terça-feira, 5 de agosto de 2014

MULHERES NA MIRA

Pelo menos doze mulheres precisaram ser mortas sem razão aparente por motoqueiros misteriosos para que a polícia de Goiânia começasse a achar que talvez, quem sabe, pode ser que haja um serial killer à solta na cidade. Há relatos de que o número de vítimas é ainda maior: o fato é que só depois do assassinato de uma garota de 14 anos no último final de semana que resolveram "reforçar" as investigações. Este descaso mostra como o machismo ainda está arraigado entre nós. A tendência da polícia é achar que alguma coisa as vítimas aprontaram para serem baleadas no meio da rua, e que portanto os casos não tinham ligação. Mas vem cá - DOZE mulheres desde janeiro, mortas sem que o assassino roubasse nada? É verdade que, segundo a perícia e algumas testemunhas, as armas e as motos usadas para os crimes são diferentes. Mas a lentidão do poder público é imperdoável. Agora há um clima de pânico instaurado em Goiânia, e com razão. Uma vida feminina vale menos que uma masculina, muito menos. E a mulherada vem sofrendo ataques por todos os lados, haja vista a bancada evangélica querendo proibir o aborto em casos de estupro. Bem que uma amiga me alertou: a causa LGBT está avançando mais rápido que a feminista. Afinal, tem muito homem gay.

13 comentários:

  1. Discordo de sua amiga. Ou alguém aqui acha que a vida de um travesti vale alguma coisa pras autoridades e imensa maioria da sociedade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dos travestis, não. Mas para os homens gays brancos e da classe média para cima, a coisa melhorou muito.

      Excluir
    2. Qualquer pessoa com dinheiro,inclusive gays,é sempre melhor tratada.

      Excluir
  2. Por outro lado, esta semana mesmo um casal de rapazes foi espancado em um restaurante da Augusta por ter trocado um selinho - está em todos os jornais.

    ResponderExcluir
  3. Tony, não insista. As bichas ainda são as mais coitadinhas.

    ResponderExcluir
  4. O mio babbino caro
    Na real não há tantos gays assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, então quantos gays existem? Não quero que seja as estimativas recentes que falam que somos poucos entre 3% a 8%. Queria que a estimativa fosse a dos 10% até 20%, e além dessa dos "exclusivamente" gays sendo de até 20% queria que todos homens fossem abertos a ter pelo menos um sexo com outro homem na vida mesmo sendo só ativos : )

      Excluir
  5. Não vejo as bichas nem as mulheres como coitadinhos. Meu ponto aqui é que não concordo que as mulheres estejam atrás dos LGBT em questão de "avanço de causa". Há casos e casos. Com todo o respeito ao Tony - e tenho bastante - achei a generalização simplista. E na minha opinião, a desídia da polícia nesse caso de GYN não decorre de machismo, mas de incompetência pura e simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson, o problema do seu discurso, assim como o problema de várias outras pessoas, é não entender que as opiniões não vêm num "kit". Você pode ser liberal economicamente e concordar que existe, sim, uma marginalização da mulher e dos LGBTs. A diferença ideológica está na justificativa para essa marginalização. Os socialistas vão dizer que é tudo fruto do capital e vão utilizar de instrumentos de expansão do socialismo cultural (vide manipulação dos movimentos sociais) para estabelecerem sua ideologia. Pode-se, contudo, ser liberal e justamente diante de uma situação de desigualdade entre grupos, lutar por uma igualdade entre eles, especialmente perante a Justiça e os outros poderes (no caso da polícia, o Executivo). Pense nisso. Não é por não ser socialista que você tem que repetir, nas entrelinhas, o discurso do Olavo de Carvalho.

      Excluir
    2. Desculpe, mas soa como soberba você achar que pode dizer qual o "problema" com minha opinião. Me parece que único problema de minha opinião é não coincidir com a sua. Em nenhum momento neguei a existência de qualquer desigualdade, tampouco desfiz das necessárias lutas por reconhecimento - frisei, inclusive, o descaso geral com os travestis. Apenas observei que EU não vi necessariamente machismo nessa situação específica de Goiânia. Só isso. Ah, e embora o conheça, não leio nem vejo os vídeos de Olavo de Carvalho. ;)

      Excluir
    3. João, hoje eu não concordo com você. A ação e a eficiência da polícia são alvos de críticas da sociedade, de políticos e da imprensa. Por isso, mostrar bons resultados em seu trabalho deve ser tudo que os comandos de polícia sonham toda noite. E deixar passar um filé-mignon de oportunidade de se mostrar com grande fodeza como nesse caso, só pode ser por pura incompetência, incapacidade e cegueira mental.

      Excluir
  6. João, o que? Você tentou tanto desmerecer o discurso do Nelson que you just travelled in the little potato.

    ResponderExcluir
  7. Mas que eu saiba o número de mortes já está em 15 e uma delas é de um homem. Também acho que o fator principal é a incompetência e ineficiência da polícia, ainda que haja um pouco de sexismo em jogo.

    ResponderExcluir