segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

NÃO PENSE NUM ELEFANTE

Em pleno escândalo de Watergate, o então presidente americano Ricard Nixon falou uma coisa que o perseguiria pelo resto de seus dias: "I'm not a crook" (eu não sou um bandido). A frase colou nele com tal tenacidade que até hoje o nome "Nixon" é associado à palavra "crook". É a velha história do "não pense num elefante": basta dizer isto para alguém, que esta pessoa imediatamente pensará num elefante. A maneira como formulamos nosso pensamento é tão importante que existe até um livro com o mesmo título deste post, escrito por Geroge Lakoff e dedicado a ensinar os políticos a usar os termos certos na hora de expressar alguma ideia. Uma leitura que teria feito bem ao ex-ministro Gilberto Carvalho. Ao se despedir de seu cargo, o braço direito de Lula tentou defender a própria inocência de um jeito tão atabalhoado quanto Nixon: "não somos ladrões", soltou ele. Tarde demais: agora já colou...

39 comentários:

  1. Bem observado. Mas, por aqui, o petismo se estruturou como religião.
    então, o "não somos ladrões" é um dogma. E ai de quem não acreditar! Vai arder no mármore do inferno!
    É dissonância cognitiva coletiva: só ouço o que eu quero. E a evidência contrária àquilo que eu penso é a prova de que aquilo que eu penso está certo.
    Faz todo sentido...

    ResponderExcluir
  2. Igual quando você fala que a Globo não faz lavagem cerebral nos seus empregados! Bingo! Ato falho detected!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santo Deus, como tem gente ignorante nesse mundo... Ou mau caráter mesmo.

      Excluir
    2. Sabe tenho um orgulho tao grande de vc trabalhar na maior emissora do pais, por anos vc fez esse blog de graca, deu muitas alegrias para mim e para muitos outros leitores, entao cada vez que vejo vc conseguindo novos projetos, como foi escrever para a revista men's health e para f5 fico cheio de alegrias por ver seu talento sendo reconhecido...beijos Fabio Tabalipa

      Excluir
    3. Detalhe- antes do BLOGUEIRO Tony Goes trabalhar na Globo ele ja fazia muitas criticas ( lembro do texto MA EDUCACAO) e tb elogios ao PT quando era pertinente ( eu acompanho o blog de longa data) entao quem esta misturando criticas ao PT com o fato de ser funcionario da GLOBO esta falando bobagem.... Fabio Tabalipa

      Excluir
  3. Não, não somos ladrões. SOMOS MENTIROSOS.

    ResponderExcluir
  4. Reinaldo Goes, pára que tá feio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a sensação de que esses comentários negativos vêm todos da mesma pessoa...

      Excluir
    2. Mais fácil criar essa versão para si mesmo e insinuá-la para os outros, do que aceitar que realmente está pegando mal sua obsessão em falar mal do PT.

      Excluir
    3. Sim, porque hoje em dia falar mal do PT pega SUPER MAL.

      Como diria o Celso Dossi: HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

      Excluir
    4. Falar mal cegamente pega SUPER MAL, mesmo que seja do PT. Ainda mais quando se varre convenientemente para debaixo do tapete os malfeitos de veículos como a Globo e de outros partidos, como o PSDB por exemplo. Sabe porque paga SUPER MAL? Porque a opinião da pessoa deixa de ser imparcial e isenta.

      Excluir
    5. Anônimo, como que uma opinião pode ser imparcial? Emitir opinião significa tomar partido, ficar de um lado ou do outro. não existe essa besteira de opinião imparcial, pelamordedeus.

      Vai estudar um pouco antes de comentar aqui, vai. Meu blog não é para quem não tem o ensino médio completo.

      Excluir
    6. Querido, é possível fazer uma análise crítica avaliando os dois lados da moeda, os prós e contras, tanto de um, como o de outro, mas como você confessa que é obcecado em falar mal do PT desde 2007 e está impedido de criticar a Globo, óbvio que não podemos esperar isso por aqui. Então é mais fácil tentar depreciar seus leitores e diminuir seu nível intelectual, atitude recorrente e que denota um certo desespero da sua parte. Para sua informação sou pós graduado. Não sei o seu nível de escolaridade, mas alguns de seus posts são tão rasos e suas reações as críticas tão infantis que parecem vir de um aluno de sétima série. Beijos!

      Excluir
    7. Pós-graduado que acredita em "opinião imparcial"? Dyzas...

      Excluir
    8. Parabéns por se orgulhar em emitir opinião de maneira parcial e tendenciosa.

      Excluir
    9. Parabéns por emitir comentários negativos atrás do anonimato, covardão.

      Excluir
    10. Melhor comentar como anônimo, do que ter medo de omitir opiniões. A propósito, você disse que está bloqueando comentários com ofensas pessoais, mas chamar seus leitores de ignorante, covarde, tacanho, etc é o que? liberdade de expressão. As regras só falem pra você, então né? Que lindo!!!

      Excluir
    11. O blog é meu e sou eu quem faz as regras, hahahaha.

      E as ofensas pessoais que eu tenho bloqueado vão BEM além de me chamarem de ignorante ou tacanho. É gente invadindo minha provacidade e tentando prejudicar meu trabalho que vem sendo bloqueada. Você, apesar de covarde e tacanho, continua tendo seus comentários liberados - por enquanto.

      Excluir
  5. Criticar o PT, ok. Agora criticar só o PT e cegar para todos os atos dos partidos de oposição é muito jeitinho Veja/Globo de opinar. Vou parar de ler seu blog, assim como parei com a Veja e com o jornalismo global. Ah, e falando em Globo, sério mesmo que você vai deixar passar em branco o assunto da semana? A série do Tim Maia que a Globo produziu para desmentir a história e deixar o RC bem na fita depois do filme que queimava sua imagem. Nenhuma palavrinha sobre isso? Nem que seja um post chapa branca...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No dia que alguém da globo falar mal de algo dela, me chama de xuxa porque vou tá pronto pra acreditar em duende.

      Excluir
    2. Me fala aí de uma empresa cujos funcionários podem criticá-la publicamente.

      Excluir
    3. Então quer dizer que bastou fazer oposição à quadrilha que se instalou no poder e enriqueceu a olhos visto para o Tony se tornar vítima desses ataques. Muito esclarecedor, eu diria! Esse povo merece ler o blog do Sakamoto (aquele que recebeu mais de um milhão de reais em 2013 para falar bem do governo - diga-se de passagem, a última vez que cruzei com o sakamotinho ele estava fazendo compras para o natal em uma mercearia de luxo aqui no meu bairro de 'zelite' branca de 'zóio' azul), ou o brasil247 (milhões e mais milhões.), entres tantos outros blogues do nariz marrom. Façam-me o favor, bando de militontos!

      * * *

      Tony,

      Obrigado por contribuir para o desmonte da mistificação criada pelo PT. Lendo os comentários dos últimos dias, dá para sentir o resultado dos mais de 5 bilhões gastos pelo DESgoverno em publicidade e toda a verba petista para a manutenção da M.A.V.
      Força, pois essa gente joga sujo quando diz combater ideias. A maioria de nós está com você!

      S2
      Bruno.

      Excluir
    4. Se você não pode opinar livremente sobre o assunto, porque tem interesses que te impedem de omitir uma opinião isenta, logo, o que você escreve é super tendencioso.

      Excluir
    5. Eu pelo menos mostro minha cara e meu nome. Gente que se esconde atrás do anonimato não pode cobrar isenção de quem quer que seja.

      Excluir
    6. Mostrar a sua cara e seu nome não faz da sua opinião isenta. E o meu nick anônimo não retira o meu direito de discordar da sua opinião. Estamos falando sobre conteúdo e não identidade. Se você não gosta dos anônimos em seu blog, tem duas opções: fechar os comentários ou permitir apenas comentários com identificação. Seja você a regulamentação da mídia que você quer. Ou não a que você não quer.

      Excluir
    7. Quando foi que eu disse que minha opinião era isenta? Eu tenho interesses como qualquer pessoa. Mas também tennho a coragem de me expor, coisa que você não tem.

      Claro que você tem o direito de discordar de mim. E se eu não gostasse dos anônimos, teria bloqueado-os há muito tempo. Mas um anônimo não pode vir me dar lição de moral. Só isto.

