresceu numa época em que a homossexualidade era tabu. Ou seja: ela é fruto de seu tempo (...) A esta altura, já está acima do bem e do mal".
    Que mundo injusto! Uns velhos homofóbicos têm que arejar a cabeça, mas outros são divindades pairando sublimes acima dos mortais comuns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dona do blogui ta surpresa com a audacia das comentaristash anonimash que nao esquecem de nada HAHAHAHAHA #LeaveTonyaAlone

      Excluir
    2. Putz, como esse Emerson é chato...

      Excluir
    3. Chato por que?

      Excluir
  3. Tony, com o avanço da idade cronológica, fica muito difícil ser contemporâneo do seu próprio tempo. Vamos ver, quando chegar a nossa vez.

    ResponderExcluir
  4. Muito artista faz discurso polêmico para gerar mídia. Tipica atitude dos formadores de opinião hoje em dia para manipular a classe média. Ninguém aguenta mais essa elite boba enchendo o saco de todo mundo pra manter seu espaço e privilégios. Bobo é quem assiste essa gente.

    ResponderExcluir
  5. O mio babbino caro
    Isso não impede de nós dispararmos nossas metralhadoras cheia de mágoas.

    ResponderExcluir
  6. "O Tony Góes está velho, e sua opinião, assim como a de Bibi Ferreira, não merece ser levada em conta."
    Tomara que você nunca ouça isso de alguém, Tony...
    Mas, pelo menos no caso do maluquinho, você acabou levando a opinião dele em conta e colocou ela no devido lugar: a lata do lixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É com muito pesar que sou obrigado a concordar.

      Excluir
  7. Ziraldo, nao gosto mais de voce.

    ResponderExcluir
  8. Pelo esse post e do post sobre aquela atriz, percebe-se o seguinte: Artistas velhos são todos iguais. Só que alguns são mais iguais que outros.

    ResponderExcluir
  9. Brasileiros, na sua grande maioria, não importa a idade, são idiotas hipócritas metidos a besta.

    Tipo americanos, mas menos bélicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chora mais que ta pouco

      Excluir
    2. E voce acha que eu choro por babaquice?

      Enganadíssima voce. Se doeu, chora voce!

      Excluir
    3. *lambe lambe*
      Hmmm delicia suas lágrimas

      Tem gosto de fracasso

      Excluir
    4. Voce mora num país com os maíores índices de fracasso DO MUNDO - em quase todos os índices existentes - e vem querer dar lição de moral em mim, oh idiota hipócrita?

      Vai nadar em esgoto a céu aberto quando dá uma chuvinha vai!

      Se deleite, "sucedida".

      Excluir
    5. Hahaha meu bem, ai que vc se engana pois eu moro em Vancouver. Mas nem por isso tenho complexo de vira lata e odeio meu pais natal. Seu que a natureza humana é mais complexa que isso

      Excluir
    6. Sei.

      Então ao invés de criticar a "complexidade" bélica dos americanos e a estupidez violenta homofóbica brasileira, voce prefere me atacar pessoalmente é isso?

      São idiotas hipócritas METIDOS A BESTA, agora incluso você...

      PS - Na internet todo mundo pode morar em qualquer lugar, não é mesmo?

      PS II - Não sei se voce sabe mas o Canadá é outra merda, que ME TIROU DA MINHA CASA com métodos de GANGSTALKING. Leia sobre esse novo tipo de crime

      PS III - Fui queimado vivo em ataques de armas de microondas aqui no Brasil quando fui "forçado" a escolher retornar (devido a invasões na minha casa.)

      PS IV - Em 2012 e 2013, no primeiro domingo depois que o Carnaval acabou, eu vi uma bola de luz que, na segunda vez, apareceu DE FORA DA JANELA DA MINHA CASA.

      PS V - Faço o Sol desaparecer com os meus pensamentos, e nuvens também. Não é nenhum "sucesso" financeiro que os mercenarios canadenses recebem pelos seus serviços de crime de GANGSTALKING contra os outros, mas É UM SUCESSO TOTAL EM OUTRO NIVEL MUITO MAIS AVANÇADO DE EXISTÊNCIA... Estude sobre a Operação Prato no youtube, e pare de ser um idiota metido a besta hipócrita.

      Excluir
    7. “Whenever therapies are applied to alter men’s minds...extreme care must be taken to prevent the infringement of individual rights...the concepts of freedom, privacy, and self-determination inherently conflict with programs designed to control not just physical freedom, but the source of free thought as well.”

      – Senator Sam J. Ervin. Jr. (Head of Senate subcommittee Investigation on government’s involvement in behavior-modification programs in 1971 to 1974)

      Excluir
    8. Pirei com o sol desaparecer com meus pensamentos...

      Todo mundo que já me viu falar aqui sabe que nunca clamei isso... Faço sim o Adorado Sol emanar raios violetas (Sétimo Raio da Criação) com meus "meros" pensamentos!

      Sorry, emendei o pensamento com o das nuvens e fui... viajando na maionese.

      Excluir
  10. Lá vem ela, a monotemática!!
    viado para com essa de brasileiro é isso ou aquilo,vc é o que além de uma brasileira no Canadá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vivo aqui no Brasil. Mas "sou" cidadão-duplo.

      (Ou era né. Não sei mais. Sei que meu último passaporte canadense foi estampado num dia 22.)

      E vem me parar! Te rasgo na gillettada!! :P

      Excluir
    2. Cara se toca!

