quarta-feira, 24 de setembro de 2014

DIPLOMACIA SEM CABEÇA

A política externa brasileira não surpreende mais: está sempre do lado errado, não importa qual seja a questão. Consegue até manifestar apoio aos terroristas do ISIS, só porque eles estão sendo atacados por uma coligação liderada pelos Estados Unidos. É uma atitude infantil, digna de diretório de centro acadêmico: "seremos contra qualquer coisa que os EUA façam". Mesmo que esta coisa seja o combate à organização mais violenta e perigosa do mundo atual. O ISIS, ou Estado Islâmico, é pior que a Alemanha nazista. Persegue os não-muçulmanos, os muçulmanos xiitas, as mulheres, os gays e até mesmo os sunitas que não fazem a mesma interpetação radical e equivocada do Alcorão que eles fazem. E está tentando conquistar o maior território possível: o objetivo de um califado, que é como o grupo se proclama, é reunir toda a ummah, a comunidade muçulmana, sob uma única liderança. Querem até retomar a península Ibérica, veja só. Claro que não vão conseguir, mas antes disso podem fazer um estrago mais do que considerável. Com uma base territorial entre a Síria e o Iraque, terão a capacidade de organizar atentados como o Taliban e a al-Qaeda tinham quando dominavam o Afeganistão. Precisam ser eliminados já, agora, ontem. Mas o Itamaraty, comandado não tanto na surdina pela besta-fera do Marco Antono Garcia, acha que é "pelo diálogo" que se dobra essa turma. Diálogo com quem? Com o "califa" al-Baghdadi? Parece que nossos diplomatas já foram decapitados.

36 comentários:

  1. Não quero ficar enchendo seu blog com meus comentários "conspiratórios".

    Mas estude sobre PSY-OPS.

    Os EUA trouxeram todos os Nazistas para os EUA sob a Operação Paper-Clip após a II Guerra.

    E esses "cientistas" desenvolveram muito os métodos de psy-ops.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Paperclip

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Experimentos_humanos_nazistas

    Portanto, é bom ficar muito ciente que várias coisas que nós vemos na televisão são falsas (viram o video da barriga falsa de grávida da Beyonce?).

    Isis é o nome da idolatrada deusa Egípcia. De onde esses psicopatas que comandam o show corrupto na Terra, se inspiram para tudo que é troço ruim.

    Porque sabes como os Faraós eram RUIMS!

    Aqui vai uma opinião dentre vários indivíduos que não acreditam na estória contada pelo Tio Sam e Cia:

    http://www.activistpost.com/2014/09/10-signs-that-isis-is-scripted-psyop.html

    Foi nessa época da Operação Paper Clip que a coisa começou realmente ir para o abismo do Inferno:

    "This project appears to have been quite extensive and included (under US Navy funding) studies demonstrating how to: induce heart seizures, create leaks in the blood brain barrier and production of auditory hallucinations. Despite attempts to render the Pandora programme invisible to scrutiny, FOIA filings revealed memoranda of Richard Cesaro, Director, DARPA, which confirmed that the programme’s initial goal was to “discover whether a carefully controlled microwave signal could control the mind.” Cesaro urged that these studies be made “for potential weapons applications.”[12]"

    http://www.deepblacklies.co.uk/some_aspects_of_a-pem_weapons.htm

    Eu não sabia de nada disso até ser atacado por microondas no Brasil em 2006-2008, após meu retorno do Canadá.

    No entanto sou "louco"...

    Afinal falar sobre tudo isso num país corrupto como esse é muito perigoso!

    É tipo querer acabar degolado tipo o Vereador José Renildo dos Santos - muitos e muitos anos antes de "ISIS" existir.

    The 5D Raver
    www.the5draver.info
    PS - Tem vários vídeos no Youtube mostrando como os atentados de bombas de Boston foi tudo armação... POWER TO THE PEOPLE!!! (Se bem que eu acho que eles estão fazendo isso tudo de propósito...) Pesquise: Boston Bombings Hoax

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico pensando no quão longe vai uma pessoa para se desinformar tanto e viver em uma realidade alternativa. Ao invés de usar essa capacidade toda para criar um mundo paralelo em que você e os amigos da conspiração são os únicos que "realmente" sabem da verdade, que tal aplicar esse potencial em algo produtivo para o mundo real? Já pensou que se um animal anda como um cachorro, late como um cachorro, parece um cachorro, tem cheiro de cachorro, balança o rabo como um cachorro... simplesmente é um cachorro, ao invés de ser um elefante geneticamente modificado, usado em testes secretos da extinção de formas não caninas, desenvolvidos pelos "americanos imperialistas"!?!?!

