domingo, 26 de abril de 2015

A GLOBO E EU

Hoje, 26 de abril, a TV Globo completa exatos 50 anos de idade. Sexta-feira passada eu escrevi uma coluna no F5 comentando a estranha relação de amor e ódio que os brasileiros têm com a emissora. Hoje vou falar da minha relação pessoal com ela, quase sempre de amor. Se bem que um pouco menos do que quando eu era adolescente, é verdade. Naquela época eu torcia pela Globo como outros meninos torciam por seus times de futebol. Cheguei a ficar triste quando Renée de Vielmond, então uma estrela em ascensão, trocou a Globo pela Tupi. Porque a emissora dos Marinho, que consolidou sua liderança por volta de 1970 graças à novela "Irmãos Coragem", realmente fazia uma televisão muito melhor que a da concorrência. A Tupi não tinha um comando claro; a Record não conseguia recuperar o brilho da era dos festivais; e a Excelsior, talvez a única que poderia fazer frente, havia sucumbido com um empurrãozinho do regime militar. Enquanto isto, a Globo se livrava de suas atrações mais popularescas (Dercy, Chacrinha), mesmo com elas dando muita audiência, e apostava numa sofisticação jamais vista em nossas telas. Deu certo: atraiu anunciantes e logo se firmou em primeiríssimo lugar, deixando as outras na poeira. Mas ao longo dos anos eu também fui me afastando do canal. Até "Avenida Brasil", a última novela que eu realmente tinha acompanhado havia sido "Vale Tudo", em 1988. Quase nada da dramaturgia feita lá nos anos 90 me interessou. Mas a esta altura eu já tinha alguns amigos "globais", e comecei a ter notícias dos bastidores. Até que, no final de 2013, fui chamado para trabalhar lá. Passei quase um ano e meio no "Vídeo Show". O novo formato não foi o sucesso que nós esperávamos, mas a experiência foi inesquecível. Aprendi muito, me diverti muito, conheci muita gente boa e vi a máquina funcionando por dentro. Descobri que ela é tão incrível quanto a gente imagina, mas que também tem restrições - como qualquer empresa, aliás. E, como empregador, é simplesmente o mais generoso para quem já trabalhei. Plano de saúde top, dois bônus por ano, cesta de Natal farta e, o melhor de tudo, dezenas de cursos inteiramente grátis sobre roteiros, tendências, o escambau. Aproveitei o máximo que pude, porque sabia que podia durar pouco. E durou: meu contrato venceu no final de 2014 e não foi renovado, assim como o de muita gente. Hoje estou na Fremantle, a maior produtora de TV do mundo, ganhando mais e fazendo o que eu gosto. Mas não guardo a menor mágoa da Globo: acho uma puta casa, e tenho a sensação de que algum dia os nossos caminhos irão se cruzar de novo. Plim plim.

30 comentários:

  1. É por que vc nunca foi pro pau de arara

    ResponderExcluir
  2. Mano n dá! Cresci nos anos 90 e adolescente já me ligava na manipulação da Globo, me dava raiva!!! Eu achava patético a família assistindo novela, as mensagens subliminares, humf...a UDN, Globo precisam largar o OSSO! A Globo foi nociva até mesmo pra dramaturgia, bloqueou até 95 tv a cabo, fudeu a digital, n dá...

    ResponderExcluir
  3. A Globo é muito melhor do que a média do público que ela entretém no dia a dia...
    Se você não tem capacidade crítica, é a você que a Globo se dirige.
    Se você tem capacidade crítica, mas se diverte com a Globo, parabéns pelo bom humor! Sinal de inteligência.
    E os que se sentem acima das "manipulações" da Globo, do seu viés ideológico, etc, é só mudar de canal, desligar a TV, procurar algo na internet...
    Coisa que, aliás, muitos tem feito nos últimos anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Globo ainda vai manter soberania nas telecomunicações no brasil, eles estão investindo em todas as plataformas, A Globo compra o formato de shows pra que as outras emissoras não produzam eles
      bem como lembrou o Ricardo Feltrini, a Globo não é apenas feita de boatos de manipulação, é algo que é realmente verdade, mas obviamente como somos todos brasileiros e acima disso humanos criamos boatos descabidos

      Excluir
  4. Tu faz o que na Fremantle? está desenvolvendo algum reality show, ou algum programa? conta mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou diretor de desenvolvimento e conteúdo. Estou envolvido em diversos projetos, mas o que mais tem me ocupado no momento é a sitcom do Tom Cavalcante, "#Partiu Shopping", que estreia em junho no Multishow.

      Excluir
  5. De fato o Video Show tá sendo um fracasso, na realidade ao invés de renovar o formato o programa deveria ser extinto, simplesmente

    ResponderExcluir
  6. Ontem mesmo eu estava comentando com o bf como a televisão da Alemanha é uma merda catastrófica e ainda é cobrado um imposto bem carinho por domicílio para mante-la (tenha você televisão ou não). A maioria dos canais é pública (sendo 2 nacionais e diversos regionais, mas que são transmitidos no país inteiro). Existem uns canais privados, mas a programação é quase toda de reality shows fuleiros feitos por produtoras terceirizadas. Quando eu morava em apto com tv a cabo, eu vivia na BBC e na CNN. Agora que não tenho, prefiro... a Globo! A tv alemã não gera nenhum "não estou disposta".

    ResponderExcluir
  7. Desde 92, no Canadá, que a televisão não faz parte quase alguma na minha vida.

    Acho uma alienação total!

    Desde que chegou a internet, sou só de internet. E no começo minha internet era só de textos, textos e textos (modem 56Kb - olha a maçonaria aí gente!).

