domingo, 23 de novembro de 2014

ESFREGANDO O AFETO

Uma coisa me chamou a atençnao na minha viagem à Europa um mês atrás. Nem em Paris, nem em Londres, nem em Bruxelas, em nenhum desses lugares eu vi casais gays andando de mãos dadas pela rua. Em todas essas cidades já existe o casamento igualitário legalizado, e, apesar de algumas resistências consideráveis, os níveis de violência homofóbica nem se comparam aos daqui. E no entanto, aqui na região da Paulista onde eu moro em SP, a coisa mais comum de se encontrar são casais do mesmo sexo em plena demonstração pública de afeto. Não só de mãos dadas, mas beijando-se loucamente e à luz do dia. Minha explicação para isto vai além da conhecida efusividade dos brasileiros, que abraçam quem nunca viram antes e beijam estranhos nas micaretas. É um ato político, exarcebado pelos ataques com lâmpadas e similares. Dá para perceber que muitas dessas pessoas (homens na maioria) não vivem por ali, mas vêm de outras regiões da cidade para exercer o mesmíssimo direito de que os héteros desfrutam há séculos. Têm mais é que fazer isto mesmo: poucas coisas me revoltam mais do que ouvir alguém dizer que "tudo bem ser gay, só não precisa ficar esfregando na cara, tem criança olhando". Que olhem, e que aprendam que num beijo não há nada de mais, nem de mau.

14 comentários:

  1. Bem observado Tony, na europa, pelo que observo, mesmo casais heteronormativos(!) são bem contidos,a não ser em ocasiões super especiais... a tal da frieza dos europeus contribui para isto sem duvida, mas se vc descer um pouquinho, na espanha por exemplo, isto é mais comum! abs

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Eu sempre ando, mas sou exceção. Inclusive aqui que é mais fácil achar alguém pelado na rua do que homens gays de mãos dadas.
    Uma vez, em Colônia, passou um velho por nós e resmungou alguma coisa que ignoramos fazendo carão. Em outra ocasião, passou um jovem que arregalou ozóio é falou "pederastas" pros amigos (russo? romeno?) Só sei que eu entendi e tb ignorei.

    ResponderExcluir
  3. Hoje eu percebo que não andaria de mãos dadas nem se fosse hétero, questão de gosto mesmo, mas acho ótimo ver casais gays andando de mãos dada e se beijando em público.

    ResponderExcluir
  4. Então, Europa são muitas, na parte latina, e em especial na Espanha onde o preconceito não é tão forte como na Itália, os casais gays andam de mãos dadas normalmente nas grandes cidades, como Madrid e Barcelona.

    ResponderExcluir
  5. Nao eh um fenomeno gay. Eh brasileiro. Uma colega inglesa que passou um tempo aqui ficou abismada com os casais hetero se beijando em sala de aula na universidade, o que para nos eh a coisa mais normal do mundo. Nao eh a toa que o pais tem fama de lascivo. Somos mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Um travesti matou um policial dentro de um carro numa rua de um bairro "nobre" na minha cidade.

    No Brasil, meu filho, o povo faz muito mais do que andar de mãos dadas na rua!

    Aqui miche tira pau pra fora da calça para mostrar as malas.

    Putaria é com brasileiro mesmo!

    The 5D Raver
    www.the5draver.info

    ResponderExcluir
  7. O mio babbino caro
    Em alguns caso até me emociono ao ver casais gays andando de mãos dadas pela rua.
    É uma forma legal de combate à nossa invisibilidade, "Bem bom viver
    Andar de mãos dadas" com quem estamos amando.

    ResponderExcluir
  8. Só ando se for para saltitar também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre visualizei vc assim, Joaninha, saltitando...

      Excluir
  9. bons tempos em que tudo era mais discreto...como no tempo da OFF.(essa eu soh ouvi falar mas Tony deve ter ido..rsrsr).. ... da GEnt`s (peguei o fim) ... em que voce consenguia sair pra dancar e conhecer gente que tinha vida... uma profissao... hoje ta tudo tao "globalizado" e na cara... que o nivel ta em menos 500 e descendo... se voce vai numa THE WEEK da vida... cuidado com o cellular... e carteira... porque pode voltar mais leve pra casa... e nao foi porque pos os bichos pra fora na pista de danca... e sim porque as bichas te pegaram.... igual essas historia de beijo.... seja hetero.... seja gay.... ninguem tem NADA a ver com sua vida intima... e coitado daquele que acha que ficar se esfregando em publico eh sinal de liberdade... realmente nao entenderam nada sobre afetividade e muito menos do sagrado que eh as trocas entre quem se ama... para que tem maturidade um olhar basta... para quem nao sabe ao que veio nesse mundo.... da-lhe lingua na boca pra todo mundo ver... quem diria que os "recatados" seriam os revolucionarios da nova era... kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Eu acho ótimo andar de mãos dadas e beijar. Mas tem bicha que exagera no carinho e acha que que tem que ter razão.

    Em tempo: PUTA CARA CHATO ESSE TAL "THE 5D RAVER"!!! PQP!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, fui visitado DUAS vezes por extraterrestres no MESMO DOMINGO depois que o carnaval acabou EM DOIS ANOS DIFERENTES. Na segunda vez vieram até A PORTA DA MINHA CASA!!!

      Sou CHATO para CARAIO!!!

      Imbecil.

      Vai malhar essas mamas, em vez de ler um livro.

      The 5D Raver
      www.the5draver.info
      PS - Em tempo, se for me criticar não use linguajar e ESTILO meu!

      Excluir
    2. Que cara idiota esse "The 5D Raver" (2)

      Excluir