segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O ESTADO É LAICO. MAS...

Quando eu vi a imagem aí em cima no timeline de uma amiga no Facebook, achei que se tratasse de mais uma dessa montagens malandrinhas que pululam na internet. Só que não: a assinatura é autêntica, e este despautério foi mesmo postado na fanpage da presidenta. Dilma não só feriu uma cláusula pétrea da constituição ao interpor um "mas" depois dela, como se orgulha disto. A ponto de incluir a frase, proferida sexta passada numa filial paulistana da Assembleia de Deus, em sua campanha pela reeleição! Verdade que, pouco calejada nos palanques, nossa mandatária nunca foi boa de discurso, muito menos se improvisado. A coisa deve mesmo ter saído de qualquer jeito de sua boca. Mas não pode, porque ela não é presidenta só dos evangélicos - por mais que puxe o saco deles em busca de votos. Este passo em falso é bem mais do que uma gafe: é um sinal de que o PT está mesmo disposto a rifar qualquer princípio em troca de mais quatro anos no poder. E não, não estou dizendo que vai ser diferente com Aécio ou Campos. Por isto lamento que quase não haja políticos de projeção nacional dispostos a se levantar contra essa promiscuidade entre o governo e os fundamentalistas. Pelo menos os comentários no Feice são todos negativos, inclusive de amigos meus que são petistas históricos. Vamos reagir, galera, porque daqui a pouco vai ter candidato prometendo proibir a minissaia.

(Não deixe de ler dois excelentes artigos sobre o assunto: este aqui, assinado por Henrique Braga no Brasil Post, e este outro, por Alex Antunes no Yahoo)

18 comentários:

  1. O mio babbino caro
    Não dá vontade de desistir disso daqui.
    "Le Brésil n’est pas un pays serieux“
    Parece-me que não tem solução não - Viva o Garrincha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou ingles no seu comentario, amiguinho poliglota.

      Excluir
  2. isto me recordou uma charge publicada lá pelos idos de 2009/10 - o desenho (o nome do/a artista me foge agora)
    mostrava a presidenta* ajoelhada ao lado de José Serra que 'naqueles dias' [porque Este post tem que soar bíblico] disputavam a respectiva eleição. Ajoelhados diante de religiosos tanto católicos como protestantes, os candidatos diziam juntos: "Que mais vocês querem? Que a Terra volte a ser o centro do Universo?"
    Não precisa falar mais nada.
    Faltou ler Nietzsche, faltou ler Saramago. Faltou LER.
    É de fato, o Brasil não é um país sério.
    *[como diria o imitador genial gustavo mendes é presiDENTA]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior!
      Leram, "Mas" agem assim.

      Excluir
  3. Vamos de conga la conga á la Gretchen?

    ResponderExcluir
  4. "Evidentemente a fala de Dilma (assim como sua visita ao Templo de Salomão, na semana retrasada) é um artifício eleitoreiro. Mas não só. É compromisso mesmo, e submissão à chantagem neopentecostal. O deputado federal evangélico e líder do PMDB Eduardo Cunha também discursou nesta visita à Assembléia de Deus. Cunha é da base do governo, mas sempre apronta contra o Planalto.

    E tirou sua casquinha da presença presidencial. Comemorou a revogação da portaria do Ministério da Saúde que regulamentava o aborto por estupro, risco à vida e anencefalia no SUS, por pressão evangélica, ferindo os direito legais femininos, e exaltou a perseguição religiosa aos gays. Dilma, que discursou depois, teve que ficar calada e se omitir em relação à fala do deputado."

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei chockz porque o PT não precisa desse tipo de quote pra ganhar votos dos crentes, há outras formas fazer isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu , como simpatizante do PT, cada vez mais me surpreendo com a falta de princípios que assolou o unico partido que tinha alguma ideologia, a unica ideologia agora é ficar no poder, #vergonhaalheia!

      Excluir
  6. Shirley Rose (Petista Convicta)11 de agosto de 2014 22:15

    Elite branca, pode chorar.

    A Dilma vai vencer e vocês têm de acordar!


    Isso aí, meu caro, é apenas uma forma de D-I-Á-L-O-G-O com outros setores da sociedade!!! Os evangélicos fazem parte desse país maravilhoso chamado Brasil. Não gostar deles é preconceito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahn prioziar um grupo cerceador da liberdade alheia por voto? Prefiro continuar com meu "preconceito" pelo menos ele é a favor da liberdade de acreditar em deus ou de não acreditar

      Excluir
    2. Isso não é diálogo. É o maior exemplo do que é se vender.

      Excluir
  7. Desça correndo da sua torre de marfim nos Jardins e venha para a rua fazer campanha para Aécio ou Campos, se não vai ter de aguentar essa cafonice aloprada por mais quatro anos ou serão oito? ou dezesseis?

    ResponderExcluir
  8. Nessas horas eu me arrependo de ter votado no PT, de ter defendido Dilma, de acreditar na "esquerda" brasileira. Nessas horas também me envergonho de meus parentes evangélicos (e tenho aos montes, quem tem sabe como é difícil) que dizem que votarão em Dilma depois desses atos pró-evanjas. Sério, uma hora a gente cansa.

    ResponderExcluir
  9. Nem dá pra ficar surpreso. Quando ela visitar uma associação gay vai falar que é a favor do amor entre iguais, quando visitar uma associação de candomblé vai dizer que é a favor da liberdade religiosa, quando visitar uma associação de negros vai exaltar o papel da raça na nossa sociedade, quando visitar uma instituição católica se dirá católica...
    Não foi Lula, o Criador, quem disse que hj Jesus faria aliança com Judas?

    ResponderExcluir
  10. Anastasia Beaverhousen12 de agosto de 2014 15:15

    Alguém precisa urgentemente avisar a Suécia, a Dinamarca, a Noruega, a Holanda e a República Tcheca que eles não são uma nação feliz!

    ResponderExcluir
  11. eu já tinha visto a declaração da presidanta, lamentável o que as pessoas fazem por votos, princípios, ética, tudo vai parar no ralo, pois como sempre, "os fins justificam os meios"... lamentável

    ResponderExcluir
  12. Por isso que eu vou de Silvio Santos 26!

    ResponderExcluir
  13. pior que ta num fica

    ResponderExcluir