quarta-feira, 1 de abril de 2015

SÓ NOS RESTA PECAR

O pecado anda em falta no mundo, e por isto o Vaticano achou por bem criar uns novos. A lista com seis pecados "do capital" foi divulgada esta semana, e claro que já está sendo criticada. Para começar, por que só seis? Ninguém conseguiu pensar num sétimo, só por uma questão de simetria? E por que não bolaram nomes únicos, como "gula" ou "luxúria"? Desse jeito fica difícil decorar. Enquanto isto, devemos todos imprimir a lista abaixo e levá-la na carteira:

1. Fazer modificação genética
2. Poluir o meio ambiente
3. Causar injustiça social
4. Causar pobreza
5. Tornar-se extremamente rico
6. Usar drogas 

Hmm, os números 2, 3 e 4 são meio que indiscutíveis. O 5 peca pela formulação: acho que o errado seria manter uma grande fortuna, não conquistá-la. A moda atual entre os bilionários americanos é livrar-se dela, distribuindo-as por ONGs e diversas causas sociais. E bem que o riquíssimo Vaticano podia começar dando o exemplo... E o número 6? Se fosse para valer, deveriam abolir o vinho da Santa Missa. Mas o mais polêmico é, de longe, o número 1. Não há um único vegetal cultivado pelo homem, nem nenhum animal domesticado, que não tenha passado por modificações genéticas - seja em laboratório, seja através dos milênios. A própria hóstia é feita com farinha de trigo manipulado, completamente diferente do que existia na natureza. Mas há uma boa notícia: nenhum dos novos pecados tem conotação sexual. O Vaticano se furtou de incluir na lista modernices como "comparecer a um casamento gay" ou "assistir 'Babilônia'". Meno male, né não?

16 comentários:

  1. O mio babbino caro
    Mas lembre-se que estamos abaixo da linha do Equador.

    ResponderExcluir
  2. Belo Primeiro de Abril

    ResponderExcluir
  3. Se "tornar-se extremamente rica" for pecado, quero pecar até morrer, ir ao inverno e voltar umas 200,000 vezes e ainda assim continuar pecando. Engraçado que não vi ai nessa listinha "abusar sexualmente de criança na sacristia da igreja". Por que será, né?

    ResponderExcluir
  4. Gostei! Muito bom, igreja mandando bem.

    ResponderExcluir
  5. Isso só pode ser 1o de Abril né, Tony???
    O grande mistério da vida é saber por que alguém põe fé numa instituição que produz uma lista absurda como esta!
    Usar drogas? todas as civilizações da história usaram e usam e usarão drogas... Eu, infelizmente, não uso, mas e daí se o outro quiser usar???
    Riqueza material é pecado? então a própria igreja, multibilionária, deveria doar os seus bens aos pobres, ter templos mais modestos, etc... Ninguém na história "tornou-se mais extremamente rica" do que a Igreja Católica...
    Se essa lista veio da sua imaginação, Tony, Parabéns!
    Se é obra da Santa Sé, deus me livre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E faz tempo que saiu a lista: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/03/080310_novopecado_np.shtml

      Excluir
    2. Aquela tal "Igreja de ouro¨da Bahia, a outra disse que representa a riqueza interior de S. Francisco. Vai entender a coisa humana.

      Excluir
  6. Pra mim, a 3a e a 4a já são consequências da 5a, portanto, o Vaticano já pratica 3 seus novos pecados.

    o 1º parece diretamente feito pros pesquisadores ingleses que desenvolveram óvulo com "DNA de 3 pais" (só que um é o DNA mitocondrial, não é ele que é o mapa genético da pessoa, ele só existe na mitocôndria é sempre passado pela mãe, junto com possíveis doenças genéticas, a troca dele não faz uma pessoa mutante, igual um transplante também não faz ninguém um X-Man)

    ResponderExcluir
  7. Quanta hipocrisia. A Igreja Católica tem um patrimônio de 2 trilhões de euros. Que pecado caro né?

    ResponderExcluir
  8. gente, essa notícia é de 2008! pegadinha, tony?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gentem, é verdade! Conferi as fontes, que eram boas - tinha até a BBC - mas não chequei as datas.

      E cometi um dos pecados mais graves da internet: passei adiante notícia velha como se fosse nova.

      De qualquer maneira, a lista acima não foi revogada pelo papa Francisco. E, tendo sido promulgada durante o papado de Bento XVI, é ainda mais admirável o fato de não tocar em sexo (talvez, justamente, para se manter o mais longe possível da pedofilia dos padres).

      Excluir
    2. Vc vê como acidentes acontecem Tony.

      Excluir
  9. A igreja do Vaticano guardou dinheiro pros nazistas, entre outras 393939 organizações criminosas, esqueceram de incluir esse pecado na lista :/ vou mandar pro ombudsman.

    ResponderExcluir