quarta-feira, 27 de agosto de 2014

DEBATENDO O DEBATE

Debate é o tal negócio: a gente sempre acha que o nosso candidato deu um show e lacrou o cu das inimigas. Nunca vi nenhum eleitor mudar de opinião nesses confrontos antes do primeiro turno, graças ao excesso de candidatos e às regras paralisantes. Além do mais, ninguém foi especialmente mal ontem à noite. Até a Dilma falou bem, muito mais segura e focada do que na entrevista ao "Jornal Nacional" da semana passada. Já Marina soou menos "sonhática" e mais pragmática, enquanto que Aécio parecia querer transmitir entusiasmo quando a gente sabe que ele deve estar se roendo por dentro, por causa de sua queda nas pesquisas. Mas os melhores momentos vieram dos nanicos da esquerda. Adorei quando Luciana Genro pediu para tratar o candidato do PSC apenas por Everaldo, ignorando o pastor, alegando não gostar da mistura de religião com política. E meu querido Eduardo Jorge bombou nas redes sociais com sua defesa intransigente da liberação das drogas, do aborto e do casamento gay. Mas meu voto no PV balançou quando ele defendeu que o Banco Central não pode ser independente. Agora não estou mais tão convicto. Que venham outros debates.

71 comentários:

  1. Mesmo não concordando com a ideologia dos nanicos de esquerda, sao os que têm o discurso mais coerente.

    E vish... BC sem independência é cilada, Bino!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discurso coerente? Tipo pregar tido que não acontece na Alemanha ou em qualquer país desenvolvido?

      Pelamor...

      Excluir
  2. Tinha uma certa simpatia por Luciana Genro, mas acho que ela e o Eduardo Jorge abusaram dos clichês e da histeria esquerdopatas. Ao atacar Marina por exemplo, apontada por muitos eleitores como esquerdista radical disfarçada, fizeram a próxima presidente do Brasil parecer extremamente CENTRADA.

    ResponderExcluir
  3. Tony, você tem algum site que utilize para entender melhor essas eleições e os candidatos, ou só têm acompanhado as notícias nos principais jornais?

    Queria muito entender melhor o que está acontecendo e formar uma opinião um pouco mais autônoma daquilo que leio nos jornais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não frequento nenhum site independente sobre política. Os que eu conheço - tipo Pragmatismo Político ou Jornal do Centro do Mundo - são todos muito tendenciosos.

      Prefiro mesmo os colunistas dos grandes portais, como Josias de Souza ou Fernando Rodrigues. São ponderados, bem informados e esclarecedores.

      Excluir
    2. Nossa Tony, faltou só o Reinaldo Azevedo para completar o grupo.

      Excluir
    3. Josias de Souza e Fernando Rodrigues ponderados? kkkkkkkk! Tá de brincadeira, né? Se ser anti PT e pró PSDB na maior cara de pau (e não defendo o PT e nem demonizo o PSDB, para deixar claro) for ser ponderado e esclarecedor...

      Excluir
  4. Oi Tony, só discordo quando você fala que ninguém muda de opinião por causa dos debates no primeiro turno. As regras do debate de ontem me pareceram privilegiar o ataque dos pequenos aos "engessados" grandes e isso foi muito bom! Eu tendia a votar no Aécio, mas ontem ele foi péssimo. Tá mesmo abatido. Finalizado, eu diria.
    A Luciana Genro, quando afastou o "Pastor" do nome do candidato Everaldo, ganhou de mim uma simpatia que vai fazer com que eu olhe com muito mais cuidado pra ela no futuro(mesmo que ela não ganhe meu voto ainda). A lei eleitoral deveria obrigar os debates, pelo menos uma vez por semana até as eleições. É neles que a gente conhece quem são os candidatos. E o meu voto mudou ontem sim. Só não sei pra onde ainda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse marqueteiro da campanha do Aécio, treinaria o olhar dele. Pega mal fitar o vazio, parece que a pessoa não tem coragem de encarar nem as câmeras.

