domingo, 31 de agosto de 2014

EI, MARINA, SABIA QUE...

Marina Silva me fez ver vermelho. Nunca, em toda minha vida, fiquei tão furioso com um político brasileiro - e olha que eu passei por Maluf, Collor, Renan e Sarney. A meia-volta que a candidata do PSB deu em relação ao seu programa de governo, divulgado menos de 24 horas antes, me fez subir nas tamancas.

Será possível que ela sequer tenha lido o documento? Se foi isto mesmo o que aconteceu, das duas, uma: ou Marina é relapsa, ou não tem autoridade sobre gente que deveria estar sob seu comando. Qualquer uma das hipóteses é fatal para um eventual governo seu. Pessoas relapsas e/ou sem autoridade simplesmente não servem para ser presidente da república.

Agora, digamos que ela tenha lido sim. Então é pior ainda: Marina se curvou à pressão do Malafaia, que pertence à mesma facção religiosa radical que ela, a Assembleia de Deus. Se basta ao "pastor" latir impropérios no Twitter para que a candidata altere imediatamente seu programa de governo, então é melhor que este seja mesmo escrito a lápis, como sugere o site Sensacionalista.

Perdi boa parte do dia de ontem discutindo com estranhos no Facebook e mandando mensagens malcriadas para o perfil de Marina. Sobrou até para a Dilma: não me contive quando vi que o PT soltou nota criticando a "incoerência" da rival quanto ao segmento LGBT, quando a presidenta rifou os gays na primeira oportunidade para agradar à bancada evanja, ao tentar salvar o Palocci (sacrifício inútil, aliás).

Pessoas razoáveis vieram me perguntar por que eu estava com tanta raiva, já que a união civil (ou estável) seria parecidíssima com o casamento civil (sim, mas não é igual). Além do mais, pouco importaria o que Marina pensa ou deixa de pensar: o casamento gay já é uma realidade no Brasil graças ao STF, apesar da ausência de legislação. E mesmo com as alterações, o capítulo LGBT do programa do PSB ainda está muitas léguas na frente do que dizem PT ou PSDB sobre o assunto.

Mas este não é o ponto. O que provocou minha ira foi, como disse o Jean Wyllys, a crueldade de Marina Silva ao encher de esperança o coração das guei só para depois tomá-la de volta. Além do mais, parecia que Marina tinha afinado seu discurso e se tornado realmente moderna. Só que não: ela continua a mesma política inconsistente de antes, tentando agradar a todo mundo ao mesmo tempo e disfarçando sua índole conservadora com bijus feitos pelos povos da floresta.

Claro que eu sei que não existe líder impoluto, e que toda e qualquer política é feita de concessões. Marina sabe muitíssimo bem que não pode perder o voto evangélico. Mas sua tomada de posição obrigaria os grandes partidos a fazer o mesmo. O PT não poderia se proclamar contra o avanço dos direitos LGBT. E o PSDB teria que incorporar às diretrizes do partido o que Aécio já disse ser sua posição pessoal, favorável ao casamento igualitário (sim, ele é o único candidato importante que declarou este apoio com todas letras - lidem com isto). Duvido que algo do gênero aconteça agora.

Mas alguma coisa mudou. A gritaria nas redes sociais provou que a bicharada não pensa mais só em jogação e que o nível de politização está crescendo. Até o Everaldo já disse que respeitaria direitos conquistados. A homofobia só é expressada em toda sua fúria por boçais anônimos na internet.

De qualquer forma, o episódio de ontem foi uma escorregada considerável. Uma demonstração assombrosa de inabilidade política e um desgaste desnecessário. Malafaia diz que quer mais, e muitos gays e lésbicas estão decepcionados com Marina Silva. Ela de fato ainda não percebeu que só tem bicha nessa cidade.

31 comentários:

  1. Olha, pensando mais calmamente, o programa tinha o apoio a PL 122, que atualmente jah morreu. Então realmente, esse programa deve ter sido o das demandas do setor, não o real.

    Isso não diminui o fato deles terem se recusado a defender o casamento igualitário e colocado apenas vagamente união civil.

