terça-feira, 30 de dezembro de 2014

MEUS FILMES DE 2014

Essa lista poderia chegar a 20 tranquilamente, mas, por questões de espaço e saco, só vou comentar sobre os top 10 (se você quiser saber o que eu falei aqui no blog na época em que vi cada filme, é só clicar no nome dele). E mesmo esses dez foram divididos em três grupos. No primeiro estão três títulos que, em algum momento, ocuparam o posto de melhor do ano. Todos foram indicados por seus respectivos países ao Oscar de filme estrangeiro: "Relatos Selvagens" (Argentina, o único que permanece no páreo), "Mommy" (Canadá) e "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" (Brasil). Meu favorito é a obra-prima de Demián Szafrón, o raro filme em episódios cujo todo é maior do que a soma das partes. Os outros dois são de cineastas bem jovens, Xavier Dolan e Daniel Ribeiro, que ainda prometem brilhar muito. Tenho certeza que estarão nas minhas futuras listas de melhores do ano.

No segundo grupo só tem veterano, todos na mais plena forma. Não sei de qual dos três eu gosto mais: "O Lobo de Wall Street" de Martin Scorses, "O Grande Hotel Budapeste" de Wes Anderson ou "Amantes Eternos" de Jim Jarmush. Esses filmes tão diferentes entre si têm em comum um diretor com visão e comando, atores finíssimos, boas trilhas sonoras e altas dose de cinismo.

O terceiro grupo tem quatro filmes completamente díspares. Dois têm pegada gay: "Clube de Compras Dallas" é só o começo do estrago que o diretor canadense Jean-Marc Vallée vai fazer em Hollywood, e a comédia francesa "Eu, Mamãe e os Meninos" é a autobiografia do ator e diretor Guillaume Gallienne. Os outros dois são de partir o coração: o belga "Alabama Monroe" me fez chorar uma Cantareira, e o oscarizado "12 Anos de Escravidão" me fez sentir dores no corpo e na alma. Escrevi no F5 que em 2014 a média das séries de TV foi muito mais alta que a do cinema, mas o fato é que a safra de filmes foi boa este ano.

OK, OK. Para completar a lista de 20, aqui vai o resto em ordem alfabética:
7 Caixas - O Amor é Estranho - Boyhood - Ela - Getúlio - O Homem Duplicado - O Passado - Philomena - Timbuktu - Yves Saint-Laurent
.
Veja quantos puder!

4 comentários:

  1. Curiosidade: o que você achou de Garota Exemplar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei, mas menos do que eu esperava.

      O post sobre o filme está aqui:

      http://tonygoes.blogspot.com.br/2014/10/mau-exemplo.html

      Excluir
    2. Assisti ontem e fique impactado com a Rosamund Pike, especialmente pq eu nem sabia quem era a dita cuja. Enfim, de qlq forma, meu filme de 2014 foi Lucy! ;)

      Excluir