sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

TREM-BALA PERDIDO

Viajei de TGV pela primeira vez em 1982. De lá para cá, a rede europeia de trens em alta velocidade tornou-se capilar, e surgiram concorrentes como o Thalys e o Eurostar. Hoje voltei de Avignon a Paris num TGV bem velhusco, ams ainda confortável e rapidíssimo. Enquanto que na Europa é a coisa mais comum do mundo viajar desse jeito, no Brasil ainda discutimos a necessidade de termos um único trem-bala (eita termo cafona) que seja, ligando o Rio a São Paulo. Não teremos mais: daqui a pouco essa tecnologia será substituída pela flutuação magnética ou algo equivalente. Mas no Brasil o debate sobre a preemência do trem-bala vai continuar, vocês vão ver.

23 comentários:

  1. Tão disputando quem vai cobrar a "caixinha" do contrato.
    Ainda mais agora que duas gigantes do setor, Alstom e Siemens, estão ficha suja.

    ResponderExcluir
  2. Não entendi muito bem seu ponto de vista. O transporte ferroviário é válido para o Brasil? Eu sempre acreditei que sim por causa da extensão continental do Brasil, imaginem trens que interligassem regiões?

    ResponderExcluir
  3. Nos EUA também não tem trem bala...

    A gente precisa investir em infra aeroportuária e em trens urbanos (metrô, trem suburbano e trens regionais).

    Sinceramente, não acho que trem de alta velocidade seja algo tão prioritário em um país com tantas deficiências regionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. M.A.V. petralha detected. (risos)

      Excluir
  4. Precisamos também de medidas que barateiem o transporte aéreo, o Brasil é grande demais, viajar de uma região para outra ainda é caro.

    ResponderExcluir
  5. Quando a França e outro paises da Europa quiserem jogar essas velharias fora vão vender para nós e o Brasil vai comprar e achar que está fazendo um grande investimento no futuro...

    ResponderExcluir
  6. Malha ferroviária também serve pra carga. Mas optamos pelo modelo rodoviário excelente (sqn).

    Você pode ir de Lisboa a São Petersburgo de trem, se quiser. Tamanho do Brasil não é problema.

    E EUA tem uma malha ferroviária decente sim. Mas não chega a competir com a européia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Malha ferroviária é prioritária, trem de alta velocidade não é.

      Os EUA têm uma malha aeroportuária 50.000 vezes melhor que a europeia e há projetos de trens de alta velocidade na Flórida e na Califórnia.

      Excluir
    2. Pode até ir, mas economicamente não compensa e se gasta tempo demais. Pouquíssimas pessoas se dispõe a viajar mais de um dia de trem.

      Excluir
    3. Mazomenos. Dependendo da distância, ir de trem dá de 1000 na função ir até aeroporto (sempre afastado), check in com 1h de antecediência, imigração/raio-x, espera eterna no embarque....
      Trem vc chega faltando 1 minuto e simplesmente embarca. A TAP só voa entre Porto, Lisboa e Faro na parte continental de Portugal. Nenhuma outra rota é interessante pra eles por causa da curta distância. Na Alemanha, a Deutsche Bahn desfrutou de um monopólio semelhante. Mas agora vem sofrendo concorrência pesada... dos ônibus. E o povo ainda está chiando com o fim dos trens noturnos berlim-amsterdã/Paris. Avião lá é bem última opção.

      Excluir
    4. Daniel, é por conta disso que as malhas ferroviárias dependem de altos investimentos estatais. A Amtrak, americana, é estatal por isso mesmo. Várias rotas não seriam lucrativas e seriam desativadas.

      A questão é: o Brasil sequer tem trens regionais, tem super deficiências nas áreas urbanas...será que vale mesmo a pena gastar tantos bilhões num trem bala neste momento? Tenho minhas dúvidas.

      Excluir
  7. O mio babbino caro
    Ai Ai , brasil meu brasil brasileiro.
    "A ti trocou-te a máquina mercante,
    Que em tua larga barra tem entrado,
    A mim foi-me trocando, e tem trocado,
    Tanto negócio e tanto negociante."
    Orphée aux enfers

    ResponderExcluir
  8. Quanta tolice a vossa de achar que o Brasil precisa de trens de alta velocidade, mais estradas, portos e aeroportos.
    Cuba é que precisa! Temos muito dinheiro pra investir la.
    Viva Fidel y viva el Foro de San Pablo!

    PS.: estou muito, mas muito preocupado com o "coisinho 5D sei-la-o-que?" que comentava sempre aqui.
    Cada dia mais tenho certeza que os Illuminatis, Rothschild, Opus Dei, Rosa Cruz, Maçonaria, Clube Bilderberg, Jay-Z, os homonídeos de cabeça longa que dominam o Vaticano e o Banco Mundial se juntaram e apagaram ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que Cuba e EUA reataram, como disse o Tony, o comunismo de lá vai desmoronar assim que abrir a primeira Starbucks em Havana. Quem tiver investido no porto de Mariel vai lucrar e muito agora (esfrega as mãos).

      Excluir
    2. Pois é...realmente os EUA tão erradíssimos de querer investir em Cuba, darling...sqn

      Excluir
    3. Tive informações confiáveis que o vulgo "coisinho 5D sei-la-o-que?" . Se deixou abduzir e se encontra no asteroide: 2014 UR116. ... Banido.

      Excluir
  9. Esse Daniel parece ser gatinho. ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma delicinha mas faz charme para liberar o popo... hahaha

      Excluir
    2. A porra da cuceta é minha.

      Mas o pipi é praticamente de domínio púb(l)ico.

      Excluir
    3. Se é público, manda link da foto no dropbox pra gente se deliciar.

      Excluir
    4. Nem é tão difícil...

      Excluir
  10. eu ja vi,,e bonito, mas ele gosta mesmo de usar a parte de tras, que uma delicia tb kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir