terça-feira, 12 de agosto de 2014

GÊNIO INDOMÁVEL

Está mais do que na hora da depressão ser considerada tão grave quanto o câncer ou a AIDS. O número de vítimas que a doença faz é impressionante: só nos últimos trinta dias, dois comediantes famosos se enforcaram depois de passarem um longo tempo deprimidos. Fausto Fanti era jovem e tinha a vida inteira pela frente; Robin Williams não era mais tão novinho, mas sua carreira incluía um Oscar e umas duas dezenas de filmes de enorme sucesso. Nenhum outro humorista permaneceu tanto tempo no topo nos Estados Unidos: de meados dos anos 80 até o começo da década passada, ele foi, literalmente, o rei da comédia. Claro que seu estilo não agradava a todo mundo. Eu mesmo me irritava quando o cara assumia sua persona sentimental, que ria e chorava ao mesmo tempo (até hoje me recuso a ver "Patch Adams"). Mas há alguns trabalhos de Robin Williams que resistem a tudo: sua revolucionária dublagem do gênio de "Aladim" e seu discreto professor em "Sociedade dos Poetas Mortos" entram na mala que eu vou levar para a ilha deserta. Os últimos anos foram duros para ele. Sua nova série de TV durou uma única temporada, as drogas e o álcool voltaram a assombrá-lo e ainda há rumores de que ele estaria vendendo bens para saldar dívidas. Robin é mais um da lista dos atores incríveis que se autodestruíram, e mais uma vítima da enfermidade mais perniciosa que existe. Depressão mata, pessoal. Vamos levá-la a sério.

16 comentários:

  1. Engraçado que algumas personalidades estão distantes da nossa realidade, da vida comum, mas quando um ator como ele morre, parece que foi aquele tio que a gente gosta tanto, mas mora longe. Não vamos ao funeral, não sabemos o que levou a isso, mas temos o sentimento de perda aflorado. A fama, o sucesso, um dia cobra o preço...isso é terrível.

    ResponderExcluir
  2. Eu achava que a carreira dele andava meio morta, como você mesmo descreveu a do Michael Jackson na ocasião da morte dele, por excesso de filmes adocicados. Um amigo meu uma vez disse que Robin Williams precisava urgentemente fazer mais papéis de assassino (como na dobradinha Insônia e Retratos de uma obsessão). Engraçado que ele tenha levado o Oscar por "Gênio indomável". Eu nem lembrava que ele estava nesse filme. Ele certamente merecia a estatueta de melhor ator principal por outros filmes.

    E a depressão pode ser ainda apenas o sintoma de um transtorno maior. Mas aí pode ser um diagnóstico que vai levar anos de observação. Imagina quem tem transtorno borderline, que até alguns médicos se recusam a tratar de tão incompreendido que é.

    ResponderExcluir
  3. assunto sério, já perdi um amigo assim

    ResponderExcluir
  4. A mídia deveria tratar mais abertamente o tema do suicídio, talvez a "última fronteira" entre os tabus...

    ResponderExcluir
  5. Falo com conhecimento de causa: mata! E ainda tem gente que usa a palavra DEPRESSÃO no lugar da palavra TRISTEZA.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho desde criança. Às vezes parece que passa, depois volta mais forte. Já tomei remédio, fiz terapia, fui em centro espírita, em todas as igrejas do Brasil e ainda não passou. É triste, não consigo mais me relacionar com nenhuma das 700 pessoas com as quais já me relacionei durante a vida. Nem com a família. Só converso e confio em Deus, mais ninguém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chorei com seu comentário, pois me sinto completamente assim ...

      Excluir
  7. tem razão! a DEPRESSÃO ainda está envolta num manto de ignorância e vergonha tanto para os pacientes e seus familiares quanto para a sociedade em geral!

    ResponderExcluir
  8. Bipolaridade II sucks big time too vdd.

    ResponderExcluir
  9. O lance é que muita gente tinha que tomar bolinha e não toma. Eu tomo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolinha?? Desenvolve mais o assunto!

      Excluir
    2. Eu tinha certeza que Joanette era descompensada... e é.

      Excluir
  10. Tudo bem que Patch Adams e sentimentaloide, mas Tony vc assistiu a todod os Crespusculos da vida ( filme que conseguiu transformar vampiros em idiotas!!!) entao....

    ResponderExcluir
  11. tony, querial saber pq a dublagem foi revolucionária? perdi essa parte do filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robin Williams foi a primeira grande celebridade a emprestar sua voz para um personagem de deenho animado da Disney. Além disso, a maior parte das falas do gênio foi improvisada por ele, que não se ateve ao texto que lhe foi fornecido pelos roteiristas. Foi uma performance tão marcante que lhe valeu um Globo de Ouro especial.

      Excluir
  12. Amo o filme o PESCADOR DE ILUSOES!!!!

    ResponderExcluir