quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

É UM AVIÃO


É um Boeing. Ou talvez seja um jatinho executivo, para poucos e bons. Porque não é todo mundo que vai se ligar em "Birdman". O filme é adulto, sofisticado, inteligente e muito engraçado. Além de ser um prodígio técnico. Tirando o comecinho e o fim, o resto todo é montado para parecer sem cortes, como se fosse um único take. Mas sem tempo real: o dia de repente vira noite, ou outro dia, sem que a gente veja onde foi a emenda (acho que eu só percebi uma). Michael Keaton está soberbo como o ator de meia idade em crise, e o resto do elenco mantém o pique - especialmente Edward Norton, mais irritante do que nunca. "Birdman" fala sobre o ofício de atuar, a necessidade da fama e a passagem do tempo, e é óbvio que uma fatia enorme da Academia vai se identificar. O filme ganhou esta semana o prêmio SAG de melhor elenco e o de melhor filme pelo sindicato dos produtores, tirando o favoritismo absoluto de "Boyhood" no Oscar. Desde sua estreia com "Amores Perros", o diretor mexicano Alejandro González Iñárritu jamais me decepcionou, muito pelo contrário. O cara está sempre alargando os limites do cinema. Merece os prêmios que vai levar.

14 comentários:

  1. Também gostei bastante do filme. Espero que ganhe várias estatuetas. Foi um pecado ficar de fora de melhor edição, que segundo os gurus, é um indicativo melhor de quem vai ganhar melhor filme que o Oscar de direção. E infelizmente Keaton não é favorito, principalmente depois do SAG ter ido para Redmayne (uma ótima atuação em um filme nem tanto. E do jeitinho que a Academia adora).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que vi que não foi indicado à Melhor Edição. Quando vi o filme ainda pensei "essa categoria já é dele". MELDELS!

      Excluir
    2. Pois é!! Será que a Academia achou que, por aparentar não ter cortes, "Birdman" não tinha edição?

      Excluir
    3. Será?!?!! Eu ainda tô em estado de choque... HAHHAHAHH

      Excluir
    4. Um dos grandes trunfos do filme é a edição, gente. Não faz nenhum sentido... Se bem que Foxcacther teve indicação de direção, ator e roteiro, mas não de filme. E Selma só de canção e ... filme! Vai entender!!

      Excluir
    5. Se Boyhood levou indicação de roteiro...

      Excluir
    6. Uma explicação que os "entendidos" estão dando é: Um filme todo em plano sequência é na verdade uma pré-montagem, um trabalho muito mais sofisticado e idealizado pela direção/fotografia. A montagem do filme é “apenas” um belo trabalho de edição ao juntar tudo.

      Excluir
  2. Assisti hoje (no único cinema da cidade rsrs ñ) e amei forte, Iñárritu é meu fave diretor/roteirista. I can't even https://31.media.tumblr.com/bc0fce8b2572df32b65716a43360d5d9/tumblr_inline_n5y6b9NohR1rr2z3y.gif

    ResponderExcluir
  3. E tem até um lado meio autobiográfico pro Michael Keaton, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece até que o roteiro foi escrito já pensando nele como ator principal...

      Excluir
  4. Tony, você poderia, por favor, se tornar critico de todos os portais de noticias? Acabei de ler uma critica no F5 sobre "Felizes para sempre" que me deixou até com raiva. Falar o obvio sobre um assunto é o mesmo que comer alfafa com um copo d´água. No meu ponto de vista, a série tem Fernando Meireles na direção...já não há criticas mais a serem feitas...ponto. Isso pq nem sou tão fã dele, mas o formato criado para TV é perfeito.

    Sobre Birdman, o filme me deixou arrasado...rs rs rs...pq agora fiquei dividido em Steve Carrel e Michael Keaton... sobre Boyhood...putz, todo mundo amando o filme e eu achei chato...rs.

    Meu voto para presidente dos críticos de TV é seu...ok. abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, jura que você quer que eu fale mal do F5, onde eu também trabalho?

      Excluir
    2. Imagina, eu leio tudo do F5...só acredito que alguns colunistas falam, falam, e não dizem nada...tem pessoas que entendem a palavra "critica" ao pé da letra, então metem o pau em tudo oq passa pela frente...Eu leio tudo oq vc escreve, e nem sempre vc detona algo...então é isso que estou dizendo...escrever para uma coluna de noticiários num portal não é o mesmo que escrever para blogs...eu ja vi você falar sobre o mesmo assunto nos dois, e da pra sentir a diferença...Olha, e deixemos claro, isso não é puxa saquismo...rs rs rs...apenas a constatação de que o F5 precisa escolher melhor os criticos...e te isento de falar deles...kkkkkkk

      Excluir
  5. BIRDMAN, com a vitória no DGA, após as vítorias no PGA e SAG, toma a dianteira no Oscar. Mas ainda falta o BAFTA...

    ResponderExcluir