segunda-feira, 6 de outubro de 2014

MAU EXEMPLO


"Garota Exemplar" é um filme curioso. Começa como um thriller psicológico: mulher some de casa deixando sangue e sinais de luta na sala. O marido logo se torna o principal suspeito, mas a gente sabe que não foi bem isso o que aconteceu. Aí, lá pelo meio, a gente sabe - e a trama fica completamente over the top, mas ainda interessante. E aí chega o final. Que é surpresa só no sentido de contrariar nossas expectativas, além de ser insatisfatório. Isso é o que dá para falar sem contar nenhum spoiler. E não, o filme não é uma crítica ao casamento moderno, mas sim à maneira como a mídia americana torce e distorce alguns casos. Rosamund Pike está até sendo cotada para o Oscar de melhor atriz, mas acho que não é o caso. E Ben Affleck tem uma cena nu que não nos deixa ver quase nada. Ou seja: "Garota Exemplar" é um bom filme, aliás como todos dirigidos por David Fincher. Mas não é o exemplo de petardo que dizem por aí.

10 comentários:

  1. Vou colocar um alerta de SPOILER aqui porque não quero me incomodar.

    Pronto.

    O Ben Affleck não estraga o filme, pelo menos, então já é algo. Acho ele extremamente limitado como ator, mas casa bem com a atitude passiva do personagem. Achei o filme e o final ótimos, o último diálogo antes da entrevista é revelador: apesar da crítica óbvia a mídia, pra mim o filme discute aparências, relacionamentos, o casamento em si, e as atitudes das pessoas umas com as outras. Essa coisa de querer mudar o outro, e o outro se submeter a isso.

    ResponderExcluir
  2. E o argentino "Relato Salvajes", tão badalado, quando será que entra em cartaz aqui? Se você ficar sabendo por favor comente aqui, quero muito ir vê-lo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Relatos Selvajes" será o filme de abertura da Mostra de SP e, segundo o site IMDB, entra em cartaz no Brasil já no dia 23 de outubro.

      Excluir
    2. Obrigado Tony!

      Excluir
  3. e o pau do ben affleck .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandou um beijo grego pra vc, mas não apareceu.

      Excluir
  4. off topic: Quanto vc acha que ganhava o Gérard Depardieu para "ficar" com outros caras, como ele conta na nova biografia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pouco. Ele nunca foi grande coisa.

      Excluir
    2. Pô Tony, sou tarado no Depardieu, óbvio, na sua versão jovem e parceiro de mademoiselle Deneuve. Achava ele um gatão, grandão, mais lindo que o Delon!
      Gosto realmente é que nem...

      Excluir
  5. Achei o filme prodigioso porque, como você Tony, achei que depois do meio do filme, o roteiro fica totalmente over, até ridículo, sendo espantoso que mesmo assim ele consiga prender a atenção... Até uma história fraca e superficial pode ser muito bem contada.

    ResponderExcluir