domingo, 24 de agosto de 2014

TUDO É MISTÉRIO NESSE TEU VOAR

Foi uma delícia devorar "Pavões Misteriosos", o livro que o jornalista André Barcinski dedicou a um período negligenciado da nossa música: 1974 a 1983, entre a era dos festivais e da Tropicália e a explosão do rock brasileiro. Foram também os anos da minha adolescência e faculdade, e, portanto, da formação do meu gosto musical. Os primeiros discos nacionais que eu comprei na vida foram justamente a estreia dos Secos & Molhados e "Atrás do Porto Tem uma Cidade", da Rita Lee - dois trabalhos que o autor considera fundamentais para o estabelecimento do pop tupiniquim, e que soam modernos até hoje. Aliás, é justamente a consolidação deste evasivo pop de que trata o livro, dando valor a figuras desprezadas pela crítica como Guilherme Arantes ou a dupla de compositores Sullivan e Massadas. Nossos anos 70 tiveram gringos fake como Morris Albert ("Feelings") e cafonices como Benito di Paula, mas também ousadias como Ney Matogrosso ou Raul Seixas, que parecem impossíveis nos dias caretas que correm. Talvez por causa da ditadura, talvez por causa da influência do exterior, o começo daquela década foi riquíssimo em álbuns importantes - o final, nem tanto. A música brasileira se pasteurizou aos poucos, e hoje raramente o sucesso e a qualidade andam juntos. "Pavões Misteriosos" ficaria ainda melhor se, a exemplo do "Noites Tropicais" de Nélson Motta, também tivesse um CD complementar. Mas quem é que ainda tem CD player? Só gente como eu, que nasceu há 10 mil anos atrás.

7 comentários:

  1. Às vezes me pergunto se não tem nada no mundo que você não saiba demais. Ah, e dessa fase adoro Guilherme Lamounier. Será que eu pus um grilo em sua cabeça? ;)

    ResponderExcluir
  2. Nao so tenho cd player como tenho uma torre porta-cds daquelas bem anos 90, cheia de cds que eu nao toco ha seculos. Todo dia eu olho para aquilo com um misto de vergonha e preguica de tirar o po, de tirar do campo visual, de fazer qualquer coisa... e la eles continuam.

    ResponderExcluir
  3. O mio babbino caro
    É Tirar leite de pedra. O pessoal do Ceára, Rita lee, Ney Matogrosso, Guilherme Arantes, bem que tentaram...a hora é tentar salvar a lavoura, considerando hoje, Gretchen, lady Zu e outros como Cult. S&M Adeus!

    ResponderExcluir
  4. Eu quero, eu vou procurar, eu vou comprar...sempre agradecido pelas suas dicas...abração.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito de Guilherme Arantes...

    ResponderExcluir
  6. eu tenho. até no carro

    aduro

    ResponderExcluir