sábado, 27 de setembro de 2014

MAS VOCÊ NÃO TEM UM LOOK

Só o sobrenome já impõe respeito: Callas. Calem-se! Uma voz maior se levanta. A maior cantora lírica do século 20 - e provavelmente de todos os tempos, mas não há registros gravados das mais antigas - é uma fonte inesgotável de inspiração para outros artistas. Sua vida atormentada já rendeu dezenas de filmes e peças, nenhuma delas definitiva. Uma das melhores foi "Master Class", que recriava uma série de aulas magnas que Maria Callas deu na Juilliard School de Nova York . Montado no Brasil em 1996 com Marília Pera no papel principal e cantores de verdade fazendo os alunos, o espetáculo ainda tinha uma fala que me marcou para sempre. Em dado momento, a professora avalia o visual de uma jovem soprano: "Até que você é bonitinha. Mas você não tem um look". Dezoito anos depois, Marília se reencontra com a personagem. Seu ex-camareiro Fernando Duarte, hoje um autor de sucesso, escreveu para ela a peça "Callas", onde a própria dá uma entrevista a um jornalista amigo um dia antes de morrer. Como achou que não tem mais idade para o papel, preferiu assumir a direção e chamou atrizes mais jovens para a empreitada: Sílvia Pfeiffer no Rio e Claudia Ohana em SP. Assisti à montagem paulistana, e gostei muito. Muitas passagens da vida da cantora são projetadas em biombos do cenário que representa seu apartamento em Paris, dando mesmo a sensação do pretendido "documentário ao vivo". O texto é curto mas consegue passar a dimensão da tragédia de Callas, que se deixou morrer aos 53 anos por se ver sem perspectivas no amor e na carreira. E os atores vão melhorando no decorrer da peça. Mas há um senão: apesar do esforço, falta em Claudia Ohana aquele algo mais. Ela é bonita, competente e até canta, mas não é uma diva. Ou seja - não tem um look.

6 comentários:

  1. Divas para o papel: Marilia Pêra(fora da idade), Marieta Severo(fora da idade), Fernanda Torres, Andréa Beltrão, Patrícia Pillar, Cláudia Raia(acho canastrona em papéis dramáticos).

    ResponderExcluir
  2. E eu achava que a Ohana na época de "Vamp" tinha um quê de diva....

    ResponderExcluir
  3. Claudia Ohana é ideal pro papel. E ela tem sim um look.

    ResponderExcluir
  4. pensei a mesma coisa que vc antes de ler seu texto!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de ter visto, mas não pude ir aqui na minha cidade, eu gostaria de saber se Maria Callas foi cremada e suas cinzas jogada em algum lugar ou se ela está sepultada no cemitério le Père La Chaise em Paris.Tanto Silvia Pfeiffer como Cláudia Ohana são ideais para o papel.

    ResponderExcluir
  6. Assisti à peça no Rio com Sílvia Pfeifer fazendo o papel de Callas e poderia usar as suas mesmas observações. Ao que parece, um espetáculo que nasceu com sérios problemas de "miscasting"!

    ResponderExcluir