      Excluir
    8. Realmente não sabia que você criticava, elogiava ou omitia opiniões sobre pessoas, entidades, partidos ou situações para atender seus interesses pessoais. Expressar uma crítica ao que você escreve, mesmo sem dizer meu nome, sobrenome, foto, rg e cpf não é te dar lição de moral.

      Excluir
    9. Pode expressar críticas à vontade, anônimo. E continuar se escondendo no anonimato: é um direito seu.

      Só uma dica: não seja tão ingênuo assim, nem tão tacanho. Meu interesse quando eu critico o PT é manter liberdades básicas, não ficar bem com a Globo ou com quer quer seja.

      Excluir
    10. Não liberou meu comentário? kkkkkkk a pessoa chama regulamentação da mídia de censura e faz o que? Censura quem tem opinião divergente e impossível de ser rebatida kkkkkkkkkkkk super coerente!!!! SQN

      Excluir
    11. Eu não libero comentários com ofensas pessoais. Este blog não é uma democracia: aqui mando eu.

      Excluir
    12. Apesar de o Tony ser parcial e tendencioso (e é impossível mesmo ser totalmente neutro ou imparcial, porque emitir opinião exige se posicionar), não falar mal da Globo (por força de contrato, creio eu), nunca criticar o PSDB (pelos contratos que este partido tem com os patrões dele, acho eu), não sejamos injustos: aqui as vozes divergentes sempre tiveram vez. Eu sempre critiquei a "indignação seletiva" do blog, mas todos os meus comentários foram postados. O post que fala sobre a regulação da mídia é campeão de comentários divergentes, e lá estão. Tem horas que parece mesmo que o blog está hospedado na Veja, mas tentem discordar do Azevedo e do Constantino: seu comentário não será publicado. E, apesar da veia à direita do blog, eu gosto de ler os posts e os comentários, porque há um equilíbrio de ideias que se colidem. Uma toada só é muito monótona.
      Agora, o Bruno lá em cima é de uma ignorância sem tamanho. Achar que as verbas publicitárias foram gastas apenas com sites, blogs e jornalistas pró-governo é de uma desonestidade intelectual sem limites. Os campeões de ganho dessas verbas são as redes de tv (a Globo detém mais de 60% do bolo), a Abril (que caga a Veja semanalmente), o Grupo Folha, o Estadão e outros --- todos estes com linha editorial contrária ao governo do PT. Por isso, que eu digo que até a ditadura do PT é capenga: paga muito bem para que os corvos lhe comam os rins.

      Excluir
    13. Mentira. Não houve ofensa pessoal alguma. É muito incoerente criticar a suposta intenção alguém censurar algo no futuro e minutos depois censurar algo que não gostou de ler. Melhore querido...

      Excluir
    14. Emerson,

      Você, seguindo uma das costumeiras táticas de quem apoia o PT, misturou dois trechos SEPARADOS (por asteriscos!) para desqualificar o que eu escrevi.

      Mas vou tentar ser mais didático e, espero, adequado ao seu grau de compreensão: blogues e sites pró-governo recebem, sim, milhões e milhões de reais (algumas vezes de maneira oblíqua como ocorreu com senhor Sakamoto, que se valeu de sua 'ONG' para justificar o recebimento de verbas governamentais usadas quase em 100% para "folha de pagamento dos recursos humanos"). Exemplos não faltam. Já o Tony, além de não ter sido chamado para a farra, tornou-se mais uma vítima da militância virtual.

      Quanto ao trecho seguinte (separado do anterior, certo?): o gasto com publicidade direta do governo segue a lógica de anunciar onde haverá mais visibilidade para as suas campanhas. Se escolhem a Globo não o fazem para financiar o que vocês chamam de P.I.G., mas porque querem alcançar as massas. O objetivo? Convencer os telespectadores da TV aberta que tudo está bem e que devem continuar a votar na quadrilha. O que seria correto? Um Governo não investir tanto em publicidade (mais do que as três maiores empresas em atividade no Brasil somadas), mas gerenciar a coisa pública de forma honesta e eficiente. Mas o interesse petista é o de eternizar-se no poder e para isso haja propaganda.

