segunda-feira, 20 de abril de 2015

E LA NAVE AFFONDA

Pressionada por políticos de direita, a União Europeia eliminou seu programa de resgate das vítimas de naufrágios no Mediterrâneo. Deu "certo": nunca morreu tanta gente como neste ano. Já são 15 vezes mais do que no ano passado. E isto por acaso vai deter as ondas de imigrantes que vêm dos países mais conturbados da África? Claro que não. Melhor se arriscar num barco precário do que enfrentar a guerra, a miséria e a fome. Mas a combalida Europa tem condições de abosrver tanta gente? E se no meio dessa gente vierem radicais islâmicos, como os que atiraram 12 cristãos ao mar na semana passada? Não há respostas fáceis, nem soluções instantâneas. Mas há o esforço surpreendente da Itália, uma nação que sempre me pareceu meio mesquinha.

7 comentários:

  1. Triste essa história Tony, tava lendo ontem...só é comparável aos judeus na segunda guerra. Essa região foi devastada, o Iraque, affe! Pra quem acha q o EL é mauzinho e destrói patrimonio da civilização devia saber que uma das primeiras bombas do USA foi no museu de Bahgdad. Triste, a idéia foi sempre essa, é o neocolonialismo 10000x pior, guerras pra ganhar dinheiro o auge do capitalismo, pra manter o estilo de vida do UK e do USA parece ser necessario matar e devastar, vão pagar caro por isso...

    ResponderExcluir
  2. A demanda é enorme, um mercado negro que movimenta entre 300 milhões e 600 milhões de euros por ano. Com a máfia italiana de um lado e os traficantes libaneses do outro.Se a UE abandonou o programa de resgate às vítimas no mar Mediterrâneo, do lado de lá não existe a menor fiscalização sobre as embarcações. Não é fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, os judeus tbm pagaram pra sair da Europa na era Hitler, os q tinham dinheiro saíram...morreram os pobres como sempre. Os EUA e EU DEVASTARAM o oriente médio, não aceitar refugiados entre outras vai contra lei internacional de guerra. O bixo vai pegar...e vai ser logo.

      Excluir
    2. Eu mesmo fui vítima de eles não aceitarem tratados internacionais.

      Sean Goldman foi uma farsa internacional! No meu caso eles não estavam nem aí mesmo tendo como envidência o caso do vereador Renildo José dos Santos:

      http://agu.jusbrasil.com.br/noticias/1176559/agu-convence-justica-a-seguir-tratado-de-haia-e-devolver-crianca-ao-pai-norte-americano

      http://andrejkoymasky.com/liv/fam/biod3/dossan02.html

      No meu caso ignoraram completamente a Geneva Convention.

      E Renildo José dos Santos foi decapitado ao contrário do livre leve e solto garoto de classe média chamado Sean.

      Excluir
  3. Daqui a pouco dona Dilma vai querer esse pessoal e oferecer bolsa família, pra ver se melhora a inexistente politica externa dela e pra mostrar que o PT é um partido que só pensa no bem das pessoas. Vc aí em casa, que vai pagar a conta, sinta-se regojizado por mais uma vez pagar a conta do humanitarismo (oportuno) alheio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria condizente com a ideologia propagada do PT pelo menos.

      Mas nem isso os cretinos mercenários hipócritas se dão a fazer.

      Excluir