quarta-feira, 24 de setembro de 2014

SAI DE MIM, ENCOSTO

Hoje é um dia especial para mim. Estreia logo mais no canal Viva, às 21 horas, "Meu Amigo Encosto" - uma das duas séries das quais eu participei do "writer's room" no ano passado (a outra, "Condomínio Jacqueline", ainda nem começou a ser gravada, mas já está acertada com a TV Cultura). Estou muito curioso. Visitei o set de filmagem, mas não participei do processo de produção. Também não vi nenhum episódio pronto, só os making of que estão disponíveis no site do Viva.
"Meu Amigo Encosto" é a primeira série a chegar ao ar entre as 12 selecionadas pelo 1o. Projeto Globosat de Desenvolvimento de Roteiristas. Uma dessas 12, "O Filho do Meio", é minha, mas não entrou em produção. Foi durante o seminário com Marta Kauffman, ano passado, que eu conheci o Thiago Luciano, o criador do "Encosto", que depois me convidou para fazer parte do writer's room. Junto com ele, Fausto Noro e Helena Perim, tive uma das experiências mais ricas e divertidas da minha vida, criando situações para o coitado do Ivan e seu encosto Janjão. O resultado, verei (veremos) hoje à noite. Cara, como eu estou ansioso!

11 comentários:

  1. Sempre me pergunto como deve ser, para um artista com A maiúsculo como vc, fazer televisão no Brasil. Por um lado, a sua arte atinge um público imenso. Por outro, pra que esse público inculto compreenda o conteúdo e a forma do que está sendo dito, concessões devem ser feitas....E muitas! O desnível intelectual entre a maioria do público(não todo o público) e um escritor inteligente(não todos os escritores) é sempre um abismo....
    Pode ser, por exemplo, um desafio pra um chef de cozinha de alta culinária cozinhar pra um grupo de pessoas não habituadas a comer mais do que feijão com arroz e bife de fígado grelhado. Ele até consegue. Mas imagino se fica uma frustração no Chef por não poder usar de todos os seus instrumentos e técnicas... E se fica uma frustração na maioria do público, que mesmo consumindo um produto bem acima do que está habituado, não pode compreender o que se desviou do alimento básico do dia a dia que ela exige lhe seja dado... Deve ser um exercício e tanto! e vale sempre pela diversão... Isso tudo sem juízo de valores: se em cultura eu fujo do que é comum, em gastronomia nada supera o meu feijão com arroz do dia a dia...
    cultura de massa é extremamente necessária...
    Pra quem produz pro grande público é que é um desafio e tanto...
    De qualquer forma, parabéns pra quem levanta a bunda da cadeira e produz!
    Que se danem os críticos, entre eles, eu! e que se danem os haters! Se é que críticos e haters não são palavras sinônimas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, mas não me considero artista nem com a minúsculo. Sou um cara que escreve (não extaamente um escritor).

      Excluir
  2. Tony, merda!!
    Aproveitando o gancho (ui!) Do Bruno, o q vc acha do didatismo que sempre permeia as produções brasileiras?

    ResponderExcluir
  3. Pô Tony, te amo mas não gostei das chamadas, ficou parecendo aquele humor daquele gordo, Hassum o nome dele, né?
    Mas para não fazer como o povo que criticou O Sexo e as Negas sem nem assistir(e devem tá tomando na cara, pq o seriado é legal e o oposto de racista) e sou muito seu fã, vou dar uma chance. E o Thiago Luciano é aquele ator gracinha das novelas do Walcyr Carrasco, ele é do sindicato?

    ResponderExcluir
  4. Hahaha, não sou eu quem faz as chamadas. Mas a proposta da série é ser benm popular mesmo, para atingir o maior público possível.

    Sim, o Thiago Luciano é aquele ator gracinha sim. Mas não é do sindicato: é casado com a Lucy Ramos, uma atriz liiiinda.

    ResponderExcluir
  5. Ja eu sou apaixonado pelo George Sauma, sei que ele nao e do sindicato....mas e ator e geralmente atores e gente que faz ( gente que nao e, mas Fica dependendo da situacao sem grilo nenhum)

    ResponderExcluir