      Excluir
    2. Bang. https://24.media.tumblr.com/262f023c1091a63763258465dad33b67/tumblr_mxo59bJRXW1rp25b8o1_400.gif

      Excluir
    3. Quem é desinformada aqui?

      Acho que a única que finge ser é voce...

      Já estudou sobre o José Delgado? O que foi trago pela Operação Paperclip pelos "americanos imperialistas que financiaram várias ditaduras - inclusive a brasileira - pelo mundo inteiro"?

      "We need a program of PSYCHOSURGERY for POLITICAL CONTROL of our society. The purpose is PHYSICAL CONTROL OF THE MIND. Everyone who deviates from the given norm can be SURGICALLY MUTILATED. The individual may think that the most important reality is his own existence, but this is only his personal point of view. This lacks historical perspective. MAN DOES NOT HAVE THE RIGHT TO DEVELOP HIS MIND.This kind of liberal orientation has great appeal. WE MUST ELECTRICALLY CONTROL THE BRAIN. Some day ARMIES and GENERALS will be controlled by electric stimulation of the brain."

      -- 1969 Testimony From CIA Asset Dr. Jose Delgado
      (Joguem no tradutor do Google os que não entendem inglês bem... É de cair o queixo. LOGICO que somente os sensíveis. Os PSICOPATAS tão nem aí pra esgoto em céu aberto...)

      Conhece, ou finge não conhecer?

      E eu é que sou uma pessoa disinformada, sei...

      VOCE SABE O QUE SÂO SATANISTAS?

      Isso vai muito mais além dos EUA queridinho.

      Rola em todo o mundo, em quase todas as esferas de poder...

      Aqui só tem mais esgoto.

      The 5D Raver
      www.the5draver.info
      PS - Para os disinformados que queira saber MAIS INFORMAÇÕES QUE A MEDIA NUNCA CITA:

      https://conspireassim.wordpress.com/tag/controle-mental/

      Excluir
    4. Afff cadê a moderação dos comentários!!!???

      Excluir
    5. Não é segredo pra ninguém as torturas em Abu-Gharib, o projeto MK ULTRA, exemplo maior é a Marilyn Monroe e o John Kennedy
      No brasil ja tivemos o Collor e hj temos o Michel Temer (nebroso)

      Pessoas que creem em teorias conspiratórias são tratadas como lunáticos, não entendo o porquê.

      Excluir
    6. Aí vem os que querem impor censura na expressão dos outros. Que nem os EUA bombando os outros em nome do "They hate our freeedoms!" enquanto banem todos que os "entristeçam"...

      Mas nem TEORIA é. São tudo FATOS.

      Como é FATO que eles adoram o 11!

      FATO: http://lagoadorato.blogspot.com.br/2013/12/pesquisa-maconica.html

      Olha o número da lista!

      Agora olha o horário "eleitoral" brasileiro:

      Início 8:30 = 8 + 3 = 11

      Fim 9:20 = 9 +2 = 11

      Agora, porque então essa ISIS que supostamente é MULÇUMANA escolheu EXATAMENTE "sequestrar" 11 aviões EXATOS 9 dias antes de 11 de Setembro (conhecido nos EUA como 9-11?)?? Qual a possibilidade real disso?

      FATO? Não sei. Parece ser mentira. (Como eu falei eles adora PSY-OPS, e essa estorinha tem tudo de psy-ops.)

      Mas que foi divulgado foi...

      http://blogaultimatrombeta.wordpress.com/2014/09/03/11-avioes-na-libia-podem-ser-usados-em-atentados/

      11 também são os números dos "Excelentissimos Senhores" da Suprema Corte Brasileira.

      Quem não tem argumento, apelam para a censura.

      Ou baixaria.

      Quanto ao o porque das pessoas que "creem em teorias conspiratórias são tratadas como lunáticos" tem até artigos sobre isso em inglês que foi uma forma da CIA em fazer com que os discursos oficiais não fosse questionados...

      Tem teorico da conspiração que chama ISIS de:

      I(sraelian) S(ecret) I(nteligence) S(ervice) = ISIS.

      Eu não duvido de nada.