    Simplesmente, eu queria que a Marina se posicionasse de vez, amanhã tem debate e Everaldo ou Luciana devem perguntar pra ela. Ou ela larga de vez os fundamentalistas e assume que apoia Casamento Civil (to nem ai pra o que ela acha da igreja, eh um direito civil porra) ou larga os lgbts de vez e se une com Malafaia. Ficar em cima do muro não dá mais. Pelo menos Pastor Everaldo eh honesto nesse ponto.

    ResponderExcluir
  2. O pessoal da revista Veja deve ter achado o máximo, pq sabe como é, eles(gente muito piedosa, bondosa) são a favor das minorias, mas são contra os grupos que lutam pelos direitos civis das minorias, afinal se juntar pelos direitos civis nos anos sessenta não serviu para nada, a não ser espalhar o comunismo pelo mundo!
    #fechadocomrevistaveja #sqn

    ResponderExcluir
  3. Vc tem razão, n conheço ninguem q vai votar em Marina. Horrível!!! JÁ TIVEMOS UMA MORTE SUSPEITA, INCENDIO EM AECIOORTO e agora essa pesquisa estranha. O q será q está acontecendo? illuminati? Horror...

    ResponderExcluir
  4. Também fiquei puto com isso. Não tanto pelo casamento (eu sou casado, se é que faz alguma diferença), mas principalmente pela lei anti-homofobia. Ao mudar o discurso como ela fez, ela está essencialmente dizendo que é OK continuar batendo e matando gays. Por outro lado, levantar a bandeira LGBT na campanha não elege ninguém. Então essa mudança de promessa de campanha infelizmente faz sentido, sim. O que dá medo mesmo é que ela tenha mudado de ideia para agradar o Malafaia & cia. Se foi por isso, aí sim estamos ferrados.

    ResponderExcluir
  5. Eu só espero que agora você tenha mudado seu voto meu querido. Você é gay e tem um pezinho quase no ateísmo, e isso é incompatível com o voto nesta senhora. Se ela voltou atrás depois de 3 gritos do Malafaia ,estando a 1 mês das eleições, imagina o que não fará depois de um espirro dele enquanto presidente? Sinto o medo da Regina Duarte em relação ao Lula elevado a décima nona potência quando imagino nosso Brasil varonil sob o governo da Perpétua! Burca para as mulheres fruta, perguntes e afins e masmorra para as bichas serão pouco...

    ResponderExcluir
  6. Vamos ser razoáveis, nenhum candidato em sã consciência iria perder uma eleição já ganha, para agradar uma minoria de quem ela não precisa para se eleger... De qualquer forma, os itens não chegaram ao programa de governo dela à toa. Tem gente grande ao lado de Marina defendendo os direitos LGBT, cuidando do que vai ser prioridade para o governo dela e como ela já garantiu publicamente que não vai se candidatar à reeleição, não vai precisar fazer tantas concessões em troca de apoio político, até porque esse nunca foi o perfil dela. Precisamos pensar com mais calma e acompanhar a repercussão dos fatos. Uma coisa é certa, não dá para esperar nada de Dilma em relação a direitos LGBT. Então o NADA nós já temos...

    ResponderExcluir
  7. Mas o problema não é ela querer agradar o eleitorado evangélico. O problema é que TODOS querem. ;)
    Ou voces já esqueceram da Dilma lambendo a bunda deles na inauguração do templo de salomão? E mais, quando a Dilma se posicionou à favor da causa lgbt? Se ela fez isso algum dia por favor mandem link do vídeo pq eu, sinceramente, nunca vi!!!
    Se voces forem votar pensando exclusivamente na causa lgbt, votem na Luciana ou no Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Votar na Luciana ou enfiar o voto no rabo não faz nenhuma diferença.

