sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

O VILÃO DESMASCARADO

Nestor Cerveró ameaça processar quem produzir máscaras de carnaval com seu rostinho inconfundível. Alega direitos de imagem e possíveis danos morais. Os fabricantes já cederam, pois não querem saber de problemas: tudo depende da interpetação do juiz de plantão, e o Brasil não tem uma tradição sólida de defesa da liberdade de expressão. Mas este caso abre um precedente gravíssimo. O carnaval brasileiro nunca livrou a cara de ninguém. As máscaras sempre retrataram quem estivesse no noticiário naquele momento, para o bem e para o mal: Lula, Saddam Hussein, Osama Bin laden, Joaquim Barbosa. Nenhum deles falou em processo. Algum babaca politicamente insuportável pode dizer que a fisionomia de Cerveró não se encaixa no padrão estético vigente, e que portanto ele faz parte de uma minoria fragilizada que precisa ser protegida. Mas não é porque tem um olho caído que o ex-diretor da Petrobrás periga virar máscara. É porque está no centro do maior escândalo da história do Brasil, que tragou uma fortuna inimaginável dos cofres públicos e solapou a imagem do país no exterior. Cerveró é a cara desse verão inclemente onde está derretendo tudo, inclusive nossa confiança no futuro. Seu mau exemplo pode inspirar políticos e outros vilões a tentar impedir que sejam satirizados em programas de TV ou caricaturados em charges nos jornais. Pelo menos a marchinha do bloco carioca Lima É Tio Meu continua liberada: "Lindo, lindo, lindo / É o Cerveró/ Por favor seja bem-vindo / A casa é sua: o xilindró".

15 comentários:

  1. Mas é o que o diz a CF + código civil. Até noticiários seriam proibidos de mostrar a imagem de qualquer um se não fosse uma forçação de barra interpretativa a favor da imprensa. Mas isso não vale pra peixes pequenos como a mísera fábrica de máscaras de carnaval de São Gonçalo.

    Apesar que eles podiam fazer uma máscara de olho torto qualquer e dizer que NÃO é ele. Até hoje quase ninguém sabe que o Mike Meyers do Halloween é uma máscara do William Shatner pintada de branco. Nunca vi a Paramount, nem o próprio capitão Kirk se mexerem. Mas EUA são outra coisa...

    ResponderExcluir
  2. Não entendo essa obsessão pela "imagem do país". Aparece em toda notícia/post em que alguma coisa negativa é divulgada, como se fosse muito mais importante de que o fato divulgado em si, do tipo "Ai, o que os outros vão pensar de nós?" Parece que tudo que é feito no Brasil é para consumo externo, o antigo para inglês ver.
    Porra, não importa o que vão pensar! Que tal tentar controlar o que pode ser controlado e cair em cima desses corruptos. o resto se acerta sozinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palmas, Roberto! Pensei o mesmo quando li "solapou nossa imagem no exterior." Really, bitch? Os EUA exercem o imperialismo americano no oriente médio destruindo países e fedendo com a vida de milhares de pessoas e vai ver se eles estão preocupados se a imagenzinha deles está arranhada!

      Excluir
    2. A Petrobrás tem ações negociadas na Bolsa de NY. Os investidores americanos estão fugindo delas como o diabo da cruz, e alguns estão processando a empresa. Isso é gravíssimo. Além do mais, prejudica a imagem de outras empresas brasileiras que procuram capitais no exterior: quem vai querer investir num país onde o próprio governo rouba suas estatais? Foi isto o que eu quis dizer.

      Excluir
    3. A Sabesp também tem ações na Bolsa de NY, mas escolheu bater recordes nesta Bolsa em vez de planejar e executar novas obras de captação, tomar medidas para proteger o Sistema Cantareira e educar seus clientes sobre a natureza limitada dos recursos hídricos. Mas falar sobre isso, este problema que nos assola dia apos dia é ofensivo demais, né Tony Azevedo? Vamos focar na Petrobras e no PT que a gente ganha mais...

      Excluir
    4. Focar na Petrobrás que a gente ganha mais???? Vamos pensar quem ganha/ganhou com o assunto citado... o povo???hummm. acho que não... Ih Tony, será que você tá tendo visitas ilustres no seu blog?
      Calma gente.. só brincadeirinha!

      Excluir
    5. Temos muitos problemas no Brasil. Mas, por favor apontem problemas de desvios financeiros da Sabesp. Nunca ouvi falar. O foco na Petrobrás, empresa cuja saúde financeira concerne a todos os brasileiros, seus verdadeiros acionistas, quem ganha são petistas e pmdebistas ilustres como vc, Anônimo. Com valores inócuos de mais de 88 bilhões de reais em corrupção desviado dos brasileiros para bolsos da eterna, juvenil e tb caquética esquerda. Só isso.

      Excluir
    6. Desculpe-me, Tony!
      Mas Anonimo das 16:04, vai tomar mo meio do seu edy, meu filho, ladrão que defende ladrão não tem 100 anos de perdão, você e a corja de bandidos do PT que vão pro meio do inferno!
      Não aguento mais essas algas cianoficeas petistas.

      Excluir
  3. Tem muita merda acontecendo, mas a pior delas é o pessimismo generalizado que tomou conta do Brasil, no fim a oposição quase ter voltado ao poder, gerou esse inconformismo todo, fomentado pela mídia e dá-lhe mimimi. Sim, Dilma é ruim pra caramba, a Petrobrás está sendo assaltada, mas esse mimimi eterno que vem desde outubro está fazendo muito mal para o Brasil. Querendo ou não, com carreata na paulista, com posts lamuriosos no facebook, com comentários cheios de ódio, ela continuará em Brasília pelos próximos quatro anos. Que nós brasileiros possamos ter a capacidade e a inteligência de tornar tudo um pouco melhor e não cada vez pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou seja: mimimi = ficar inconformado e não aceitar nem ser conivente com essa corja de bandidos que tomou o governo de cima a baixo.

      E quanto a ela continuar em bsb, isso é relativo. Se não viveu, pesquise Collor.

      Acho tão lindo quem acha mimimi querer um país melhor e diferente do que o atual governo (não) faz.

      Honey, isso se chama democracia. Mimimi é gente como vc chorar porque foram pegos roubando. Devia dar cadeia pra quem apoia ladrão.

      Excluir
  4. É muita cara de pau do Cerveró, aliás cara de...
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
  5. Eu achei a capa da época de mau gosto, mas não creio que deveria ser proibida (nem a capa nem as máscaras). Acredito que a sociedade deveria se regular qto a isso. Não gostou, não use, se quiser reclame, debata. Algo próx do caso Fernanda Gentil.

    ResponderExcluir
  6. Tony, onde será que acho vídeo da marchinha? Amei d+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não tem vídeo, pelo menos no YouTube.

      Dei uma procurada e o bloco não tem nem site. Mas descobri que ele sai no dia 17 de fevereiro, terça feira de carnaval.

      Excluir
  7. Se não pudermos rir de nossas desgraças, o que nos sobra? E viva a liberdade de expressão!

    ResponderExcluir