      Excluir
  5. Olá anônimo que pediu sugestão, te recomendo o pragmatismo político mesmo, tem até ótimos redatores, alguns pró LGBT, um alívio dos posts dos yahoo e terra da vida


    http://www.pragmatismopolitico.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Luciana Genro ganhou meu voto. Marina me assusta com tamanho conservadorismo dentro de uma figura secreta. Ela não parece se mostrar inteira nos debates, parece que ali mora alguém que só se revelará quando ganhar uma eleição. O cara do PV é um cara de ideais, mas seu partido balança conforme a maré, haja visto q 2 deputados do PV votaram na cura gay e o projeto era de um deles, não dá pra separar candidato e partido. Dilma respondeu, apenas isso. E Aécio sorriu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina é uma esfinge!

      Excluir
    2. Decifra-me ou te devoro!

      Excluir
    3. O problema é que nesse 'te devoro', pode ir o Brasil inteiro junto.
      É como dizia Regina Duarte: eu tenho medo.

      Excluir
    4. Não voto na crente doida sofrida.
      E outra, ela não aguentou a pressåo de administrar e ponderar nem a pasta do meio ambiente. Quando ministra, pediu pra sair.
      Na presidência não dá pra ser a dona da bola. Há uma série de interesses para serem compatibilizados e ela já mostrou que não consegue.

      Excluir
    5. Motumbo, com ou sem o seu voto, Marina já ganhou essa eleição, então é melhor a gente se aproximar, fazer a fofa e torcer para que o Malafaia brigue de novo com ela, pois para ele deve ser muito difícil aceitar a autoridade de uma mulher que não é submissa como manda o Antigo Testamento. O vice da chapa defende a causa LGBT, aborto, legalização da maconha...

      Excluir
    6. Marina sempre foi evasiva,no debate diz que governa com os bons (?), vai baixar a inflação pra 3% mas não fale de austeridade pra não ficar impopular, chamou o Chico Mendes de elite, a banqueira Neca de educadora, e pra quem diz separar estado de religião é a favor do criacionismo no ensino desde que seja facultativo, defendeu o Feliciano e vai nomear pro Ministério do Meio Ambiente um pastor.

      Excluir
    7. Falta de capacidade de interpretação é um erro muito grave na política. Marina disse que faz parte da elite pessoas notáveis em seu segmento e trazem grande contribuição para a sociedade, que a Neca pode ser considerada elite pelo trabalho que desenvolve como educadora há 30 anos (apesar de ser da família Setúbal, não exerce a função de banqueira), bem como os Ianomamis também e Chico Mendes. Ou você acha que ela confundiu-se achando que o Chico Mendes era rico, por não conhecê-lo muito bem? Sobre opiar e colar boatos velhos e fora de contexto, nem vou comentar...

      Excluir
    8. Mas é claro que existem tipos de elite, como intelectual ou econômica mas colocar Chico Mendes e Neca no mesmo patamar é no mínimo leviano, e mesmo sendo educadora é com dinheiro do Itaú que a campanha é financiada e coordenada. Concordar com alguém que defende publicamente o Feliciano e mistura estado e religião com a nomeação de pastor já diz bastante sobre o seu voto.

      Excluir
    9. Vou desenhar: Ela quis dizer que cada um faz parte da elite do seu segmento. Assim como a Ru Paul é elite das drags e a Monja Coen elite do budismo. Cada um é elite da sua área, não estão no mesmo balaio. Sobre as tão precoces nomeações ministeriais, bem que vi no face que a pastora Suzane Richthofen seria Ministra da Família e da Seguridade Social, achei que fosse piada, mas já que você está confirmando, eu acredito, claro!

      Excluir
    10. Migs, só você aqui não gosta de NECA. Deve ser sapatão.

      Excluir
    11. Marina falou no debate sobre gozar e Neca, por isso tem tanto viado votando nela.

      Excluir
    12. Internauta lista por que não votará em Marina, está desenhado, escrito e com links.
      http://plantaobrasil.com.br/news.asp?nID=80962&p=3

      Excluir
    13. Geração "copiar e colar" é triste. Engole tudo que lê, muitas vezes não passa nem da manchete e sai por aí vomitando, sem analisar, refletir, contextualizar e atualizar-se sobre o assunto publicado. Só para ser ter uma ideia do nível desse post, o Reinaldo Azevedo da Veja escreveu um artigo exatamente com esse mesmo título essa semana.

