quinta-feira, 23 de outubro de 2014

DEZ TIPOS DE PRESUNTO COZIDO

Fazer compras de comida na França é um experiência fantástica e frustrante ao mesmo tempo. Fantástica porque a variedade dos produtos oferecidos supera a de qualquer hipermercado brasileiro. Numa biboca do banlieue, certa vez eu contei mais de dez tipos de presunto cozido (fora os crus, os temperados, os outros frios...). Achei que ia morrer quando entrei na Barthélemy, uma pequena loja de queijos na rue de Grenelle, cujo interior é dominado por uma poeira aromática capaz de perfurar as narinas mais sensíveis. E quase pirei o cabeção quando, por indicação de uma amiga, conheci a Grande Épicerie de Paris, nas esquinas das ruas de Sèvres e du Bac (na mesma quadra e lado que a famosa capela). Mas também saí frustrado, porque, apesar da nossa natureza exuberante, ainda estamos a alguns anos-luz dessa cultura gastronômica. Nem as boulangeries francesas que andam brotando no Rio e em SP conseguem fazer um pão tão bom quanto os daqui, e a explicação é simples: nossos ingredientes são medíocres. Farinha ruim, manteiga ruim, leite ruim e assim por diante. Sei que devo estar soando como um coxinha-imperial ao reclamar dos brioches num país onde ainda existe tanta desigualdade, mas o meu objetivo é mais alto. Quero brioches para todom mundo, e também champagne, caviar e dez tipos de presunto cozido.

13 comentários:

  1. A BARRIGA VAI VOLTAR MAIOR... E O QUADRIL VAI DAR INVEJA A
    LUAN SANTANA.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não engordo no quadril. Ele continua estreito.

      Já na barriga...

      Excluir
    2. Eita, invejinha! Melhor q engordar com nossos pães farinhentos e doces hidrogenados.

      Excluir
  2. se muda pr frança então

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. INVEJA E RECALQUE SAO DEFEITOS HORRIVEIS ANONIMO!!!

      Excluir
  3. La Grande Épicerie é maravilhosa mesmo! A gente fica desorientado lá dentro com tantas maravilhas! Você deu uma passada no chiquérrimo vizinho Le Bon Marché?
    Quando a gente se afasta do Brasil é que percebe como somos uma sociedade extremamente pobre e desigual... E como fica prejudicada a nossa perspectiva do que é o país e do que são os brasileiros quando a análise parte do nosso ponto de vista privilegiado.
    Mas, não fique triste pelos brioches que não temos ainda. Celebre e curta as várias Paris que você conquistou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Grande Epicerie já é o [ou do] Bon Marché.

      Excluir
  4. Tony, ir a um supermercado no exterior em países de "primeiro mundo", geralmente é um tapa na cara e faz até o Santa Luzia parecer desfalcado. Essa oferta da diversidade absoluta onde se pode escolher entre um iogurte desnatado de leite de cabra com figo ou damasco realmente é encantadora e já me fez pensar bastante sobre o assunto. Cheguei a duas conclusões a respeito. A primeira que o incentivo ao empreendedorismo ao pequeno produtor deve ser muito diferente ao que temos aqui. Se você observar, a maioria das marcas que trazem essa fartura as gôndolas é de pequenos produtores locais e não de grandes corporações. Aqui a realidade das gôndolas é bem diferente, pois são sempre dominadas pelas grandes marcas e seus principais produtos... só como exemplo, é comum faltar refrigerante limão zero, mesmo sendo Sprite ou Antarctica. Qual a chance de um suco perecível inusitado nesse contexto? E outra barreira, essa mais comportamental/ sócio-cultural, é que o brasileiro quer parecer igual aos outros, o diferente aqui é geralmente tido como estranho. Em termos de paladar então, a média é bastante tradicionalista e o grosso da alimentação padrão nacional não engloba muitos ingredientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ia dizer algo parecido. Nao eh tanto pela gourmet, mas por ser pais rico. Na Inglaterra, que eh bem menos gourmet que a Franca, os supermercados tambem sao de enlouquecer. So nao sei se concordo com a ideia dos pequenos produtores e tal. Me parece mais que eh uma questao de haver mercado consumidor mesmo. Enfim, felizes os que podem desfrutar destas coisas ainda que de forma esporadica, ne?

      Excluir
  5. Além da qualidade e variedade, me impressionou mto a beleza das embalagens. Td clean, mas com cores vivas. Sem aqueles milhares de infos, logos e slogans. Babei!

    ResponderExcluir
  6. "Quero brioches para todom mundo, e também champagne, caviar e dez tipos de presunto cozido."

    Exija que o Governo Brasileiro confesse sobre os extraterrestres que eles tem isso tudo e mais um pouco. Tudo sem usar dinheiro. Na base da abundância (como a luz do Sol é abundante para nós).

    Quem nos visitam a milênios com suas naves espaciais de luz - como o Coronel Hollanda da Operação Prato contou - isso que tem na França é pouco em comparação.

    Nem Aécio nem Dilma falam sobre o assunto.

    De fato se "gabam" da exploração do pre-sal, quando petróleo nem existe nas sociedades deles! Tudo ENERGIA LIMPA.

    Para voce ver como são dois engambeladores. PT e PSDB.

    Medievais. Tipo a natureza dark do Vaticano. Por isso tanto esgoto em céu aberto (no país mais "Católico" do mundo).

    DISCLOSURE NOW!

    http://www.youtube.com/watch?v=shNrnm621cE


    The 5D Raver
    www.the5draver.info

    ResponderExcluir
  7. Tony, vc falou tudo e a explicação está na legislação. Os ingredientes na França são melhores porque eles não permitem tantos químicos, etc...O Brasil há anos abriu as pernas para indústria farmacêutica e alimentícia (as 2 indústrias se conversam) Eu moro na França e te dou um exemplo claro de como somos explorados por essas indústrias malígnas (o diabo é santo perto da Johnson & Johnson ou Monsanto) A água tbm é melhor, o flúor, extremamente perigoso pra mente e corpo está em abundância na nossa água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A água tbm é melhor, o flúor, extremamente perigoso pra mente e corpo está em abundância na nossa água."

      A realidade é que eles querem calcificar a glândula pineal da gente! Porque estamos indo para a 5ª dimensão, eles estão tentando de tudo para fechar nossa capacidade de percepção.

      A glândula pineal é o "terceiro olho" que os indianos pintam na testa. É no formato de um cone.

      Tem dentro do Vaticano:

      http://www.eveandersson.com/photos/italy/vatican-cortile-della-pigna-courtyard-of-the-pine-cone-2-large.jpg

      É isso o que eles querem fazer... Impedir que nos transformemos para a 5ª Dimensão.

      Por isso tanto papo de guerra, Isis, Canadá sendo "atacado" num dia 22, mais Estado Policial, mais medo, mais vibrações negativas, mais glândula pineal cacificada pelo fluor adicionado na água - que tem o "benefício" testados desde os líderes nazistas de fazer a população mais dócil... Passiva.

      Tipo PASSIVONA?

      De MARICONA?

      Que tanto os travestis falam??

      Por isso que nada que ess "novo" Papa fala me engana.

      De fato são DOIS Papas (11) que estão no comando.

      Eles são muito óbvios.

      Além de criminais. Porque fluor é um crime NAZISTA.

      Mas a população analfabeta funcional do Brasil nem tá aí para essas coisas.

      Querem é dançar o funk ou ir em festas "high society".

      The 5D Raver
      www.the5draver.info

      Excluir