domingo, 10 de agosto de 2014

O BOM-GOSTO DO SANGUE

O filme de vampiro mais cool de todos os tempos continua sendo "Fome de Viver", mas "Amantes Eternos" assume uma honrosa segunda posição. É até de estranhar que um cineasta como Jim Jarmusch, especializado em filmar o tédio, tenha demorado tanto para abordar a imortalidade, ou que a pálida Tilda Swinton tardasse a ser escalada para o papel de uma sugadora de sangue. Ela está fantástica como sempre, e nem parece 21 anos mais velha que Tom Hiddleston - mais bonito do que nunca, apesar do cabelo precisando de um trato. Os dois fazem um casal formado há séculos que, apesar de não viverem mais o tempo todo juntos, ainda têm aquela cumplicidade romântica que só os cônjuges de longa data alcançam. Eu não costumo gostar de filme lento, mas dessa vez embarquei totalmente na proposta do diretor. Não há uma só tomada diurna: a (pouca) história inteira se passa à noite, portanto recomendo um café bem forte antes de entrar no cinema. Vale a pena, pois a música atmosférica, os planos elegantes e a violência pontual de "Amantes Eternos" criam um universo de sedução e perigo extremamente atraente. Essa dupla de vampiros cultos e sofisticados deixa a turma de "True Blood" parecendo os caipiras que de fato são.
E qualquer filme que inclua em uma de suas cenas o clipe setentista de "Soul Dracula" já entra automaticamente na minha lista dos melhores do ano.

8 comentários:

  1. "Jim Jarmusch, especializado em filmar o tédio"
    HAHAHHAHAHA

    "Essa dupla de vampiros cultos e sofisticados deixa a turma de "True Blood" parecendo os caipiras que de fato são."
    HAHAHAHHAHAHAHAAHA X 10000000

    True Blood = soft core. Enjoei na 2ª temporada.

    ResponderExcluir
  2. E pra quem curte vampiros menos cool e sedutores, a série The Strain do Guillermo Del Toro no FX está fazendo jus à excelente trilogia.

    ResponderExcluir
  3. não sei do filme, mas vc arrasou com este vídeo (aliás vídeo + música + coreografia + tudo)

    ivan

    ResponderExcluir
  4. Fome de Viver = The Hunger = Amo/sou

    Por coincidência hoje mesmo mostrei a famosa sequência inicial de abertura, com a música do Bauhaus, para um amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma das melhores aberturas do cinema, com a música Bela Lugosi's dead que se refere à estética usada no filme que é totalmente diferente a esse clássico vampiro. São 5 minutos que valem mais que toda "saga" do vampiro cof cof que brilha no escuro. http://www.youtube.com/watch?v=244qvxxy0N0

      Excluir
    2. Tem um poster do Fome de Viver no bar Gourmet, neste sábado mesmo o mostrei para um amigo meu. Está bem gasto, mas ainda dá para ver a dupla maravilhosa, Bowie + Deneuve.

      Excluir
  5. Amo muito Fome de Viver, clássico. A Tilda sempre maravilhosa (assisti eu sou o amor por indicação sua e gostei tanto que comprei o blu-ray), quero muito ver esse filme porque adoro o tema, e True Blood virou last season :(

    ResponderExcluir
  6. The Hunger - Catherine Denéuve diva e no auge!

    ResponderExcluir