      Excluir
    14. Sinto muito se o espaço não permite um texto maior sobre o assunto, por isso o link. Apelar nos comentários pra Richthofen e Tio Rei, só faltou o Hitler.
      Eu continuo sabendo o seu voto, mas não me surpreende, aproveita e explica a política econômica da Marisa e com quem ela governará.

      Excluir
    15. Juan, desculpe, não entendi onde o malafaia entra (ui!) Nesse balaio.

      Excluir
  7. O Eduardo defendeu tanto que parece que foi fumado.

    ResponderExcluir
  8. Ninguém tira essa da Marina. Oremos!

    ResponderExcluir
  9. Ninguém tira essa de Marina Silva. Oremos!

    ResponderExcluir
  10. Também adorei o debate, mas ainda estou indeciso. Só sei de uma coisa: #dilmanão.

    Teremos mais outros para assistir antes de decidir.

    Debates para presidente:

    Band – 21 de agosto – Ricardo Boechat
    Rede TV! – 31 de agosto – a definir
    SBT – 01 de setembro – Carlos Nascimento
    TV Gazeta – 18 de setembro – Maria Lydia Flandoli
    Record – 28 de setembro – Celso Freitas e Adriana Araújo
    Globo – 02 de outubro – William Bonner

    ResponderExcluir
  11. Num mundo justo a Luciana Genro ou o Eduardo Jorge disparariam nas pesquisas.

    E gente, em que realidade paralela o Banco Central é INDEPENDENTE no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 100% independente acho que nenhum BC é. Talvez o BCE, já que é o bc de um país que não existe. Mas com certeza é bem mais independente hoje do que até os anos collor, de onde só saiu desgraça econômica (tabelamento de preços do sarney, corte de zeros, congelamento de poupança...).

      Excluir
    2. Num mundo ingênuo a Luciana Genro ou o Eduardo Jorge disparariam nas pesquisas.

      Excluir
  12. Tony, o seu querido candidato disse que a independência do BC servia apenas para deixá-lo à serviço dos bancos, para aumentar os juros e lucros dos banqueiros, que o BC deveria servir o povo e que sendo independente não consegue nem controlar a inflação. Não achei o argumento tão ruim, para ser bem sincero achei o melhor argumento dele na noite e olha que não é o meu candidato. Porque você achou tão ruim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque o argumento é furado. Não existe BC controlado pelo "povo": existe BC controlado pelo governo, como na Venezuela. E olha como está a inflação de lá...

      Excluir
    2. Entendi seu ponto de vista. Achou que ele flerta com o chavismo. Realmente li esses dias que o Eduardo Jorge comandava uma ala bem radical no PT lá no início quando o partido foi criado. Por outro lado, o BC atualmente não é exatamente independente e os juros e os lucros são exorbitantes. Só banco ganha dinheiro no Brasil no atual modelo econômico. Precisa haver um meio termo.

      Excluir
    3. É ruim por ser um argumento marxista. Como se o Estado fosse bonzinho e os bancos fossem malvados. É justamente o setor bancário um dos pilares de um país desenvolvido e rico.

      Excluir
    4. O BC brasileiro não é totalmente independente e nem dominado pelo governo como na Venezuela. Ninguém aprendeu nada com a crise de 2008 não?

      Excluir
    5. seja o que for , há algo muito errado nisso aqui:
      http://www.cartamaior.com.br/?/Coluna/O-lucro-do-Itau-e-a-farra-dos-bancos/30247

      Excluir
  13. Que saudade do Brizolla...
    Podia ser um FDP mas adorava ver debates com ele chamando o Lula de Sapo Barbudo e o Maluf de Filhote da Ditadura.

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho medo é da eleição pro governo e senado de sp. Ta feia a coisa, jesuix.

    ResponderExcluir
  15. A pergunta que não quer calar no entanto é: e será que a Marina sabe o que é o Vabco Central e para que serve?

