segunda-feira, 4 de agosto de 2014

I'M MAKING POTATO SALAD

Desde que o crowdfunding virou moda, milhares de projetos interessantes pediram dinheiro na internet - e muitos ficaram a ver navios, sem atingir as metas pretendidas. Talvez seja o momento de estudar o caso de Zack Danger Brown. Há alguns dias, este americano de Ohio criou uma página no site Kickstarter em busca de míseros dez dólares para concretizar seu sonho: fazer uma salada de batata. A brincadeira pegou feito gripe numa tribo isolada, e, num piscar de olhos, o cara conseguiu mais 55 mil dólares. Agora está prometendo brindes para os doadores VIP, além de vídeos detalhando todo o processo de confecção da salada (o que só irá ocorrer em dezembro). Minha primeira reação é a de que ele deveria doar a maior parte dessa dinheirama inesperada para alguma instituição de caridade. Mas este tipo de crítica cri-cri vai contra o verdadeiro espírito do crowdfunding, que é "faça o que quiser com a sua grana".

2 comentários:

  1. Nossa...quero fazer uma galinhada, como faço pra pedir a grana? rs rs rs...Cada vez mais eu me surpreendo com algumas coisas que surgem da internet...

    ResponderExcluir
  2. Enquanto isso, Brasil quer burocratizar o crowdfunding:
    http://oglobo.globo.com/sociedade/projeto-de-lei-para-fiscalizar-financiamento-coletivo-gera-controversia-na-web-13438934
    Bem ou mal, é verdade que são doações que não estão recolhendo imposto e é mesmo uma ótima maneira de lavar dinheiro. Taí a família que juntou R$39 milhões em milhas do cartão.
    Por outro lado, é o mesmo governo que liberou o empresário individual com responsabilidade limitada, ou seja, abriu uma caixa de pandora pra trambiques em nome da desburocratização.

    ResponderExcluir