    A Globo é competente tecnicamente, mas criminosa ideologicamente.

    Agora estou passando por um fase de profundo desprezo por "celebridades" globais de qualquer tipo.

    Aquela Sandra Annenmberg é a que eu mais detesto.

    Vive rindo que nem uma idiota de absolutamente tudo!

    Toda vez que a vejo fico com extrema irritação.

    Novela boa última para mim foi Vale-Tudo e Que Rei Sou Eu.

    Se bem que estava falando no Sábado que o texto desse autor da Avenida Brasil são muito bons. Mas ainda assim é novela.

    Não dá pra levar a sério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa. Vc chegou no Canadá antes da Luisa.

      Excluir
    2. "A Globo é competente tecnicamente, mas criminosa ideologicamente." Vontade de tatuar isso na minha testa e te dar um beijo na boca e onde mais você possa querer! Matou a pau e resumiu perfeitamente!

      Excluir
    3. O mio babbino caro
      Globo, tô fora. Se como, é miando. Nem por isso o "bispo" me leva.
      Oque é aquele Império da Globo em Paraty?

      Excluir
  8. Parabéns pelo seu sucesso Tony! n vejo a hora de ver o programa do Tom, um cara foda...mas n dá pra defender a Globo cara...eles são tem sangue nas mão, toda vez que morre um menino na favela, indiretamente também é culpa dos Marinho...a ditadura militar fez um msl tão grande para o país, que até hoje não temos soberania, estamos a merce de tipos como aquele Chequer que trabalha com a CIA privatizada, não temos um serviço de inteligência...não existe mobilidade social...em nome da democracia e de todas as vitimas da ditadura (a boca do filho da Zuzu Angel foi amarrada num carburador), FIM DA CONCESSÃO DA REDE GLOBO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, falta inteligência.

      Excluir
  9. escreve sobre isso vai http://en.wikipedia.org/wiki/Frei_Tito

    ResponderExcluir
  10. As unicas coisas que vejo na TV atualmente: futebol e culinária.

    ResponderExcluir
  11. Sobre o filho da Zuzu, colocaram a boca dele no escapamento de um carro.

    ResponderExcluir
  12. A Globo e Eu: cresci assistindo Xou da Xuxa. Queria ser a Xuxa descendo daquela nave e divando todos os dias. Sabia todas as coreografias, e fazia meu pai comprar todos os k7 dos álbuns delas. Muitos dizem que o beijo gay e o modus operandi gay nas novelas é a instalação da ditadura gayzista, mas acho que foi a Xuxa e seu pacto nefasto com o tinhoso que foram o embrião disso tudo. Hoje sou quase uma mulher, e culpo isso a Xuxa e aos Marinho. Espero sinceramente que com a ida dela pra ungida Record, EDI Macedo consiga fazer algum feitiço reverso para anular tudo o que ela causou de mal ao país, e aos meninos da minha geração.

    ResponderExcluir
  13. Fique tranquilo, Rosana Star concluiu sua obra.

    ResponderExcluir
  14. Preguiça de gente culpando a Globo por todas as mazelas possíveis. Mimimi chato do caralho.

    ResponderExcluir
  15. Nao da pra acreditar que vc, Tony, dono de um dos melhores textos da internet, tenha participado da concepcao do q foi o a ultima temporada do video show.. Falta um post falando sobre isso.. vc nunca contou o q aconteceu, nunca expos aqui a razao mais logica para o insucesso do programa e a sua opiniao de forma generica sobre a programacao da globo para essa faixa de horario.. Pessoalmente eu tenho a impressao de q se os executivos de la optassem por reprisar novelas de sucesso durante toda a tarde seria a melhor escolha, principalmente em termos de audiencia.

    ResponderExcluir
  16. O problema da Globo é o seu monopólio de fato. Mas a culpa não é dela; é do CADE, que devia mandar cindir essa empresa em várias.

    ResponderExcluir
  17. O que mais incomoda na Globo é o seu partidarismo. Noticiário parcial e tendencioso. E aquela gente que fala igual, como um bando de teleguiados.

    ResponderExcluir
  18. O mercado deu espaço ao profissional mestre em criar conteúdo ruim. No jornalismo, na televisao e na arte. Eles são mestres em produzir, de forma extremamente competente, mídia para o cidadão de cabeça vazia. O ponto é que com a democratização da comunicação, as pessoas então se sentindo idiotas por serem enganadas com tanta coisa ruim. Parece que qualquer um pode fazer esse lixo. Qdo dizem que a televisão na Alemanha é ruim, é pq o Europeu já esta educado pra não aceitar porcaria. Então a televisão deles é incompetente? Não! Em um mundo mais inteligente, roteiristas , artistas e produtores serão vistos como pessoas sem importância e que nada agregam ao mundo. Hoje artistas são meros sacos de pancada de um público invejoso. A estratégia de culto ao herói não funciona mais...melhor criar algo que seja muito útil as pessoas e ao processo de democratização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, pessoas de cabeça vazia. Ou cheia de merda, como a sua.

      Excluir
  19. Esse papo seu me soa um tanto quanto demagógico (confirmado pelo seu descarado auto-convite de volta).
    A globo produz algumas coisas boas, de qualidade e tal. Mas como toda mídia de massa, é tendenciosa, popularesca e descaradamente parcial; Itens que todo intelectual que se preza, desaprova.
    Me equivoquei em alguma afirmação Tony?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc aguenta ser seguido por esse bando de imbecis?

      Excluir
    2. Previa que sim, ao escrever "intelectual que se preza".

      Excluir