      The 5D Raver
      www.the5draver.info
      PS - Quis dizer "INFORMAÇÕES QUE A MÍDIA NUNCA CITA:". Media é em ingles. Sorry!

      Excluir
  2. Tony, viu o discurso de Dilma na ONU?

    "O mesmo empenho que temos em combater a violência contra as mulheres e os afrobrasileiros temos também contra a homofobia. A suprema corte do meu Pais reconheceu a união estável entre pessoas do mesmo sexo, assegurando-lhes todos os direitos civis, daí decorrentes. Acreditamos firmemente na dignidade de todo ser humano e na universalidade de seus direitos fundamentais. Estes devem ser protegidos de toda seletividade e de toda politização."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho ótimo que ela se comprometa bastante, para podermos cobrar depois.

      Excluir
  3. tony, você provavelmente se refere ao discurso da dilma na abertura da assembleia geral da onu, correto?

    bom, em primeiro lugar, o que poucos entendem (ou sabem) é que o corpo diplomático é apenas mais um grupo de funcionários federais, e o itamaraty apenas mais um ministério na esplanada, vinculados ao poder executivo. não é o itamaraty, muito menos os diplomatas, quem criam a política externa brasileira - é o presidente que o faz, o itamaraty a executa por meio de seus funcionários.

    seu post está equivocado em vários pontos:

    1- não se trata de ser contra os EUA, mas de ser consistente com o discurso que o Brasil sustenta desde a criação da ONU, e que propõe a solução pacífica de conflitos pela via do diálogo, não pela via da força. aliás, ataques militares a um Estado soberano sem que i) sejam em resposta a uma agressão sofrida, e ii) sejam autorizados pelo Conselho de Segurança, são proibidos pela Carta da ONU. O Brasil (ao contrário dos EUA) sempre se posicionou em defesa do direito internacional.

    2- não apenas o Brasil, mas vários países ocidentais se absterão de intervir no conflito na Síria ou apoiar os ataques militares conduzidos pela coalizão encabeçada pelos EUA contra o ISIS, incluindo boa parte da América Latina, a Rússia, a Turquia e a Alemanha. não é estar contra os EUA, mas estar do lado do direito internacional.

    3- ao propor o diálogo como via para a solução da questão síria, a dilma certamente não estava a sugerir que o ocidente iniciasse tratativas amistosas com o califa al-Baghdadi com vistas à deposição das armas, e, francamente, não acredito que você realmente tenha interpretado o discurso dessa forma. o diálogo é com a comunidade internacional, nos fóruns multilaterais e no Conselho de Segurança. não se trata de abdicar do uso da força, mas empregá-la somente quando a lei internacional o permitir. uma incursão militar que não esteja respaldada pelo Conselho de Segurança não só é ilegal, como também esvazia o próprio Conselho de sua importância e põe em risco a frágil segurança global arquitetada sob os auspícios da ONU. é claro que não deve ser ignorado o fato de que milhares mulheres, crianças e idosos, assim com xiitas e curdos, estão sendo simplesmente massacrados pelo ISIS, mas para isso existem as Convenções da Haia e de Genebra e o Tribunal Penal Internacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, a Dilma não condenou os ataques ao ISIS no pleneario da ONU. Foi numa coletiva depois do discurso. Ela não é diplomata e costuma se expressar mal. Vi suas palavras textuais, e ela realmente passa a impressão de defender os terroristas. Pegou mal PARA CARALHO.

      No mais, a linha ditada pelo Marco Aurélio Garcia é sempre anti-EUA, no matter what.

      Excluir
    2. tony, ao se posicionar contra o uso da força e propor a via do diálogo, durante o discurso de abertura, como melhor solução para a questão síria, é claro que a dilma, ainda que implicitamente, condenou os ataques americanos ao ISIS. ela pode não ter mencionado o ISIS diretamente, mas em tom diplomático é exatamente isto o que ela quis dizer.

      não vi essa coletiva depois do discurso a que você se refere, então não posso comentar, mas acho MUITO difícil que qualquer coisa que ela tenha dito, por mais enrolada que ela seja quando não tem um discurso pronto decorado, possa ter ainda que remotamente sugerido um apoio aos terroristas... essa possibilidade simplesmente não existe, porque não há um único governo no mundo ou entidade de qualquer tipo (incluindo Hamas e afins) que apoie o ISIS. e além disso, mesmo que ela defendesse fervorosamente os terroristas, ela não seria nem louca de dizer isso na ONU.

      mas enfim, quanto à linha ditada pelo Marco Aurélio Garcia, se numa determinada questão ser contra os EUA significa estar ao lado do direito internacional (o que, na maioria dos casos, infelizmente é verdade), eu pessoalmente prefiro esta alternativa. o Brasil busca desde o governo Lula uma inserção cada vez maior na ordem internacional, e um país que se pretenda protagonista global deve no mínimo ser consistente em todos os momentos com as posições que defende, ao invés de consentir sempre com os EUA por puro oportunismo ou interesse econômico.

