quarta-feira, 18 de março de 2015

A DILMA ISRAELENSE

Era uma vez um país cujo governo já estava desgastado depois de um certo tempo no poder. A economia não ia lá muito bem das pernas e havia um sentimento disseminado entre parte da população de que estava na hora de mudar. Vieram as eleições, e a campanha foi acirradíssima. O partido da situação usou uma estratégia arriscada: o medo. Conseguiu criar a impressão de que as coisas ficariam ainda piores sem ele. Resultado: ganhou raspando, e agora vai ter que administrar os problemas que ele mesmo criou. Esta história que nos é tão famiiar acaba de se repetir em Israel, onde o direitista Likud foi o partido que conquistou mais cadeiras no parlamento. Isto quer dizer que Benjamin Netanyahu continuará sendo o premiê, e que a paz no Oriente Médio ficou ainda mais distante. Justo no momento em que os Estados Unidos tentam costurar um acordo nuclear com o Irã, que "Bibi" já avisou que irá torpedear. Pois é, israelense não sabe votar. Pelo menos o sistema de lá é parlamentarista, e o governo pode ser trocado mais facilmente do que por aqui.

5 comentários:

  1. Quem sabe votar? Mais de 200 mil anos de evolução da espécie e ainda somos convencidos pelo medo e pelo carisma na hora de escolher nossos mandatarios. Tenho pena é dos palestinos agora. Bibi nao vai ser razoavel agora e vai pra cima

    ResponderExcluir
  2. Depois de rir horrores das manifestações do dia 15 e lamentar por aqueles que perderam o sagrado domingo, gostaria de avisá-lo que o calendário eleitoral não mudou. Segundo o TSE, haverá eleições presidenciais em 2018. Se manifestações resolvessem alguma coisa, os nossos pobres teriam transporte coletivo gratuito, e os gritos de "o povo não é bobo" já teriam transformado a Globo em TV Gazeta #Sóquenão
    O brasileiro e o israelense não sabem votar? Pode até ser. Mas tanto o Bibi quanto a Didi são frutos da democracia. E esta é a palavra mais odiosa para os maus perdedores, que só a valorizam quando suas escolhas prevalecem. Lembra muito bem a fábula da raposa e as uvas verdes.

    ResponderExcluir
  3. cadê a classe artistica provocando mudanças nessa instituição tão poderosa chamada rede globo?
    cadê a classe artistica recusando trabalhar na rede record?
    cadê a classe lgbt indo contra o padrão da própria comunidade?
    cadê a classe lgbt fazendo greve do entretenimento gay que faz o movimento políticos perderem a força?

    ResponderExcluir
  4. É suficiente para o povo saber que houve uma eleição. As pessoas que votaram não decidem nada. As pessoas que contam os votos decidem tudo.
    -- Joseph Stalin

    ResponderExcluir
  5. A CIA/PSDB jogaram um jogo sujo nas últimas eleições. Eu dou meu cu pro Bibi se as manifestações de junho foram espontâneas, espontânea tipo no Egito que agora tem um militar 1000x pior q o Mubarack e que gastou bilhões em aviões Franceses. Qdo PSDB está no poder quem governa é o EUA. Eles cortam acordos, eles espiam, eles esmagam inimigos, eles controlam a polícia brasileira. Cabe a nós defender a nossa soberania.

    ResponderExcluir