      Boa tentativa, mas melhor sorte da próxima vez! ;-)

      Bruno

      Excluir
    15. Ao anônimo das 18:14: não tenho como saber qual comentário seu eu bloqueei, porque vocês todos se assinam como anônimos! Hpje eu só recusei uns cinco, e posso garantir que todos invadiam minha provacidade ou tentavam me prejudicar de alguma maneira. Se o seu estava entre eles, é porque você violou os limites já bem largos que eu imponho aos comentáriios.

      Excluir
    16. Ao Emerson: já criitquei o PSDB muitas vezes, e não existe essa de "contatos" que o partido teria com meus patrões. Não acredite na propaganda petista, a Globo não obriga nenhum funcionário a qualquer atitude política. Mas obrigado pela sua defesa de mim.

      Excluir
    17. Vejamos se o comentário separado em dois trechos (por asteriscos!) são independentes. 1º: certos jornalistas e blogs faturaram muita grana, em verbas publicitárias, para defender o governo. 2º: o PT criou uma mistificação gastando bilhões em propaganda. Se não há coesão e coerência, os que deram nota para a receita de miojo na correção do ENEM vieram para o blog.
      O que o Sakamoto faz com o dinheiro dele é problema dele. Não o conheço, não leio. Se o site X enaltece e o Y ataca o governo, eu não controlo verbas de publicidade. Para mim, ninguém deveria ganhar nenhuma verba publicitária, de governo nenhum. Por isso, reproduzo sua sabedoria: "Um Governo não deve investir tanto em publicidade (mais do que as três maiores empresas em atividade no Brasil somadas), mas gerenciar a coisa pública de forma honesta e eficiente." Concordo plenamente.
      No meu comentário, eu não disse que a mídia pró-governo NÃO recebe nada. Eu disse que a mídia contra o governo TAMBÉM recebe, e aos montes, mesmo sendo contrária. Ser favorável ou contra, não tem sido critério inflexível para dar o Bolsa Mídia.
      A maior publicidade do governo, comprovada pelo insuspeito Fernando Rodrigues do UOL (portanto, PiG), fica entre a Caixa, o BB e a Petrobrás. Publicidade estranha para convencer alguém a continuar votando na quadrilha. Se a publicidade governamental, com a maior parte irrefutável gasta na Caixa, no BB e na Petrobrás, capta votos para o PT, isso merece um estudo de caso.
      Quanto a eternizar-se no poder, não há bem que sempre dure nem mal que nunca termine. Enquanto o povo, cumprindo seu dever de cidadão, quiser que o PT seja eleito democraticamente, assim será. O vencedor governa, o vencido fiscaliza. Não foi o PT que criou a regra.
      Quanto ao Tony ser perseguido, ele pode se explicar melhor que nós dois. Você é perseguido, Tony?
      Se o blog me permite defender meu ponto de vista, por que tenho que me calar? Discordar é perseguir? Eu repito: na maioria das vezes, discordo do blog, mas nunca fui bloqueado, porque creio que o objetivo do Tony é fomentar o debate. E, quando o Tony se sentir perseguido, como a Cora Ronai disse: block is life.

      Excluir
  6. Tony, vc está se desgastando e se expondo sem necessidade, o dono da bola é vc, bloqueia e ponto, os seus leitores de fato te respeitam e sabem ler nas entrelinhas até o que vc não escreve, a intenção deste provocador é jogar uma isca e queimar vc no seu trabalho, pense nisso, o blog é o seu prazer, a tv, o seu pão, não vale o stress, o Sakamoto fez uma matéria interessante sobre pessoas que são pagas para escreverem opiniões em redes sociais, blogs e afins, tufo fake e cirurgicamente calculado onde vai repercutir, o seu blog é um dos alvos, cuidado e block, dja.

    ResponderExcluir
  7. Demonizam tanto a globo, no entanto não vêem o tanto de emprego que gera, eu cresci vendo a globo e gosto muito, não me sinto alienado.

    ResponderExcluir
  8. Gente, cadê a bee drive5, a abduzida? Por favor, volte.

    ResponderExcluir