segunda-feira, 27 de abril de 2015

A TRANSIÇÃO DE TODOS NÓS

A entrevista da jornalista Diane Sawyer com o campeão olímpico Bruce Jenner vai entrar para a história. Exibida pela rede americana ABC na noite de sexta passada, ela foi vista por 17 milhões de pessoas (o que é muito para a audiência de lá) e está repercutindo até agora. Com quase duas horas de duração, é uma mistura de documentário sobre os transgêneros com programa de fofoca - parecido com os reality shows do canal E! estrelados pelas irmãs Kardashian, de quem Jenner é pai e padrasto. Hoje separado da mãe das moças, sua terceira mulher, ele finalmente tomou coragem para assumir o gênero feminino, do qual sempre sentiu fazer parte. Desde pequenininho, o cara sempre curtiu se vestir com as roupas da mãe e da irmã. Ao crescer, percebeu que era bem mais do que um crossdresser: era mulher mesmo, aprisionada num dos corpos masculinos mais belos dos anos 1970. Suas compreensivas esposas sempre souberam dessa peculiaridade, e, da segunda em diante, aceitaram que ele começasse a tomar hormônios femininos. O mais curioso é que Jenner nunca sentiu desejo por homens: ele jura para Diane Sawyer que sempre foi atraído por mulheres, e que continua sendo. Então, para quê mudar?, pergunta ela e a torcida do Flamengo. Porque orientação é uma coisa; identidade sexual é outra, e nem sempre elas coincidem. Jenner agora se prepara para fazer a operação de realinhamento genital, mas antes tem que viver pelo menos um ano dentro do gênero ao qual sente pertencer. Vai mudar de nome e começar a aparecer em público usando modelitos, coisa que ainda não faz (no vídeo ele só aparece mostrando um negligé pretinho para Diane). O especial é extraordinariamente instrutivo, e vai se tornar um marco no avanço da compreensão do que é transexualidade. Agora que uma celebridade se revelou trans, o caminho ficou um tiquinho mais fácil para as anônimas. E para todos nós, que seguimos aprendendo a lidar com essa realidade que ainda é tão desconhecida. Estamos todos transicionando.

(Quer ver a entrevista? Tem aqui, bloco a bloco, em inglês sem legendas).

20 comentários:

  1. Minha cabeça ainda está rodando desde sábado quando assisti à entrevista. Assisti a alguns episódios de "Keeping Up With the Kardashians", e Bruce sempre me pareceu o bobo da corte. Como ele bem lembrou, foram quase 8 anos de reality, 425 episódios e a única historia verdadeira naquilo tudo era a dele (nunca contada). Só depois dessa entrevista que descobri que o "famoso" de verdade do reality na era ele. Muito mais que um famoso, um campeão olímpico, um herói americano. De sábado para sempre, ele passou a ser o meu herói também.

    ResponderExcluir
  2. Ele diz gostar de mulher, eu acredito...mas ele pensa em fazer realiamento genital(tirar as bolas???), ele vai transar como as lesbicas?...algo me soa estranho!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois e, nas primeiras entrevistas logo de se assumir o Laerte deu a mesma declaracao (de que ainda se sentia atraido por mulheres), inclusive disse que ia manter o relacionamento com a namorada q ele tinha na epoca..Pelas suas ultimas entrevistas da p perceber, no entanto, q ele esta mto ligado nessa questao da sexualidade enquanto mulher e eu nao duvido de uma eventual experiencia ate agora. Vcs vao ver, daqui a poco o Bruce aparece com um namorado negao e bem dotado, que e pra nao negar a tradicao da familia.

      Excluir
    2. Cara, orientação sexual =/= indentidade de genero. E não é nada certo que ele va fazer cirugia. Por enquanto a transição é apenas, roupas, nome, hormonios. Nem todos os transexuais fazem cirurgia genital. E sim, tecnicamente ele é uma lesbica.

      Excluir
  3. um rato de laboratorio Familia Kardashian servindo de exemplo pra estudo de transexualidade?? HELLO BITCHES
    nunca vi um programa mais vazio que o Keep Up, e de verdade eu tentei gostar, mas é aquele americanoide que alguns brasileiros compram porque já não suportam mais a maldita tv aberta, então já que não gostam mais do lixo nacional, chic no ultimo é pagar cem paus numa tv chinfrin pra ter um Reality passando 23 horas por dia num canal de tv
    mas de verdade a unica palavra pra definir esse reality é VERBORRAGIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, afinal, se ele participou do programa não deve ser respeitado. Perdeu credibilidade e deixou o status de pessoa para o de coisa. Really, bicth? 20fucking15. Cresce, bee.

      Excluir
  4. Laerte Two
    Who is the Next?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, assim como Laerte, começa falando que é hetero, depois muda pra bi, e acaba se revelando gay mesmo.
      Preguiça desse roteiro.

      Excluir
    2. E do roteiro menino que sente atração por meninos, mas tenta se relacionar com meninas até se sentir confiante (ou não aguentar mais)? Cansou também?
      Acho engraçado encararmos a nossa jornada "normal", aceitável, e a dos outros um roteiro. Pode ser que ele siga esse caminho, pode ser que não. De qualquer jeito, é uma evolução, como qualquer sexualidade aliás. Gente que julga alguém acreditando que há uma trilha correta a se seguir é que dá preguiça.

      Excluir
    3. Mas o Bruce, é gay, mas precisamente lesbica.

      Excluir
  5. ex promotor de boxe ingles: http://en.wikipedia.org/wiki/Kellie_Maloney

    ResponderExcluir
  6. E as Kardashians vão se pronunciar sobre a treta do genocídio armênio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas estiveram na celebracao e o Kanye fez um show de graca p os locais. Segue a Kim no insta gato!

      Excluir
    2. Essa moninha se acha A bem informada. Fail!

      Excluir
    3. dsclp, eu não vivo dentro da internet.

      Excluir
  7. Nao entendi. Quer dizer q a familia ja sabia q ele tomava hormonio femenino desde hace mucho tiempo? A Kris Jenner soube disso antes de se casar com ele? Entao por que no principio os integrantes do cla Kardashian-Jenner ficaram surpresos com a novidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém disse isso! Ele tomou hormonios e fez cirurgias faciais para feminilização do rosto da década de 80 depois do segundo casamento, mas desistiu e parou com o processo. Kris Jenner descobriu inicialmente que ele era cross dresser, mas já casada com ele, e só mais tarde veio saber sobre a transexualidade. As filhas e enteadas foram sabendo aos poucos, algumas o flagraram vestido de mulher, comentaram sobre o problema, e na sequencia nunca mais tocaram no assunto até tudo vir a tona.

      Excluir
  8. O mio babbino caro
    Sabe que o menino que passar debaixo do arco-íris vira moça, vira
    A menina que cruzar de volta o arco-íris rapidinho vira volta a ser rapaz
    A menina que passou no arco era o
    Menino que passou no arco
    E vai virar menina
    Imagina

    ResponderExcluir
  9. Nessa foto, ele faz lembrar a (des)Graça Foster...OMG

    ResponderExcluir
  10. Taí uma coisa que ainda é novidade pra mim... Ele era lindo como homem, nos anos 70... mas as pessoas têm que ser felizes, da maneira que elas acharem que devem...

    ResponderExcluir