quinta-feira, 30 de abril de 2015
MATANDO AULA
O Brasil já gasta com educação um porcentual do PIB maior que o de muitos países avançados. No entanto, or problemas crônicos persistem: escolas públicas em estado precário, currículo falho e, principalmente, professores pessimamente remunerados. Já foi um escândalo a Assembleia do Paraná avançar sobre o fundo de pensão dos professores para equilibrar as contas do estado. Pior ainda foi a brutal repressão pela PM que, além dos 170 feridos, também fez uma vítima fatal: a carreira do governador Beto Richa, que está fazendo um dos piores começos de mandato de todos os tempos. Ele deve ter matado aula demais, pois não segue nem o básico. Este era o momento ideal para um governo da oposição dar um belo exemplo, e no entanto, eis aí a cagada. Episódios como este me fazem desconfiar que o problema não é com este ou aquele partido, mas com o Brasil como um todo. Com a nossa mentalidade pré-moderna, que elege as pessoas erradas e aceita que elas nos prejudiquem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O mio babbino caro
ResponderExcluirOnde estamos errando?
...a mentira voltou
ExcluirOu será mesmo que não nos deixara?
A esperança que a gente carrega é um sorvete em pleno sol
... foi por ter posto a mão no futuro
Que no presente preciso ser duro
MN
Como diz o Mujica: quem gosta de dinheiro tem que ser tirado da política.
ResponderExcluirPolítica deveria ser lugar de profissionais concursados, que só devessem satisfação às leis. E as leis são claras: educação e saúde são direitos básicos.
No atual modelo, com mandatos curtos conquistados à base de campanhas milionárias, a conta não fecha. Os eleitos tem que pagar a campanha depois de eleitos, e ainda tem que cuidar de ser reeleitos dentro de 4 anos. E fazem as políticas que dão mais votos e mais popularidade a eles mesmos. É "desumano" exigir outra coisa deles, se o sistema é construído pra que se faça assim.
E professores e médicos que se explodam. O povo não se importa com isso. Aliás, se importa, mas para o povo, isso parece luxo, e pobre não tem direito a luxo.
Quanto ao Beto Richa, ele só está seguindo a cartilha do Alckmin... e o Alckmin foi reeleito e disputa o direito de concorrer a Presidente.
Certo você quando fala que são todos iguais.
E nada vai mudar.
Bruno,
ExcluirGosto muito dos seus comentários, mas há um detalhe quanto a esse: quem quer ser alto funcionário público, está longe de ser altruísta. Dê um passeio pelos "Damásio"s, "LFG"s e "Clio"s da vida. 99% é de gente bitolada que quer altos salários (Quando comparados aos que a iniciativa privada oferece, claro). O quadro que você pintou está mais para a ENA francesa, onde de ltos funcionários são formados para um país melhor, mas recebendo um salários apenas razoável para isso.
Perfeito.
ResponderExcluirAté que enfim uma opinião sobre política que concordo com o Tony. Faço das suas minhas palavras. Percebi isso aqui na minha cidade, onde muitos estão contra a corrupção do PT e dizendo "Fora Dilma" mas vão eleger um político corrupto, coronel e que tem processos na costas como prefeito nas proximas eleições.
ResponderExcluirA ilusão de que vivemos numa democracia de verdade ainda existe? Ganha quem tem a melhor campanha, ou seja, quem engana melhor o eleitor. A marketização da política, com os mesmos patrocinadores (os 1% mais ricos) só pode dar em merda.
ResponderExcluirMe impressiona muito o nível péssimo de muitos professores, despreparados seja na lingua portuguesa, seja na área que ensinam, e também despreparados para lidar com educação, com jovens, com o mundo atual. É de dar pena.
ResponderExcluirPra ganhar R$1.500,00 e porrada, quem vai querer dar aula?
ExcluirEntão que não entre na profissão. Ser ruim e trabalhar mal dando o salário como justificativa é tão triste quanto.
ExcluirO melhor jeito é este mesmo que vc descreveu... A pessoa tem um sonho, tem um dom, mas vai deixar de fazer aquilo porque o político do partido mais amado do Brasil não os valoriza... Ah, Anônimo, pelo amor de Deus...
