quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

TÔ FICANDO ATOLADINHA

Calma, gente. A capa da "Economist" com a passista afundando no pântano é só para a América Latina. No resto do mundo, a revista destaca uma reportagem sobre os novos telefones celulares. Ou seja, nosso vexame não é a nível planetário. Ufa. Obviamente isto não livra a cara do FHC, em cujo governo a inflação começou a sair do zero. Pois é: se ela tivesse se mantido nesta marca, obtida no primeiro dia do Plano Real, não estaríamos hoje nos aproximando dos 8% ao ano, já acima do teto estabelecido pelo Banco Central. Mas isso a mídia golpista finge que não vê, não é mesmo?

38 comentários:

  1. Na verdade, o FHC terminou o 2º mandato dele com 12% de inflação.


    E o povo aqui com medo de deflação (que realmente é muito pior).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpa, mas, até 2002, Lula passou décadas pregando desvarios econômicos que afundariam o Brasil em 1 mês, com prejuízos pra mais de uma geração!( como o calote da dívida externa). então, qualquer um sabe que os 12% de 2002 tem grande influência do que os economistas chamam de "fator lula", ou seja, o temor que o país tinha de que ele fosse eleito e implementasse seu plano maluco. só em julho de 2002 os mercados se acalmaram quando Lula divulgou uma carta aberta se comprometendo a seguir a Bíblia econômica de FHC(o que ele efetivamente fez e colhe frutos saborosíssimos até hoje)
      Já quando algum petista resolve pensar por conta própria, o resultado é mensalão, petrolão, Dilma e sua política acéfala...
      FHC não é santo! mas o pecado de desdenhar da inflação, esse ele não cometeu...

      Excluir
    2. Bem lembrado, Bruno.

      Excluir
    3. Bruno, mensalão e petrolão também é herança do FHC.

      Excluir
    4. A História deve ser justa com seus personagens. Realmente, no governo Itamar, o FHC, ministro da fazenda, comandou a equipe que livrou o Brasil da hiperinflação, que passou de 1.000%. Estamos em 1994. Já em 2002, com 12% de inflação e outra dezena de porcento de desemprego, podemos colocar uns pontos no temor do mercado com aquele que viria a ser o melhor presidente do Brasil: o Lula. Mas o fator Lula nem sempre explica tudo.
      Pra quem gosta de números de inflação, sem considerar o contexto histórico, os números estão aí:
      Governo FHC:
      1995 = 14,7%
      1996 = 9,3%
      1997 = 7,4%
      1998 = 1,7%
      1999 = 9,52% (Teto da meta de 10%)
      2000 = 6,59% (Teto da meta de 8%)
      2001 = 7,67% (Teto da meta de 6%)
      2002 = 12,53% (Teto da meta de 5,5%)
      Governo Lula:
      2003 = 9,3% (Teto da meta de 5,25%)
      2004 = 7,6% (Teto da meta de 8%)
      2005 = 5,69% (Teto da meta de 7%)
      2006 = 3,14% (Teto da meta de 6,5%)
      2007 = 4,46% (Teto da meta de 6,5%)
      2008 = 5,90% (Teto da meta de 6,5%)
      2009 = 4,31% (Teto da meta de 6,5%)
      2010 = 5,91% (Teto da meta de 6,5%)
      1º Governo Dilma
      2011 = 6,50% (Teto da meta de 6,5%)
      2012 = 5,84% (Teto da meta de 6,5%)
      2013 = 5,91% (Teto da meta de 6,5%)
      2014 = 6,41% (Teto da meta de 6,5%)

      Excluir
    5. Pois é, no entanto Lula baixou a inflação.


      E sinceramente, meta de inflação de país desenvolvido é 2%. Aqui é que temos pé no chão de estarsempre ao redor da meta de 6,5%

      Excluir
  2. Na verdade, o pior mesmo é a estagflação, que é exatamente o que está acontecendo no Brasil neste momento: economia parada e preços em ascensão, mesmo com o consumo diminuindo

    ResponderExcluir
  3. Javascript me gongando, não consegui clicar em responder na caixinha, mas sobre os 12%, todo ele vai na conta do Lula? Qual era a inflação antes do efeito Lula? Eu era muito jovem me ajudem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, desses 12%, calcula-se que 4 a 5 pontos percentuais seja referente ao efeito Lula. Ou seja, mesmo sem o efeito Lula era uma inflação alta também. A questão é que FHC pegou a inflação na casa dos 2.477% no ano de 1993 e a trouxe para patamares de até 10% ao ano. De lá pra cá, os fundamentos foram relaxados pelo governo dilma, e tudo pode acontecer...
      E os Petistas não parecem crer que, em termos de inflação no Brasil, o céu é o limite...
      Não é o índice atual de inflação que é importante, mas sim a postura do Gonverno diante dele...
      Talvez a Dilma tenha dado o braço a torcer tarde demais, quando já não tem apoio no Congresso pra fazer quase nada...