      Excluir
  8. O comitê LGBT do PSB divulgou nota esclarecendo erradamente todas as reivindicações do grupo foram incluídos integralmente no plano, quando o correto seria a inclusão do que foi aprovado após todas as rodadas de negociações, que é muito mais, muito mais mesmo, do que qualquer proposta apresentada pelo PT ou PSDB referente a direitos LGBT, inclusive lei anti homofobia, combate ao bulliyng contra homossexuais nas escolas (o famigerado kit gay), adoção por casais gays, enfim, uma série de direitos que foram combatidos por anos pela bancada evangélica e negados por Dilma. Segue o texto anterior e o que foi alterado:

    http://www.cartacapital.com.br/blogs/carta-nas-eleicoes/lgbt-marina-silva-insiste-em-erro-tecnico-no-caso-de-programa-lgbt-2555.html

    ResponderExcluir
  9. A Marina é bronca, xucra, e ignorante tanto quanto a Dilma e o Lula.

    O Brasil tem os governantes que merece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então se muda pra Luxemburgo se não curte Brasil.

      Excluir
    2. anonimo o Lucas apenas falou a verdade.

      Excluir
    3. Ame-o ou deixe-o em 2014? Sério?

      Excluir
    4. Comparar a Marina com o Lula é sacanagem. O Lula é um boçal, que se gabou de chegar à Presidência sem estudar. A Marina é o oposto disso.
      A Dilma não é boçal, mas é um poço de antipatia e presunção. A Marina é crente, eu sei, mas é bem melhor que os dois estupores.

      Excluir
  10. A Marina teve meu voto por 5 minutos, se ela pode mudar de ideia tao rapido eu tbm posso, nao voto mais nela e ponto.

    ResponderExcluir
  11. Dilma=Lula=José Dirceu=Sarney=Marina Silva....
    Ela deu as provas... Agora, só não vê quem não quer... Uma pena !
    Não vá nessa de "voto útil"! Se marina não é mais opção, vote em alguém que realmente represente o que você acredita, ainda que esta pessoa ganhe apenas o seu voto nesse processo eleitoral... Isso sim é voto útil...

    ResponderExcluir
  12. O tombo foi forte. Ela perdeu boa parte do eleitorado lgbt, o qual, como vc bem observou, em crescimento e com importante influência nas redes socias. Ficou a fama de fundamentalista e irresponsável, que não lê o próprio programa de governo.

    Tenho certeza de que o setorial LGBT do partido (tiro o chapéu pela audácia das propostas) devem estar arrumando as malas pra irem embora. Se antes já havia desconfianças, agora não restam duvidas.

    E a considero muito pior que Dilma por ter nos vendido muito antes de ter chegado à presidência. Porque se curvou a quatro tuítes de um pastor arrogante e fácil de desmascarar. Fraca e duas caras.

    Tem meu eterno repudio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem te disse que bixa sabe votar?
      Larguem de ser troxas, tem mtas coisas antes de direitos lgbt, e mais, maçonaria é poderosa e tá totalmente infiltrada no brasil, se o comitê não quiser que seja aprovado é obvio que não vai ser, tão influênte que é que Dilma e Aecio ja declararam admirar, nem se fala em outras mais, Rosa Cruz, Opus Dei que tem os membros donos de emissoras de tv e conglomerados de midia, sem aquele papinho de iluminati, mas bem antes de ter proposta pra instituir alguma coisa, antes é discutido nesses comitês, então aceitem que doi menos, marina é menas.

      Excluir
    2. ACORDA ALICE... conheco a Maconaria de perto e eles estao cagando para gays , ou direito de gays...para eles tanto faz! Maconaria faz caridade para os mais humildes e se preocupa com grana e status( DELES, CLARO)

      Excluir
    3. Gente, que poha é essa que o anÔnimo postou? E a maconha ainda nem foi legalizada, imagine quando for...

      Excluir
    4. Ainda bem que ele mesmo deixou bem claro que isso não é papo de iluminatti! Imagina se fosse, kkkkkkk...

      Excluir
    5. Minha cidade é dominada por esse câncer maçônico. Odeio. Ekes agem como verdadeira máfia, se protegem e beneficiam, inclusive com as coisas públicas (licitaçôes, empregos, cargos). Inquéritos somem, processos são arquivados, MP muda de postura. Aqui eles tem força.
      Um caso escabroso e recente ocorreu quando um cara de uns 24 anos (de familia maçônica) bêbado atropelou e matou mais de 10 jovens. Inicialmente, o MP entendeu como homicídio doloso, baseando-se no dolo eventual. Alguns dias dps, suprise!, passou a ser crime culposo, tendo o proprio promotor requerido a libertaçao do motorista.
      Nojo define.