    ResponderExcluir
  16. luciana e eduardo foram os que falaram em homofobia e casamento gay. os outros mais uma vez se acorvadaram, com medo do eleitorado.

    marina é uma icognita, se ela não fosse tão cristã, seria tão mais simples.

    ResponderExcluir
  17. fala mal de mim na Folha e fica usando minha gíria?
    Eu lacro seu cu!

    ResponderExcluir
  18. Luciana Genro tem meu voto por protesto (mesmo parecendo que preside DCE), ganhou pontos ontem quando se recusou a chamar o Everaldo de pastor e colocou na conta dele o veto ao kit gay nas escolas, quer desmilitarizar a polícia, e junto com o Levy Fidelix desnudaram o que é a "nova política" que a Marina usa, que não tem nada de novo pra quem vai trazer o vice do Alckmin como coordenador financeiro e acabou de ganhar o Serra como aliado e claro a banqueira Neca que decidiu até a hora dela tirar o óculos durante o debate lol. Eduardo Jorge foi bem por colocar a pauta do aborto e maconha mas ele é exceção no PV que é de direita. Aécio está totalmente perdido mas de qualquer forma nunca teve meu voto. Dilma foi muito bem ao usar dados positivos da governo e parece mais segura. Everaldo sem comentários porque não tem nexo e não sabe o que é plano de governo.

    Só compra o discurso da Marina quem não entende nada de política por isso tem tanto voto dos indecisos e apartidários, ela chama o Chico Mendes ativista e comunista e a banqueira Neca de elitistas, PRIMEIRA ambientalista que se orgulha de hidrelétrica feita na Amazônia, vai diminuir a inflação pra 3% mas não explica como, discurso despolitizado dizendo que governa com os "bons", é criacionista e vai colocar pastor no ministério, e chama isso de nova política, olha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o PV, sinto um carinho pelo Kaka wera. Aquela carinha de papa-capim bonzinho depila meu coração peludo.

      Excluir
  19. Independência do Banco Central significa deixar na mão do mercado a função de regular a si próprio. Nesse modelo, a política econômica fica nas mãos dos banqueiros, e não com o governo eleito pela população.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fofo, o banco central é o regulador da economia. Independência do banco central significa independência total do governo e dos bancos privados e estatais.

      Excluir
    2. Vai sonhando que os bancos privados e estatais não vão dar um jeito de dominar a porra toda em caso de independência total do BC...

      Excluir
  20. Só da Luciana falar isso do Everaldo, já ganhou toda minha admiração!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Romagaga, acorda bee, volta pra c&a, vc faz merda e espera que o Tony te aplauda? Vai estudar, aprende primeiro a ser artista, depois vai na Gabi, no grito não rola meeu bem.

    ResponderExcluir
  22. O Brasil precisa de um choque de liberdade. Quem discorda precisa ir aos Estados Unidos e entender todo o nosso potencial.

    Aécio 45!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensato João.

      Por que você parou com o seu blog? Entrei lá e gostei.

      Abs,

      Felipe

      Excluir
    2. Joanete vai de Aécio? Now I'm shocked...

      Excluir
    3. Hahaha, por que chamam o João de Joanete?

      Abs,

      Felipe

      Excluir
  23. Parece que nao bastou a ultima crise financeira para enterrarem essa ideia de banco central independente, se o controle governamental total não é ideal, tampouco a sua independência o é. No Brasil, viraria uma espécie de seita dos altos juros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você anônimo. Todos que pregam essa independência do BC se esquecem que a crise econômica mundial nos EUA e europa veio do setor financeiro num primeiro momento, e que os banco central dos estados unidos é um dos mais independente (acho que não completamente), e olha o que aconteceu por lá. O governo deve fiscalizar o mercado para impedir abusos e o "mercado" deve apontar pro governo quando este comete abusos. Sou formado em economia, mas a economia é um assunto tão complexo que até nós ficamos desconcertados as vezes rs.

      Excluir
    2. a economia brasileira já é dominada pelos bancos.. não é a toa os lucros records nos ultimos anos...