      Excluir
    3. A Dilma não estava se referindo à guerra civil da Síria. Ela não chegou a apoiar o ISIS, claro, mas condenou os ataques e propôs diálogo. COM QUEM, caralho?

      O Lula tentou muito aumentar o perfil do Brasil na diplomacia. Conseguiu em parte, e fez muita cagada - o apoio irrestrito à reeleição do Ahmadinejad, quando ele comparou a oposição iraniana a torcidas de futebol contrariadas, foi um ponto baixo. E o Marco Aurélio é SEMPRE contra os EUA. Um babaca.

      Excluir
    4. Tony, sou leitor assíduo do seu blog porque, além de escrever sempre sobre assuntos que me interessam (música, cinema, política, questão lgbt etc.), você o faz sempre num texto delicioso de se ler e porque, por mais que nem sempre concorde com seus posicionamentos, você os sustenta sempre com bons argumentos. muitas vezes, o bonito está na discordância de ideias mas no respeito ao debate, hehe. estou dizendo isso só para não parecer que estou implicando com você gratuitamente, e aliás não é minha intenção travar uma conversa com você aqui nos comentários, porque imagino que você deva ter coisas muito mais importantes a fazer.

      mas enfim... só para concluir o que havia dito anteriormente e em resposta ao seu comentário acima:

      é claro que a Dilma estava se referindo à guerra civil na Síria. aliás, ela não só mencionou no discurso de abertura o conflito na Síria, como também os conflitos na Líbia, no Sahel, na Ucrânia e na Faixa de Gaza.

      a defesa brasileira do diálogo e da diplomacia como o recurso preferível na solução de conflitos internacionais em detrimento do uso ilegítimo da força é consistente não só com o posicionamento do Brasil na ONU desde a criação da organização, como também com a própria política externa brasileira em perspectiva histórica. Aliás, o compromisso do Brasil com o direito internacional e com a solução pacífica de conflitos está previsto no art. 4º da nossa Constituição.

      Não é que o Brasil irá sempre condenar, em quaisquer circunstâncias, o emprego da força militar para solucionar conflitos internacionais. O Brasil é contra o emprego da força militar quando isto não encontre apoio do direito internacional, que desde 1945, com a criação da ONU, estabelece a primazia do diálogo e da cooperação.

      bombardear um Estado soberano, seja qual for o alvo do ataque, sem que isto tenha sido precedido por uma agressão ou tenha sido autorizado pelo Conselho de Segurança da ONU, é completamente ilegal. é por esse motivo que o ataque americano ao ISIS é ilegal, e é por isso que a Dilma (e o Brasil, em última análise, vez que o Brasil se faz representar por ela na ONU) defendeu o diálogo.

      mas, diálogo com quem? obviamente que não com o al-Baghdadi ou quaisquer líderes do ISIS. o diálogo, como disse anteriormente, é com os membros do Conselho de Segurança (não apenas com os que possuem o direito de veto), com a diplomacia das potências desenvolvidas e emergentes em fóruns multilaterais e, sobretudo, com os governos dos países árabes do entorno. veja que o ataque americano sequer teve autorização do governo de Damasco.

      o emprego da força militar deverá sempre ser o último recurso, e somente quando autorizada pelo direito internacional, porque, como a Dilma mesmo disse, ela mais acirra tensões do que soluciona conflitos. pode ser que os ataques militares americanos matem os principais líderes do ISIS, mas se esquece que há toda uma geração de crianças e jovens que vem sendo doutrinados desde cedo. os combatentes eliminados hoje serão certamente repostos daqui alguns anos, e o que é pior, motivados a vingar a morte de seus pais.

      na verdade, os conflitos que assistimos hoje nos países do oriente médio e no magrebe são apenas desdobramentos das violentas intervenções que estas regiões sofrem do ocidente há séculos, e o ocidente insiste em responder a elas com mais intervenção violenta. por que tanto discurso de ódio contra o ocidente? provavelmente porque, há alguns anos, alguém teve a brilhante ideia de assinar um sykes-picot. e o ocidente não aprende nunca.

