sexta-feira, 17 de outubro de 2014

A MÃE DE TODAS AS BATALHAS


Xavier Dolan chegou lá. Esse diretor canadense de apenas 25 anos causou celeuma com sua estreia cinco anos atrás, o emocionalmente violentíssimo “Eu Matei Minha Mãe”. Seus filmes seguintes não repetiram o mesmo impacto, mas agora ele retoma o tema do primeiro: “Mommy” também trata da conturbada relação entre mãe e filho. Só que dessa vez o garoto não é gay, ou pelo menos ainda não – há uma cena rapidíssima que sugere que ele se interessa por outros rapazes, mas é só. Seu problema na verdade é um DDA ao extremo, que lhe confere um comportamento agressivo e sucessivas temporadas em reformatórios. Dolan filma quase tudo em tela quadrada, o que dá sensação de claustrofobia ao espectador. Mas de vez em quando o quadro se abre e respira, e o efeito dramático é poderoso. Se estivesse falando inglês, a atriz Anne Dorval já seria barbada para o Oscar. Mas ela fala aquele incompreensível francês do Canadá, e eu só entendi o filme porque havia legendas em francês “normal”. “Mommy” ganhou um prêmio em Cannes, é o representante de seu país no Oscar de filme estrangeiro e acabou de passar no Festival do Rio, mas ainda não tem estreia anunciada no Brasil. Tomara que entre logo em cartaz: acho que é o melhor filme que eu vi este ano até agora.

5 comentários:

  1. Tomara que entre logo em cartaz - ou no torrent mais próximo de vc né (e em BDRIP) - esperamos que a senhoura nos poste suas investidas nas lojas de cds e seilá de repente (não sabemos se a senhoura gosta) nos dê dicas de sebos tb daí da França - brigadu

    ResponderExcluir
  2. Ô Tony... fala assim do francês quebecois nao... É tão lindo!

    ResponderExcluir
  3. Salvo algumas boas sequências puramente "sensitivas", é muita propaganda só...saí desapontado :(

    ResponderExcluir
  4. Gentchy, ainda não achei em torrent, inclusive a dificuldade é imensa, pq o que tem de pornografia hétero com "mommy" (y)

    ResponderExcluir
  5. Achei chato!!!!!!!Mas realmente a atriz faz um trabalho muito bom....

    ResponderExcluir