ExcluirSó saber que a educação estadual e municipal tem absolutamente nada a ver com o governo federal. O PT tem criado educação - capenga - superior e técnica mais que o PSDB fez quando o maçonzeco - "sociólogo" de ARAQUE - FHC esteve no poder.
ExcluirAnalfabetismo funcional não!
Tinha meu pé atrás com o Beto Richa desde os tempos em que ele era prefeito em Curitiba. A impressão é que ele se revelou cada vez mais como um péssimo político, em todos os sentidos, de uns tempos pra cá. Com uma fraca oposição, se reelegeu em 1º turno. E agora conseguiu fazer praticamente pior do que fez o seu colega de PSDB Álvaro Dias, atualmente visto como um senador ilibado, mas que jogou os cavalos da PM em cima dos professores estaduais, em 1988.
ResponderExcluirUma coisa é divulgarem valores enormes dizendo que investem em educação. Outra é essa fortuna realmente chegar na educação.
ResponderExcluirAlguém duvida que toma um desvio e vai parar em outras mãos?
PSDB é maçonaria puro.
ResponderExcluirE maçons só tem lealdade com eles mesmos e olhe lá!!
O problema do Brasil sempre foi e sempre será a maçonaria.
Desde o tempo do "fim" da escravidão... O ÚLTIMO país do mundo a faze-lo.
E os imbecis "iluminados" se gabam com isso.
Achei a crítica leve demais, sem uma foto impactante... Imagino como seria o título do post se o governo estadual do Paraná fosse do PT: no mínimo um "Massacre em Curitiba", com foto de gente ensanguentada.
ResponderExcluirQue nem a foto de gente ensanguentada do massacre da guarda municipal de Goiania (comandada pelo prefeito do PT) da semana passada?
Excluirhttp://g1.globo.com/goias/noticia/2015/04/professores-em-greve-dizem-que-foram-agredidos-por-guardas-em-go.html
HAHAHAH!!!!!!! Patético! E ainda dá um jeito de defender o partido. VTNC Tony! Todo mundo sabe que o PSDB é o partido da desigualdade, defendido com unhas e dentes pelos americanos por motivos óbvios. Caguei pra vc!
ResponderExcluirO pior disso tudo (se é que há pior) é o fato de nenhum cacique do psdb, nem o farol de Alexandria ter se posicionado. Como se não devessem nada à população do país. Ninguém abriu o bico amarelo, tanto usado prá dizer inverdades por aí. Todos soltos. Todos calados.
ResponderExcluirPor acaso, na semana passada estava assistindo a uma entrevista do Drauzio Varella no programa Roda Vida de alguns anos atras e decidi reler "Estacao Carandiru". Aquele episodio do massacre na cadeia em 1992, muito bem descrito pelo medico tambem em "Carcereiros", segunda parte do que seria uma trilogia sobre o universo das cadeias, ficou muito marcado na sociedade na epoca. A policia militar se tornou motivo de criticas e de condenacao, inclusive na esfera penal. Desde entao a duvida q fica e: sera q nunca vao largar esse estigma de inapetencia? O q eu vi no noticiario nos ultimos dias me fez sentir muita revolta. Ate quando a pm vai agir com covardia, atacando gente indefesa e reprimindo com violencia as pessoas mais corajosas do nosso meio? Essas sao justamente as pessoas q estao lutando por uma solucao para os problemas da sociedade, q no fim das contas sao problemas deles tb. Os professores, em especial, nao merecem isso, ja sao vitimas incansaveis do descaso dos governos e nunca obtiveram reconhecimento por seu trabalho, por mais dificil q seja em meio a tanta falta de recurso e consideracao. Triste demais.
ResponderExcluirLi no comentários de algum site, que alguns policiais foram punidos com prisão por terem se negado prender/bater nos professores!
ExcluirTomara que seja a tão propagada "The Shift" na consciência que nós supostamente iremos viver depois de 21 de Dezembro de 2012.
Perfeito!!! o que mais fico puto e essa capitania hereditaria na politica. ..brasileiro vota no filho, na mulher, no sobrinho do político. ... ai fica uma familia por geracoes no poder, deitando e rolando...
ResponderExcluir