      Excluir
  13. Tudo o que o Brasil precisa eh uma evanja como presidenta……….

    ResponderExcluir
  14. http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/09/1508911-marina-nao-tem-nenhum-resquicio-de-fanatismo-diz-pastor.shtml

    ResponderExcluir
  15. Na Folha de hoje:

    Integrante da Igreja Assembleia de Deus desde o final dos anos 1990, Marina Silva (PSB) se aproximou de grupos evangélicos mais progressistas, repetindo o que fizera na juventude católica.

    Atualmente um dos pastores mais próximos da candidata do PSB à Presidência é Caio Fábio D’Araújo Filho, 59. Na comunidade evangélica, acumula polêmicas pelas posições mais abertas sobre casamento gay e divórcio e também pelas críticas ferinas a líderes conservadores.

    Ao descrever a influência da religiosidade nas posições da candidata, disse que Marina não tem “nenhum resquício de fanatismo”. “Seus dogmas são pessoais. A fala dela é a do bom senso.”

    “É uma coisa idiota alguém pensar que o Brasil pode se tornar um Irã, um califado evangélico, um país evangélico taleban. Isso é idiotice, loucura e insanidade”, complementou o pastor.

    Questionado sobre a popularidade de Marina entre as denominações evangélicas, afirmou que a candidata formou sua própria rede de apoio e de eleitores, que, segundo ele, sofrem cada vez menos influência de suas lideranças religiosas.

    “Esse tempo de encabrestamento só existe na cabeça dos lideres oportunistas.”

    Segundo o pastor, Marina também é rejeitada por não participar de iniciativas conservadoras, como a manifestação em junho do ano passado contra o aborto e o casamento gay.

    “Eles querem dela um grito de ruptura, que ela proponha um movimento evangélicos contra isso ou aquilo’. Aí ela vira persona non grata‘ por ser uma pessoa infinitamente superior à mentalidade desses trogloditas.”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o buraco é bem mais embaixo!!! Se é verdade que a Marina esta próxima do Caio Fabio isso dói muito mais no calo do Silas Malafaia do que a agenda gay, ele só não vai atacar o Caio Fabio porque tem rabo preso e sabe que se mexer com ele pode ter a vida exposta, como ja teve, de forma avassaladora!
      O Caio Fabio além de ter uma posição religiosa super coerente como alguns poucos pastores fora do país, o filho dele é gay e como o próprio Caio Fabio diz, "aprendi o que é ser homem de verdade com o meu filho gay".
      Agora entendi porque a Silas tá tao louca da xota!

      Excluir
    2. Isso se chama orgulho do pinto, obvio que o malafaia vai atacar a agenda gay, direitos lgbt é algo bem prox a direitos das mulheres, então esses pastorzinhos não querem perder suas posses de ser livremente preconceituosos contra as bixa nem o direito de tratar mulher como escrava e repassar submissão pras próximas gerações.

      Excluir
    3. Feliciano e Malafaia dificilmente apoiarão Marina. Eles não a apoiaram em 2010 e não estão apoiando agora no 1.º turno, ao contrário, tem a criticado muito. Claro, que ela vencendo, eles tentarão uma aproximação, mas duvido que Marina paute suas atitudes por eles. Influência da parte deles com certeza não haverá.

      Excluir
  16. A gritaria nas redes sociais provou que a bicharada não pensa mais só em jogação e que o nível de politização está crescendo. SERÁ MESMO, TONYAH? Pauta de assunto de viado ainda beira a imbecilidade, e claro, eu me incluo.

    ResponderExcluir
  17. Mesmo hipócrita, Dilma já está usando o fato ocorrido para tentar derrubar a suposta alta prevalência de Marina ao poder. Não importa o que aconteça, esse povo usará tudo o que for possível para ganhar.

    ResponderExcluir