      Excluir
    2. Dilma acaba de ser esculachada por ministros do STF. Foi chamada de omissa por não nomear o substituto do Joaquim Barbosa, que não saiu à francesa e anunciou a partida há quase um ano atrás. Logo deixará de ser associada à D. Maria, a Louca, para ser comparada à Geni, a da bosta.

      Excluir
  4. Tony! CHEGA! Todo mundo sabe q foi o FHC q quebrou a economia 3x...estude mais pra saber DE QUEM foi o plano real, e bela o plano real bee, muita gente quebrou com a maxi desvalorização do real no seu segundo mandato, tudo como Tio Sam pediu, mais pau mandado q aquele adúltero maconheiro n existe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PÉÉÉ PÉÉÉ PÉÉÉ Petista detected!

      Os petistas não suportam a ideia de terem sido contra o Plano Real, que acabou com a inflação no Brasil. Aposto que você era jovem demais naquela época e não se lembra da hiperinflação.

      Sem falar que Lula manteve a mesma política econômica de FHC em seu governo...

      Fora que este post não é em defesa do FHC. É mais uma tiração de sarro da obsessão do PT de jogar tudo nas costas dele. Só cola com convertidos como você.

      Excluir
    2. Adúltero maconheiro? Já me interessei

      Excluir
    3. Faz discurso esquerdista e usa "adúltero" e "maconheiro" para ofender seu desafeto. Bee, precisa definir quem é sua referência, Zambininha ou Sheherazade. Estamos de olho!

      Excluir
  5. Como eles são bons no que fazem, COMO SÃO BONS!!!!! Na era FHC até deram uma indicação ao Oscar para manter o otismo alive, enquanto um estagiário ganhava 100 reais por mês, desemprego batia record, e DAVAM empresas de valor estratégico, hj na mão deles...olha eu pago um pau!! UM PAU!!! Pro império! Roma era maior? Era...mas o império aperfeiçou a técnica da manipulação a um ponto assustador! Olha essa capa mano!!! Olha o q fizeram com o berço da civilização!!!! E ninguém se revolta! Bee!!! Wake up and smell the coffee!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só indicação do Oscar? Não ganhou? Que incompetência. Tem que investigar Hollywood, tem que ver isso ai.

      Excluir
    2. FHC deu as empresas tudo de graça pros "irmãos" maçons ganharem a vida na custa da gente...

      Os "irmãos" nas empresas públicas são mandados a serem incompetentes.

      Jogo de bodes véios.

      E os "irmãos" da The Economist se fazem de espantados!

      Tudo um grande teatro corrupto.

      Jornalismo há muito tempo virou prostituição. Desde 1800s. Ou até mesmo de quando a invenção da prensa de Gutenberg.

      “There is no such thing, at this date of the world’s history, in America, as an independent press. You know it and I know it. There is not one of you who dares to write your honest opinions, and if you did, you know beforehand that it would never appear in print. I am paid weekly for keeping my honest opinion out of the paper I am connected with. Others of you are paid similar weekly salaries for similar things, and any of you who would be so foolish as to write honest opinions would be out on the streets looking for another job. If I allowed my honest opinions to appear in one issue of my paper, before twenty-four hours my occupation would be gone.

      The business of the journalists is to destroy the truth; to lie outright; to pervert; to vilify; to fawn at the feet of mammon, and to sell his country and his race for his daily bread. You know it and I know it, and what folly is this toasting an independent press? We are the tools and vassals of rich men behind the scenes. We are the jumping jacks, they pull the strings and we dance. Our talents, our possibilities, and our lives are all the property of other men. We are intellectual prostitutes.”




      John Swinton, the former Chief of Staff for the New York Times, New York Press Club in 1880.

      Excluir
    3. And them he resigned from the press opened a male brothel in Lower East Side Manhattan and lived happily ever after.

      Excluir
  6. O Brasil é tão irrelevante para o mundo que não vale uma capa global.

    ResponderExcluir
  7. Alguem faz uma montagem com essa capa e uma foto da claudia milk, por favor...
    Grato.

    ResponderExcluir
  8. Tomara que seja realmente sancionada a taxa sobre grandes fortunas.

