quarta-feira, 4 de março de 2015

REINAÇÕES DE RENANZINHO

“Cría cuervos, que te sacan los ojos”. Este antigo provérbio espanhol cabe direitinho na situação atual entre o governo e o presidente do Senado. Tanto Lula quanto Dilma fizeram vista grossa às falcatruas de Renan Calheiros, pois o viam como um aliado no comando de uma das casas do Congresso. Sempre orientaram os parlamentares petistas a proteger o potentado alagoano. Eu cheguei a escrever ao então senador Eduardo Suplicy cobrando uma posição, e ele me respondeu saindo pela tangente. Portanto, bem feito. Renan só é aliado de si mesmo, e bastou que a água lhe espirrasse na bunda para ele mostrar suas garras. Recusou o ajuste fiscal, que é dolorosíssimo porém necessário, e agora ameaça rejeitar o próximo juiz indicado pela presidenta para o STF – quem quer que seja ele. Verdade que Dilma está há sete longos meses procurando (e não encontrando) um nome que seja simpaticíssimo ao PT, mas essa reinação de Renanzinho pode custar mais alguns impasses ao Supremo. O Executivo tolerou e até alimentou esse monstro: agora que não se faça de coitadinho. Ah, e antes que eu me esqueça: é igualmente horrível ver senadores do PSDB aplaudindo a atitude de Renan, quando eles sabem muito bem que as medidas propostas por Joaquim Levy são exatamente as mesmas que Aécio tomaria se tivesse sido eleito. Oposição se faz a quem está no poder, não ao país inteiro.

7 comentários:

  1. "Cría cuervos que te sacarán los ojos", ou "y te sacarán los ojos" , adoro este filme do Saura, com uma jovem Geraldine Chaplin:
    https://www.youtube.com/watch?v=HpGv5NL3x8A

    ResponderExcluir
  2. O que diferencia as medidas se tomadas por Aécio é que Aécio não escondeu de ninguém que as tomaria, então estariam revestidas de legitimidade com o aceite dado pelo voto. Já Dilma jurou que não tomaria medidas semelhantes.
    O problema não são as medidas. O problema são as mentiras e o fato de que Dilma acabou eleita sob um falso pretexto.

    ResponderExcluir
  3. Achei essa info sobre senado x stf: "O Senado rejeitou cinco indicações para o Supremo Tribunal Federal durante os 125 anos da história republicana brasileira. Todos os nomes foram recusados durante um único governo, o do general Floriano Peixoto, segundo presidente do Brasil. Apenas como comparação, nos Estados Unidos foram rejeitadas 12 indicações nos últimos 225 anos de República."

    Ou seja, seria uma baita crise institucional se renanzinho continuar a fazer o Brasil refém de suas reinações. Já não basta a fritação com a rejeição do ajuste fiscal. E tome dólar a 3,50.

    ResponderExcluir
  4. PSDB morreu. Se eles perdem SP acabou.

    ResponderExcluir
  5. Não concordo quando você fala que Lula e Dilma fizeram vistas grossas às falcatruas de Renan. Eles são coautores do esquema, que, no fim das contas, servia para pagar, entre outras cositas, as campanhas do PT e aliados. Lula e Dilma sabiam do esquema, aparelharam o Estado e as Estatais para viabilizar o esquema, e foram os principais beneficiários do esquema! Alguém na República ganhou cargos mais altos do que eles?
    Quanto ao PSDB, concordo com o anônimo que diz que o PSDB morreu... Ou está moribundo. Mas, adorei ver eles apoiando o endurecimento do Congresso contra a ditadura das medidas provisórias. Óbvio que eles não tem autoridade moral para criticar e que são hipócritas, já que se estivessem no poder, fariam igualzinho(e FHC fez no passado).
    Mas, não interessa tanto se Renan fez por pirraça ou se Aécio apoiou por pura canalhice: importa mais que esse abuso tenha vindo à tona, e que essa prática pervertida do sistema seja definitivamente sepultada.
    .
    Tão bobinho eu...nem deveria escrever tamanha asneira... óbvio que vai tudo continuar como antes...

    ResponderExcluir
  6. Nunca me senti tao impotente como brasileiro...se espera de políticos, de qualquer partido, que tenham ao menos um certo patriotismo na condução do país. Recusar o ajuste fiscal é submeter o país a especulação pesada, ao agravamento de uma crise que embora instalada, ainda pode ser contornada se o ajuste for feito agora. O ato desse pulha é de uma irresponsabilidade imensurável, e o aplauso da oposição mostra seu estado amador de pensar o país, tendo a oportunidade de mostrar trabalho, faz apenas pirraça contra o governo. N sei o que nos espera.

    ResponderExcluir
  7. A citação incial é perfeita, e bem feito para o pt...acabas o post com outra máxima para mim: "Oposição se faz a quem está no poder, não ao país inteiro." É lamentável, mas o que se vê é o que sempre fizeram, barganham a Nação por dinheiro, poder...e o povo, ah povo passa fome, diria Nei Lisboa.
    ps. Catrinho respeito e abraço

    ResponderExcluir