quinta-feira, 13 de novembro de 2014

PARIS SERA TOUJOURS PARIS


Comprei 11 discos em Paris, dos quais só sete de pop francês. E comprei lá por mero capricho: todos, sem exceção, já estavam disponíveis na iTunes Store brasileira. Podia ter baixado tudo antes da viagem e usado como trilha sonora. Como sou ampthigo, preferi gastar uma baba em CDs físicos e depois copiar tudo pro computador. Vai entender. Mas enfim, meu ponto é que tudo que eu vou sugerir aqui está ao seu alcance. Não vou me estender sobre todas as minhas aquisições: algumas não passam da categoria legalzinho, como "Dans Ma Peau" (Camélia Jordana), "Soleil Dedans" (Arthur H.) e "Babel" (Jean-Louis Murat). Comprei também a compilação "French Kiss" da loja Colette, só com eletronices, e "Complètement Fou" (Yelle), já citada neste post. Então vamos lá: de quem vale a pena falar? Bom, temos a incontornável Indila, cujo single "Dernière Danse" foi o maior hit francês do ano. A moça tem ascendência indiana, árabe e cambojana, e sua voz meio choramingas que não me agrada muito. Mas seu álbum "Mini World" é bem feitinho, sem maiores arroubos mas repleto de boas canções.

Mas o melhor disco comprado na viagem foi mesmo o de Florent Pagny. "Viellir Avec Toi" foi totalmente composto e produzido por Calogero, um "cantautor" de enorme sucesso por lá mas desconhecido no Brasil. O cara entende do riscado: todas as faixas são boas, ainda que bastante tradicionais. E Pagny, que tem décadas de carreira, faz aquela linha de cantorzão à moda antiga, sem medo de se jogar. Ando ouvindo sem parar.
Agora, divertido mesmo é "Paris", de Zaz, que fez a gentileza de ser lançado só depois que voltei. Tive que me render ao mp3... Essa cantora que soa como uma versão moderninha de Edith Piaf já tem muitos fãs por aqui, e seu novo trabalho reúne apenas clássicos da chanson que falam da capital francesa. A pegada é agitada, com toques de jazz, swing e até iê-iê-iê. Zaz conta com o auxílio de nomes como Quincy Jones e Charles Aznavour no que talvez seja o melhor disco francophone do ano. Já saíram dois clipes: um com um delicioso tube dos anos 60, "Champs-Elysées", e esse outro aí em cima, com a faixa que abre o álbum e dá nome a este post. Bon appétit.

9 comentários:

  1. Mudando de assunto, viu essa?
    SÃO PAULO - Um casal de rapazes foi agredido, no último domingo, dentro de uma composição do metrô de São Paulo, entre as estações Armênia e Luz. Segundo depoimentos publicados pelas vítimas em redes sociais, o ataque foi realizado por 15 homens, que espancaram Raphael Martins, de 20 anos, e Danilo Ferreira Putinato, de 21. Raphael sofreu uma fratura no nariz.
    Abraçados, os namorados trocavam beijos dentro do vagão do metrô, por volta das 14h de domingo, quando o grupo, que, segunda as vítimas, pareciam fazer parte de uma torcida organizada, entraram no trem. Logo que avistaram o casal, os homens começaram a proferir ofensas: “Parem de se beijar, seus viados. Olha o respeito! Saiam do vagão!”, teriam dito os agressores, segundo as vítimas.
    “Não quisemos ceder porque é o nosso direito. Nós temos direito de ir e vir, nós temos o direito de frequentar espaços públicos, de manifestar o nosso amor”, escreveu Raphael em seu perfil no Facebook.
    Como os rapazes não deixaram o vagão, o grupo se aproximou, fez uma roda em torno dos dois e desferiu chutes contra eles.
    “Os chutes acertaram o meu rosto e o rosto do Dan. Meu nariz inchou e sangrou muito. O Dan também se machucou no rosto e no braço”, descreveu Raphael.
    Quando as portas da composição se abriram na estação seguinte, Danilo e Raphael foram empurrados para fora do metrô.

    ResponderExcluir
  2. O mainstream francês sempre dando um banho no schlager brega alemão.
    Prfvr matem a Helene Fischer e o Andreas Bourani!

    ResponderExcluir
  3. esse povo adora trazer uma muamba mesmo, cafonérrimo kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a ralé tem esse habito, coisa de farofeiro.

      Excluir
    2. No dia em que disco for muamba, mes enfants...

      ...ai que invejinha feia, ai ai ai!

      Excluir
  4. Pra que gosta de musica francesa, pode assistir clips no site http://racacaxtv.lescigales.org/page3.html Tem disponível M6MUSIC,M6CLUB,M6BLACK,MCMPOP,D17 e muito mais. O clip novo da Zaz passa direto no M6MUSIC

    ResponderExcluir
  5. eu quem pedi este post pra tonyah - mt obrigado tonyah - e a inveja já foi expulsa com sal grosso - interessante viado provoca depois q apanha corre pro colo da mamã - achando q a puliça vai se prestah a este papel - mas já vou baixar a zaz já =)

    ResponderExcluir
  6. Suas dicas francófonas vieram bem a calhar agora que voltei a estudar o idioma. Das três, gostei mais justamente dessa Potira Poulain que você achou meio mimimi. O Pagny é bem baladão derramado, mas fiquei nelvoso com o moreno de lábios carnudos que estampou o vídeo - se fosse o próprio cantor, eu até virava tiete,

    ResponderExcluir