    Não faz sentido apenas a classe média pagar a conta pelo assistencialismo do governo, pelo rombo provado pela corrupção e pela má gestão da economia.

    Você será taxado Tony?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Minha fortuna é tão grande que eu posso me dar ao luxo de escrever este blog de graça e ainda perder boa parte do dia com vocês, meus amores.

      Excluir
    2. Ainda bem que você tem a generosidade de dividir seu conhecimento e seu precioso tempo conosco. E a sua fortuna com o governo <3 <3

      Excluir
    3. Tony , falando sério agora . O que vc acha de taxar em 5% PF com renda anual acima de 1 milhão e meio? Algo que o Obama fez e ajudou os Estados Unidos a sair da crise e que está na constituição brasileira e nunca existiu por causa dos lobistas que financiam as eleicoes ?

      Excluir
    4. Acho justíssimo. Não dá para a classe média pagar toda a conta do governo já que os mais pobres não pagam IR (mas pagam todos os outros impostos...). Os ricos têm privilégios indecentes no Brasil, mas cadie coragem política para mexer nesse vespeiro?

      Excluir
    5. Na França foi um desastre. Todos os investidores saíram do país.

      Excluir
  9. Fico triste quando um brasileiro, com certa idade (2 anos menos que Madonna) e muita inteligência, se presta ao papel de se juntar aos detratores do próprio país. Vê se bem a importância que a Europa (e os EUA) dão ao Brasil: uma capa regional. E que se presta ao quê? A desestabilizar ainda mais (porque, sim, a Dilma tem culpa também) o país, política e economicamente, porque uma direita raivosa e entreguista, apoiada por meios de comunicação da Casagrande e Caserna e por forças externas, não conseguiu ser eleita democraticamente. (E nossa imprensa vira-latas e lambe-botas faz festa em cima da capa de um pasquim estrangeiro. Que falta de autoestima e compostura!)
    Agora, se vê que aquele post "Impeçamos o Impeachment" transborda de hipocrisia. Tudo se encaminha para tirar o governo do poder -- é a vocação ao golpe que nossa mídia e nossa direita tem --- nem que, para isso, seja necessário esfacelar o país primeiro para, depois, vender tudo a preço de banana.
    O Brasil, se depender de alguns, sempre será Banânia, e a Banânia sempre será colônia.
    Há quem tenha orgasmos múltiplos ao falar de FHC. Mas, graças a Deus, ele nunca mais será nem vereador no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson, só avisando: você está a apenas um comentário mal-criado de ser banido do meu blog para todo o sempre.

      Excluir
    2. E o vestido, Emerson? é preto e azul ou branco e dourado?

      Excluir
    3. Ok, Tony. Eu me desculpo publicamente pelo meu excesso de "chatice". Prometo que tentarei ter mais delicadeza nos meus próximos comentários.

      Excluir
    4. Não precisa prometer, não. Tire umas férias. Vá passear na Venezuela' um país tão bonito [ellos son nosotros mañana!].

      Excluir
    5. Que nada! Manda ela parar de dar uma de Dona Solange.

      A ditadura acabou!!

      E nunca ffoi boa!

      Apesar de ter gente querendo a volta dela nos dias de hoje.

      Simples assim.

      Excluir
    6. Tô confuso: petista se desculpa?

      Excluir
  10. "Tudo se encaminha para tirar o governo do poder " Deus te ouça, Emerson. Mas vem cá e fica aí mesmo: Tu é chato pracarai. Pena q tu vai sair, né? tá cedo fio, tomais uma ... na bunda, é claro q eu sou bonzinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não compreendo seu dialeto, querida. Sua inteligência não lhe permite ser chato.
      "Tudo se encaminha para tirar o governo do poder...", mas só Deus sabe se a empreitada será bem-sucedida.

      Excluir
  11. O jornal da Globo de ontem não fez distinção entre capa global ou não; comparou esta com as capas dos últimos anos ( as do Cristo Redentor).

    ResponderExcluir
  12. Eu só queria dizer que de uns 3 anos pra cá meus gastos com supermercado aumentaram em mais de 50% e com plano de saúde uns 25%.
    Sem falar nas outras coisas. Mas essas são do pacote indispensáveis (não, não confio no SUS).
    E o que eu ganho simplesmente não aumentou.
    Então não tem como eu achar que está tudo no caminho certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao longo de 2015, você poderá manter suas compras de supermercado nesse nível [25% mais caro], mas reduzindo variedade e quantidades a 1/3 do passado.

      Excluir