segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O SERRALHO A QUATRO

Tantos anos vindo a Paris, e eu jamais tinha posto os pés na Ópera - hoje mais chamada de Palais Garnier, por causa da nova ópera da Bastilha. Mas eu não queria pegar uma dessas esxcursões de turistas que visitam o auditório vazio. Queria ver um espeáaculo, de preferência uma ópera mesmo, de preferência uma que eu nunca tivesse visto. E consegui: depois de muito penar na internet, acabei comprando diretamente da bilheteria dois ingressos para o quarto andar, quase na torrinha. Com visão parcial do palco e ainda por cima uma lésbica masculina na minha frente, debruçada sobre o espaldar. Mas a ópera em si foi boa, se bem que não sensacional. A atriz Zabou Breitman deu um ar de filme mudo a "O Rapto do Serralho" de Mozart, ajudada por dançarinas do ventre, cantores jovens e magros que realmente tinham o physique de seus papéis e um "mar" que parecia se mexer de verdade. A música contém alguns quartetos dificílimos mas nenhuma ária famosa, e é sempre engraçado ver personagens turcos cantando em alemão. Uma montagem eficiente porém convencional, que não conseguiu ofuscar a opulência do próprio Palais. Matriz inspiracional dos Municipais do Rio e SP, a Ópera de Paris é a nave-mãe. Toda bicha fina precisa tê-la no currículo.

10 comentários:

  1. Adoro você na ópera :)

    ResponderExcluir
  2. Nenhuma ária famosa? Fala isso pra qualquer soprano coloratura e elas te batem... "Martern aller Arten" é o cavalo de batalha de muitas cantoras, e tem uma cena muito legal dessa ária no filme Amadeus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apoiadíssimo. Essa ária do mate-me logo é incrível, tem uma introdução lindíssima e dramaticidade absurdamente musical. Eu modestamente a conheço cantada por Kiri Te Kanawa no CD maravilha Mozart Arias e sempre babo quando ouço.
      Anônimo das 12.46: o que seria do Tony se não fôssemos nós os anônimos, hein?

      Excluir
  3. Ahh, então sou uma bicha phyna...Mas confesso que me diverti mais no café da opera, design modernoso que ficou legal naquele espaço...Aliás, a região da L´Òpera é uma das minhas favoritas pra ficar em Paris, tem até um bafo ali nas proximidades...Pra quem gosta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre achei tão deprê aquela região...

      Excluir
  4. Lesbofobia? Vc falaria "bicha afeminada"?

    ResponderExcluir
  5. "Lésbica masculina" é o termo consagrado pelo blog da Cleycianne, a Diva do Senhor.

    Para se referir a um hom gay ela usa o termo "homossexual passivo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas até aqui os Sacrossantos Patrulheiros Politicamente Corretos das Redes Sociais vão atacar? Menos, bitches! Vão ler Cleycianne e entender a piada antes de criticar!

      Excluir
  6. boiando com as viadagens que você falou Tony Góes. De qlq forma parabéns, feliz aniversário, o seu blog é optimus

    ResponderExcluir