      Excluir
    3. Exatamente, os bancos foram os responsáveis pela crise e foram beneficiados pela lei Glass–Steagall do Clinton pra agir sem regulamentação, mas o Brasil não é os EUA, o estrago seria bem maior.

      Excluir
  24. Manchete do dia no site da Dilma: "Independência do BC é ruim para vc." Esse será o mote para atacar a subida de Marina. Demonizando a Neca do Itaú, claro. Só tem um detalhe, nenhum outro governo proporcionou mais lucro para os bancos do que o PT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o PT então está no caminho certo porque proporciona lucros aos bancos, deixando os "ânimos" do mercado e do setor financeiro felizes ao mesmo tempo que não deixa virar uma "zona" como ficou os países em crise. Para esquerda isso é ruim, mas pra quem é de centro ou de direita essa política não está tão mal. Por que os bancos não podem lucrar?
      Eu votei na Marina nas eleições passadas, tenho amigos evangélicos, mas depois que vi como eles trabalham na política e o apoio da Marina ao Feliciano, ela perdeu meu voto. Se fosse vocês já fazia um campanha de Não a Marina, e tentar convencer os eleitores mais libertários dela (os jovens com ensino superior, por exemplo) a não votarem nela. Mesmo não querendo votar no PT, se de segundo turno entre Marina e Dilma fico com a Dilma. Ela não foi um governo ótimo para os LGBT, mas visto o que a "turma" da Marina aprontou na Comissão de direitos humanos não vai ser brincadeira.

      Excluir
    2. Dilma tem uma COMPROMISSO SELADO com a bancada evangélica de não dar prosseguimento a NENHUM projeto LGBT, descriminação de drogas ou aborto. Nada que dependa dela nesse sentido, acontecerá. Tá AMARRADA. Podendo ou não, os bancos vão lucrar sempre, mas não precisa bater recordes mundias de lucro. Num pais miserável como o Brasil, comandado pelo partido dos trabalhadores, pega mal!

      Excluir
  25. Quem sofre preconceito deveria pensar duas vezes antes de ser preconceituoso. Marina Silva não é Feliciano e nem Malafaia. Leiam o depoimento de um assessor que trabalhou no gabinete de Marina por quatro anos. Presidente da Associação Gay, Pai de Santo. Tudo aquilo que, segundo o senso comum, é combatido pelos evangélicos:

    http://terramagazine.terra.com.br/blogdaamazonia/blog/2014/08/28/marina-pode-ser-elo-dos-religiosos-com-o-movimento-gay-diz-lider-lgbt-do-acre/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você postou essa matéria, vou lê-la. Sou a anônimo 29/08 das 09:14. Estou com medo, só isso, e o medo é irracional. Enquanto a Dilma não importa se ela não vai dar prosseguimento, contando que não retroceda. Afinal, qual dos 3 vão prosseguir algo em favor LGBT, todos tem compromisso com os evangélicos e cristões desse país em troca de votos. Bem que se no segundo turno ficar Marina e Dilma o Tony poderia fazer um post dizendo se vai votar em uma delas e pq votar ou não.

      Excluir
    2. Na Dilma eu não voto de jeito nenhum. Vai precisar acontecer alguma coisa muito grave para eu não votar na Marina no segundo turno. E mesmo se ela for pega matando uma ninhada de cachorrinhos, nem assim voto na Dilma. Prefiro anular meu voto do que endossar mais quatro anos de PT.

      Excluir
    3. Comentei acima que Dilma tem compromisso selado com os líderes evangélicos para engavetar tudo sobre esses três temas. Isso foi dito pelo próprio Malafaia e é muito sério. Não acredito que Marina caia numa chantagem dessas, até porque ela já tem o voto dos evangélicos, não precisa se vender ou melhor, vender os nossos direitos, para consegui-los.

      Excluir
  26. 99% dos comentaristas desse post estão de parabéns pelo nível da conversa. Tinha perdido a esperança de voltar a ver algo assim por aqui.

    ResponderExcluir
  27. Serah que vai ter uma urna na berghain para a Daniela HB votar? O povo ta de olha nessa zueira, fia

    ResponderExcluir