domingo, 3 de agosto de 2014

GORDURA DE FOCA

Há mais de 20 anos que um filme da Islândia não entrava em cartaz no Brasil. "Sobrevivente" precisou entrar na shortlist do Oscar do ano passado para furar o bloqueio: não conseguiu ser indicado ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira, mas acrescentou mais um galardão à sua extensa lista de prêmios. A história é baseada no caso verídico de um pescador que sobreviveu a um naufrágio depois de nadar por mais de seis horas no mar gelado; todos seus demais colegas morreram. De volta à terra firme, o sujeito é examinado por médicos islandeses e britânicos, e a conclusão é singela: sobreviveu porque é gordo. Sua espessa camada adiposa ("de foca", como diz um especialista) permitiu que ele não perdesse calor tão rápido como os outros tripulantes. Taí um bom motivo para avançar no bufê de sobremesas. Tirando essa curiosidade científica e algumas paisagens surrealistas, "Sobrevivente" não é grande coisa. Achei que o filme iria explorar a culpa que sente quem é poupado de uma catástrofe, mas isto não passa de uma insinuação do roteiro. Uma última recomendação a quem decidir se aventurar no cinema: vá agasalhado. O frio psicológico é intenso.

12 comentários:

  1. Tony, estou visitando SP pela primeira vez esse final de semana, e acompanho seu blog e dicas culturais desde que ele era menininho. Se não for muita forçação, você poderia me dar algumas dicas de passeios e lugares que eu não poderia perder na cidade? Se você realmente não se importar em ser meu Guia SP, eu agradeço profundamente.

    PS: O Daniel e o Lucas, que sempre deixam comentários nos seus textos, podiam me ajudar nessa também, se não for um inconveniente muito grande. Só não aceito dicas do The 5D Raver porque não tô afim de ir numa exposição na 5ª Dimensão sobre Microondas e Pós-Modernidade.

    ResponderExcluir
  2. São Paulo não tem belezas naturais, mas oferece coisa paca para se fazer num domingo.

    O melhor museu é o MASP. Neste momento está com exposições interessantes sobre arte africana, Portinari e uma coleção particular de cair o queixo. em plena avenida Paulista, o prédio suspenso é um dos símbolos da cidade, e vale o passeio por si próprio. No domingo ainda rola uma feira de antiguidades sob vão, e tem um bom restaurante no subsolo.

    Além do MASP, também tem a Pinacoteca, no centro da cidade, lindíssima, e na Oca do Ibirapuera tem uma mostra sobre os maias que é de cair o queixo (entrada grátis!). Aliás, um rolé no parque num dia de sol como hoje é um típico programa paulistano.

    Você também pode se enfronhar na Liberdade, o bairro oriental: hoje tem feira de artigos japoneses, é bem divertida. No bairro do Pari, um pouco mais off-Broadway, rola uma feira boliviana. E o bairro judaico-coreano do Bom Retiro oferece muitos restaurantes curiosos.

    E ainda tem o Pátio do Colégio, o Planetário, as dezenas de shoppings... Sem falar nas baladas. Hoje tem pool party na The Week, mas só fica cheio mesmo a partir de umas 19 horas. Depois vá comer hamburger no Ritz, ou engordar numa mega padaria (as mais concorridas são a Bella Paulista e a Galeria dos Pães, na região dos Jardins).

    Ufa, agora fiquei com vontade de sair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou a caminho do MASP e sou louco para conhecer a Liberdade. Estou pensando também em ir na Festa da Achiropita mais tarde, então é certo que vou voltar pra BSB com um queixo duplo.

      Muito obrigado pela pronta resposta e pelo roteiro.

      Excluir
    2. Ixe, é mesmo: agosto é mês de festa de Nossa Senhora Achiropita ("A que foi feita sem mão humana", sua imagem apareceu na parede de um caverna perto de Nápoles) no bairro do Bixiga.

      Vá com fome. Você nunca viu tanto macarrão junto na sua vida.

      Excluir
    3. Primeira barraca na Achiropita: http://www.myinstants.com/search/?name=eita+giovana

      Excluir
    4. Eu ia acrescentar a oca do Ibirapuera, mas vi que o Tony não deixou pedra sobre pedra.

      Excluir
  3. Mas esse post não era sobre focas? Me gusta um urso, acho que vou gostar delas também...

    ResponderExcluir
  4. Tony, por acaso tu costuma revisitar filmes? Poderia escrever sobre eles se fizer isso, gosto muito das tuas "críticas". mas ultimamente só são de filmes novos e boooring, como esse aí.

    Pergunto porque AMO rever filmes. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De vez em quando, se topo com algum querido na TV a cabo ou se me dá na telha mexer na minha extensa prateleira de DVDs.

      De qual filme de antigo você gostaria de saber a minha douta opinião?

      Excluir
    2. Você foi a algum dos que a rede Cinemark está reexibindo?

      Excluir
  5. Nenhum em especial, é que às vezes me pego revendo filmes que assisti há 2, 3, 4 anos atrás, e parece como se fosse a primeira vez. Talvez seja a cannabis, i dunno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro Jules et Jim, Cantando na Chuva, Casablanca, Dr Jivago.

      Excluir