      Excluir
    5. btw, acho você um gato e tenho a impressão que você deve ser mega bom na cama. (mas esse comentário não precisa aceitar, hehe)

      Excluir
    6. Gente, que baixaria esse último comentário!

      Excluir
    7. Parabéns, anônimo!

      Excluir
    8. Baixaria porque? Só porque o cara é casado?

      Brasileiro canta todo mundo... Bom de cama, ruim de cama, sem-teto, etc..

      Tony, eu fui praticamente expulso do Canada - que NADA TINHA A VER COM OS EUA - por SIMPLESMENTE falar mal do Bush Jr. e Cia na época da ILEGAL e IMORAL guerra com o Iraq em 2003.

      Porque fizeram isso comigo???

      NUNCA falei nada "revolucionário".

      Só um monte de "baixaria" NUMA LISTA ESPIRITUAL AMERICANA e no forum de discussão do MOBY - que aliás é o UNICO americano REALMENTE americano: NUNCA CENSUROU NENHUM DE NOSSAS EXPRESSÔES NO FORUM DELE.

      É basicamente o único americano que tenho respeito por.

      O resto é tudo hipócritas arrogantes e VIOLENTOS.

      The 5D Raver
      www.the5draver.info

      Excluir
    9. Sambou, anônimo!

      Tony, divo, melhor não se arriscar muito sobre assuntos sobre os quais vc n tem domínio. hehehe

      Eu não vi os videos seguintes, mas aquele primeiro video de decapitação é claramente forjado... PELAMOR...! KKKKKKKKKKK




      Excluir
    10. Ah, e você tem domínio?

      Vai oferecer seus serviços para a CIA, porque eles garantem que os vídeos são autênticos.

      Excluir
    11. Cara, eu não tenho. Em nenhum momento disse q tinha... Já o anônimo tem, E DE SOBRA. ~~calma, calma, amigooo~

      Deixa eu pensar... A CIA é a "Agência Central de Inteligência" de que país mesmo?

      Acho que o fato de o vídeo ser falso não significa que o ISIS não exista e que suas ações são repudiáveis. Apenas acho que os EUA "criam o ensejo"... E a indústria bélica agradece.

      Excluir
  4. Também não acho que rola de chamar o tal califa pra um papo. Mas essa política de tentar erradicar o inimigo tb não dá certo. A direita istaelense quer erradicar os palestinos. Só gera um ódio bumerange. EUA invadiram Afeganistão e Iraque. Conseguiram desestabilizar ambos países dividindo as pessoas entre pró-EUA e anti-EUA. Fato é que qualquer intervenção num país acaba gerando essa gangorra eterna de amor/ódio.
    Até uns meses atrás meio mundo estava querendo que EUA tivessem a mesma atitude contra o Bashar Al-Assad. Agora parece que virou um jogo de escolher qual facção apoiar. Até a Alemanha vai ter que tirar um determinado grupo da sua lista de terroristas pra justificar algum apoio a ofensiva contra a "poderosa ISIS". Complicado. EUA podem estar ganhando mais uma Al Qaeda nas costas (que eles mesmos ajudaram nos anos 80).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois as pessoas ficam surpresas com a persistência e o crescimento do terrorismo.

      Excluir
  5. Concordo com vc, Tony. Só discordei do título do post "diplomacia sem cabeça". Acho que a coisa é muito pior do que parece... não é só falta de competência do PT. Eles sabem muito bem o que fazem, sempre! Eles têm a cabeça no lugar....no lugar errado, mas têm...
    As atitudes do governo parecem infantis, mas são altamente calculadas para atingir os fins que eles desejam, ainda que ocultos e inconfessáveis.
    Dilma fez esses discursos pensando, em parte, nas eleições aqui no Brasil. E foi fiel à atitude sempre leniente do governo brasileiro quanto a assumir responsabilidades de todo o tipo....

    ResponderExcluir
  6. O mio babbino caro
    103ª SURATA
    Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
    1 Pela era,
    2 Que o homem está na perdição,
    3 Salvo os fiéis, que praticam o bem, aconselham-se na verdade e recomendam-se, uns aos outros, a paciência e a perseverança!