      Excluir
  11. Daqui a pouco ele(s) irá morrer, infelizmente é assim gentén, ainda que eu ame minha bisa, minha vó e adore aprender coisas com gente mais velha que eu (que tenho 17 anos) eu sei que não posso levar tudo o que eles tem como ideologia pra minha vida
    tenho total respeito, mas ainda bem que a morte existe, que é a renovação da vida
    So que a parte da polemica da Fernanda Montenegro e da Natalia Timberg não foi por ela ser lésbica, foi por ela ser lésbica na terceira idade, então a coisa não é muito sobre o "ser gay"

    de minha parte, quando leio algo que você publica, as vezes Tony Goes, você tem uma formação meio deturpada da real comunidade GLBT, mesmo você fazendo parte de certa forma, por ser homossexual, uma imagem meio escrachada algo bem próximo por exemplo aqueles garotos do Poe Na Roda fazem, não é a verdade, não é, e sempre será assim ou os mais velhos reclamando do que os jovens fazem ou os mais jovens apontando os erros colocados como retrogrados dos mais velhos, sempre foi e sempre será

    ResponderExcluir
  12. Tony, idade não é desculpa! Isso é reduzir o idoso a nada. Já fiz esse comentário no blog mas acho que errei na hora de publicar então lá vai : meu pai tem 84 anos e é lúcido. Faço questão de discutir com ele quando discordamos. O meu pai é maravilhoso, pessoa linda - e meu amor por ele não permite que eu o trate como incapaz.
    Bibi e Ziraldo foram preconceituosos e pronto! Que eu saiba nenhum deles está demenciado. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela, meu ponto é a seguinte: adianta brigar com velho? Eles não vão mudar de opinião... E o próprio tempo se encarregará de fazer essas opiniões desaparecerem.

      Excluir
    2. Mas há a questão do exemplo. Quando um homofóbico é malhado publicamente, os outros no mínimo param para pensar. Claro que ninguém vai conseguir convencê-lo a mudar de ideia (e afinal para quê perder tempo? Vai morrer logo mesmo), mas ao mostrar que ele é homofóbico é possível educar os mais jovens.

      Excluir
    3. Não se trata de querer que eles mudem de opinião... É mostrar o absurdo dessas declarações, para dizer o mínimo. Esse pessoal está revelando o porque a estupidez se manteve por tanto tempo. Era essa a real opinião dos "mitos".

      Excluir
  13. Li isso hoje e achei interessante: É muito engraçado ver esses supostos mitos da esquerda dos anos 60 assumirem posições tão retrógradas atualmente. Ziraldo é conhecido pela sua grossura, deselegância e ego delirante.
    Depois de muito lutar na Justiça, em 2008 Ziraldo foi considerado anistiado político e passou a receber, na época, uma pensão mensal de 4.375,88 e um retroativo de R$ 1.027.383,29. Ao receber esse benefício declarou “Aos que estão criticando, falando em bolsa-ditadura, estou me lixando. Esses críticos não tiveram a coragem de botar o dedo na ferida, enquanto eu não deixei de fazer minhas charges.... “meu colega, que é funcionário público e tem a mesma idade, ganha 12 mil de aposentadoria. O Brasil me deve uma indenização... Se comparar o meu benefício com o dos colegas também contemplados da minha geração, o valor a mim deveria aumentar. Tem muita gente que deve receber três vezes mais que eu. ”.
    Millor Fernandes não deixou barato: "Afinal, se combatia a ditadura ou era investimento a longo prazo?” E completa Cora Rónai: "Cada um vende a alma pelo que entende, mas eu, pessoalmente, acho que ganharam pouco para jogar no lixo duas biografias até aqui tão bacanas” (Ziraldo e Jaguar).
    Enfim, esse é Ziraldo. Será que vão dizer, após este epsódio homofóbico, que está quitado pela sua idade e "genialidade" e pode falar o que quiser impunenmente"?

    ResponderExcluir
  14. Carta aberta publicada no Globo hoje, de autoria do Fabrício Carpinejar.

    MEU QUERIDO ZIRALDO,

    Você diz que Fernanda Montenegro não poderia interpretar uma mãe gay, a decisão afrontou suas fãs.


    Não entendo onde deseja chegar. Não sei o que mais lhe incomoda na novela Babilônia: a homoafetividade em si ou a homoafetividade na velhice ou a homoafetividade entre duas mulheres que dedicaram a vida uma a outra? Acredita mesmo - diante da extrema violência que os homossexuais ainda sofrem hoje, apanhando a troco de nada, sendo espancados na madrugada - que a homossexualidade está hiperdimensionada na tevê?


    O que é natural deve ser mostrado. Só deve ser escondido o que provoca vergonha.


    Não me convence o falso argumento de que esconder é manter a privacidade, que exibir é apelar e chamar atenção à toa. O inferno está lotado de eufemismos.


    Não entendo nem o começo de sua opinião. O preconceito não combina com o humor, o humor é para destruir preconceitos.


    E se o Menino Maluquinho fosse gay, deixaria de ser seu personagem? E se Jeremias, o bom, fosse gay, apagaria sua figura generosa de seus cartuns? E se a The Super Mãe fosse gay, será que não seria parecida com o papel de Fernanda Montenegro?


    Realmente, Fernanda Montenegro não tem direito de fazer apologia do afeto homossexual. Sendo quem ela é, uma atriz maiúscula, tem o dever.


    Um beijo em sua boca no horário nobre. Em caso de nojo ou medo, pode limpar com a manga da camisa.


    Abraço de seu leitor,
    Fabrício Carpinejar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha lido no site. Achei foda de bom!

      Excluir