terça-feira, 21 de outubro de 2014

MON CARNET D'EXPOSITIONS

O bom de passar tantos dias em Paris é que posso estar flanando e de repente entrar numa exposição que eu nem sabia que existia. As que eu vi até agora:

LES BORGIA ET LEUR TEMPS - 
até 15 de fevereiro de 2015 no Musée Maillol
A família proto-mafiosa não sai de moda. Depois de inspirar duas séries de TV, os Borgias agora ganham uma exposição no pequeno museu Maillol, pertinho da rue du Bac. Tem telas de Michelangelo e Leonardo da Vinci, muita arte sacra e boas explicações sobre o contexto político da época. Termina com cartazes de filmes sobre Lucrécia Borgia e figurinos para a televisão.

SAINT-LOUIS - até 11 de janeiro na Conciergerie
O rei-santo, uma das pedras fundamentais da França, ganha uma exposição didática na apavorante Conciergerie, a prisão de maria Antoineta.


INSIDE - até 11 de janeiro de 2015 no Palais de Tokyo
Ah, a falta que faz uma boa curadoria... Essa mostra temática deixa no chinelo quase toda a Bienal que está em cartaz em São Paulo. Inclusive tem a participação de brasileiros como Marcius Galan, que fez um incrível espelho falso.

MAROC MEDIÉVAL - UN EMPIRE DE L'AFRIQUE A L'ESPAGNE
até 19 de janeiro de 2015 no Musé du Louvre

Os subterrâneos do Louvre sempre têm alguma exibição temporária interessante. Dessa vez são centenas de objetos dignos das Mil e Uma Noites, como um sino espanhol capturado por um sheik marroquino e transformado em lustre. Uma mostra sobre a ilha grega de Rodes estreia em novembro e também segue até o começo do ano que vem.

MARCEL DUCHAMP - LA PEINTURE, MÊME
até 5 de janeiro de 2015 no Centre Pompidou

Um mergulho não só na obra como no entorno de um dos artistas mais influentes de todos os tempos. Além dos "praticáveis" e da inevitável Mona Lisa de bigode, há fotos de Man Ray, filmes de Meliés e toda uma ambiance da Paris de antes da 2a. Guerra, muito mais moderna do que hoje em vários sentidos. Uma cidade que realmente H. O. O. Q. (entendeu? entendeu?)

ROBERT DELAUNAY - RHYTHMES SANS FIN, 
até 12 de janeiro de 2015 no Centre Pompidou
Uma pequena retrospectiva desse pintor francês do começo do século passado, que tinha uma visão pra lá de otimista dos avanços tecnológicos. Os quadros de Delaunay "transbordam modernidade", segundo o próprio catálogo da mostra. E capturam o entusiasmo trazido por inovações como a luz elétrica, os automóveis e a aviação. Algumas telas parecem se movimentar sozinhas. Bônus: os posters e projetos da Exposição Universal de 1937.
GARRY WINOGRAND -
até 8 de fevereiro de 2015 no Jeu de Paume

Ao longo de sua carreira, este fotógrafo americano já falecido foi transformando suas imagens jornalísticas em verdadeiras obras de arte. Focando na vida cotidiana de Nova York e de alguns poucos outros lugares, sempre nos EUA, Winograd conseguia flagrantes tão surrealistas que pareciam posados. Uma retrospectiva completa de seu trabalho ocupa quase todo o pequeno Museu do Jeu de Paume, que anotgamente hospedava boa parte das obras do século 19 hoje à mostra no Musée d'Orsay. Que, por sua vez, está com uma exibição temporária inspirada no Marquês de Sade... Haja disposição.


Ainda tenho alguns dias pela frente, portanto esa lista pode aumentar.

4 comentários:

  1. Podia dar um pulo aqui, né? Ou Düsseldorf no meio do caminho. Devo ir lá no sábado ver a Julia Stoschek Collection.

    ResponderExcluir
  2. Aproveita e vai no restaurante do Palais de Tokyo; é ótimo, bem frequentado, e ainda tem os macarons do Pierre Hermé (La Durée is so last summer...).

    ResponderExcluir
  3. Um dia, o socialismo triunfará no mundo e a Europa sanguinária e imperialista será obrigada a dividir todos esses tesouros de arte acumulados sobre o sofrimento e a fome de paupérrimos camponeses e operários com os países emergentes Brasil, Nigéria, Venezuela, Uganda, Bolívia, Líbia, Nicarágua, Timor Leste, Angola, Coréia do Norte... Tudo sob a curadoria de representantes do povo, Marilena Chaui, Benedita da Silva, MA Garcia...

    ResponderExcluir
  4. Valeu por compartilhar tudo isso Tony! Vou viajar em breve e as suas dicas vão ajudar bastante!

    ResponderExcluir