    ResponderExcluir
  7. Enquanto essa gente fica achando que tudo se resolve fazendo reunião pra imprensa fotografar regada a água Perrier, os EUA tomam a rédea de não deixar o mundo virar um curral muçulmano de extremistas que só conhecem a barbárie. Se vai dar certo, se var dar errado, se é politicagem, se é estratégia, o que importa é que vão lá e fazem algo. Enquanto a petistada fica dando um jeito de aparecer na midia internacional falando bosta. Depois voltam correndo pra casa pra posar de magnânimos e quem sabe um dia ganhar um Nobel da Paz.

    ResponderExcluir
  8. Anastasia Beaverhousen24 de setembro de 2014 às 17:29

    Parabéns a todos os envolvidos!
    Esse post já se tornou o mais chato da história do blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para te alegrar leia sobre isso aqui... O General Americano Albert Pike:

      O Plano secreto de Pike para controlar o mundo previa a necessidade DE TRÊS GUERRAS MUNDIAIS. Pare aqui por um momento para lembrar a data dessa predição: 22 DE JANEIRO DE 1870. Essa data é 44 anos antes do início da Primeira Guerra Mundial. Uma vez que você compreenda os fatos que vamos compartilhar e perceba a extensão do tempo entre essa predição e o início do seu cumprimento, poderá compreender como forças sobrenaturais estavam realmente em controle. Além disso, 22 de janeiro de 1870 também tem significado ocultista. O número 22 é um dos três números primários importantes para os ocultistas [11, 22 e 33].

      http://www.previnasedamarca.com/arquivo.php?recebe=materia/maconaria/12/12.html

      Isso tudo já tá no SCRIPT faz ANOSSSSSSSSSSSSS.

      Só não sabe quem não lê!

      The 5D Raver
      www.the5draver.info

      Excluir
    2. Anastasia Beaverhousen26 de setembro de 2014 às 15:15

      zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...

      Excluir
  9. Sou a favor de mandar a Dilma ir dialogar diretamente com o Isis.. E pode levar a Marina também na mesma viagem.. E que as duas comecem o diálogo dizendo "eu sou cristã"...

    ResponderExcluir
  10. Respondendo a um dos comentários acima de forma rápida, o governo de Bashar-al-Assad aprovou os ataques dos EUA contra o ISIS e não há como defender uma posição de diálogo com um grupo que não representa um pais organizado, legal e que é reconhecido internacionalmente. Eles são TERRORISTAS e com terroristas não há diálogo, por iniciativa deles: quem faz ações terroristas não quer o diálogo, quer o uso da força para se impor. Terroristas não são democratas.

    ResponderExcluir
  11. Basta frisar a frase "a ISIS é pior que a Alemanha nazista" e pronto, temos de agir mesmo o quanto antes!

    ResponderExcluir
  12. Eu sei que minha opinião vai ser criticada e tudo mas vou falar mesmo assim. Estou estudando pra concurso de TJ e a diplomacia brasileira não está ofendendo nenhum dos princípio constitucionais que regem as relações internacionais brasileiras. Adoro as teorias da conspiração que o leitor sempre post, se vc pensar tem fundamento algumas coisas. Coisas que os EUA faziam na guerra fria e eram consideradas teorias da conspiração hoje são admitidas pelo próprio. O tal Marco pode ser até a besta fera, mas tem muitas pessoas gabaritadas trabalhando nas relações internacionais brasileiras. Agora nada de teoria: se pensarmos pelo lado econômico os EUA são os beneficiados por todas as guerras, a indústria bélica amaricana sempre precisa de guerras e a maioria dos conflitos na região do oriente médio tem dedo dos EUA. Os EUA não tem nada de santo, nem a tal ISIS, todos farinha do mesmo saco. Falo dos EUA como país, governo e não sua população.
    Nick

    ResponderExcluir
  13. Esperando o post do Tony sobre "A most wanted man" e os comentários do 5DRaver...
    (pegando a pipoca)

    ResponderExcluir
  14. Sabemos que muitas das vezes que EUA se intrometeu em alguma situaçāo para tentar "ajudar", deixo-a ainda pior. Mas se não me engano o próprio governo iraquiano pediu ajuda e aprovou o ataque. E agora como falar que é ilegítimo.

    ResponderExcluir