quinta-feira, 21 de agosto de 2014

FASILITANDO O PORTUGÊS

Sou totalmente a favor do projeto de simplificasão da ortografia elaborado pelo profesor Ernani Pimentel e aprezentado no Senado por Cyro Miranda (PSDB-GO). Sempre axei que o portugês deveria ser escrito com um mínimo de regras - uma letra por fonema e olhe lá. A nova proposta acaba com o "ç", o "ss", o "ch" e o "h" mudo, mas na verdade axo até que é tímida. Apesar de eliminar o "u" depois de "q", ela mantém esa letra no alfabeto - eu sumiria com ela e pasaria a escrever "ceijo". Mas as xanses de aprovasão são peqenas. Os paízes de língua portugeza acabaram de aprovar uma reforma que ainda nem foi de todo asimilada, e as rezistênsias ao novo projeto são grandes - vindas de jente velha que não qer reaprender, é claro. Bastaria uma jerasão para a mudansa se consolidar, e a alfabetizasão das criansas seria muito mais fásil.

26 comentários:

  1. Axo ótimo, compro passagem pra fora daki no prócimo (?!?!?) dia.

    ResponderExcluir
  2. Imagine só a gritaria que deve ter sido quando decidiram que pharmácia se escreveria com F. Alguém hoje tem dúvida que valeu a pena mudar?

    ResponderExcluir
  3. Das criansas e dos estranjeiros!!!!
    Como professor para estranjeiros tenho pena da confuzão com o ss,s,ç,x,ch e z. Um monte de picuinha qe complica e deixa todo mundo perdido.

    ResponderExcluir
  4. Lembrei de algo. Como explicar a diferença entre mau e mal sem que pareça uma regra inutil?

    ResponderExcluir
  5. O problema é que temos mais fonemas do que letras. Comofas?

    E sim, já li um artigo da épocha reclamando da falta de sinuosidade de mudar dansa pra dança.

    ResponderExcluir
  6. hahahaha.. o texto parecia aqueles textos de MiGuXoS .. com gente falando tipo criancinha...
    Sei não.. axo que não sei se acostumo com iso..hahah
    Mas só de ler é estranho.. vamos aguardar...

    ResponderExcluir
  7. É muita falta do que fazer desses senadores! Uma mudança radical como essas só serve para alienar quem lê e fala corretamente o português, com o único benefício de gerar uma língua infantilizada. Não existe desculpa para a preguiça de aprender! Se dificuldade do grafia de um idioma fosse realmente um problema, o que seria da China? Lembrando que a China tem uma taxa de alfabetização de 94% da população.

    ResponderExcluir
  8. Calma lá. A ideia pode parecer boa, mas temos que ver se vale na relação custo-benefício. Eu penso que se existem milhões de pessoas que falam francês, alemão e holandês (línguas com concordância fonema-letra MENOR que o português) então será que vale a pena trocar o que temos? Todo mundo que já foi alfabetizado terá que reaprender a escrever, teremos que revisar a ortografia de Constituição, leis, regulamentos e tudo mais. Só para "ficar mais fácil escrever". Qualquer um que já aprendeu alguma língua que nem inglês ou francês sabe que isso é preciosismo. Português é uma língua fácil, tanto é que a proporção de crianças com dislexia no Brasil e em Portugal é muito menor que nos EUA e na França.

    ResponderExcluir
  9. Ahahaha Tony, eu não apoio a mudança, não. Antes preferiria um fim à crase e ao hífen, por exemplo. Mas essa nova possível gramática já está em uso há anos. Bastar dar uma olhadinha nas redes sociais. Acho que não falta muito para ela se tornar regra mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí. Os nossos nobres deputados e senadores podem voltar para o colo quente de suas amantes e seus amantes e ficar planejando mais uma sacanagem com o povo.

      Excluir
  10. O assim se coroaria o emburrecimento completo da naçāo.

    ResponderExcluir
  11. Esse projeto é só uma forma de mostrar que a educação brasileira é realmente uma porcaria. É nivelar todos por baixo. A maioria não consegue aprender, então vamos facilitar para todo mundo, não é? Só uma observação: se mudasse mesmo, iria fazer uma enorme confusão na minha cabeça. Eu li "seijo" e não "keijo". kkk

    ResponderExcluir
  12. Estudar que é bom, ninguém quer!

    ResponderExcluir
  13. Houve comunicação, eu compreendi todo o texto se nenhuma falha.

    ResponderExcluir
  14. Eu apostaria uma fortuna que você seria absolutamente contra a proposta, Tony!
    Quebrei a cara!rs... Que bom! Concordo inteiramente com você! Fim às inutilidades! Fim aos símbolos de riqueza que nada mais são que meros simbolos(pobre de quem acredita neles)....
    Essa proposta jamais será aprovada. Não deve nem ser discutida no Congresso, mas adorei saber que tem muita gente apoiando! É pra frente que se anda!
    Apego ao passado só se houver um muito bom motivo(museus estão cheeeios de bons motivos pra olhar para o passado). Mas a língua deve servir ao povo e não o povo servir( ou ser escravo) das inutilidades da língua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a língua francesa, aquela ridicule e sem charm, vai morrer de inveja da brasuca

      Excluir
  15. E os livros na ortografia "antiga" vão todos para o lixo. Para quem defende um país sem corrupção, parabéns pela defesa da ideia imbecil. Vem cá, você tem rabo preso também com as editoras ligadas ao PSDB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é óbvio. Faço parte de mais esta conspiração da Réde Globo com os Illuminati para dominar o mundo. Mwahahaha.

      Excluir
  16. Não vale a pena. Pra que isso, muda algo que já mudou. Rídiculo, sou contra.

    ResponderExcluir
  17. Tony, cé tá brincando, certo?
    Saudações tugas,
    Susana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou não, apesar de saber que esse projeto não irá para a frente.

      Excluir
  18. Axu qi nunca mais entru nesi blog, depois desi disparati. I olha qi nus últimus tempus tiveram várias bobajens sendu tratadas aqi. Só naum imajinava qi ignorânsia i desrespeitu cultural seriam a gota dágua pra mim. Boa sorti.

    ResponderExcluir
  19. Ah, eu acho que deveriam reformar o português pra linguagem virtual de uma vez, q tal?

    ResponderExcluir
  20. Acho horrível qualquer modificação, senão nos acentos inúteis (ex: tem e têm, que são singular e plural, respectivamente).

    ResponderExcluir
  21. E eu sou totalmente contra essa proposta ridícula e infundada. E olha que sou jovem. Não acho que nivelar por baixo uma língua tão rica com o propósito, segundo eles, de fazer o analfabetismo diminuir e facilitar o aprendizado. Não é diminuindo algumas regras e empobrecendo a gramática que fará com que o povo do "jeitinho" consiga escrever bem e ser mais letrado. Diversos idiomas têm uma ortografia mais complicada do que a nossa e nem por isso as crianças ou seja quem for têm tanta dificuldade assim de aprender. Basta incentivar o aprendizado, melhorando a educação. Temos capacidade, é só usá-la. Espero que esta catástrofe seja arquivada para sempre e a porcaria daquele congresso se volte a aprovar leis decentes para nossa sociedade ao invés de perder tempo com isso.

    ResponderExcluir