quinta-feira, 7 de agosto de 2014

COLUNISTAS DE SI MESMOS

(Este texto foi escrito originalmente para o F5, como uma espécie de continuação da minha coluna sobre a alta sociedade que não existe mais - esta, por sua vez, adaptada do post "Down Down Down no High Society". Já estava pronto para ser enviado quando eu resolvi mudar de assunto e falar do affair Romagaga x Marília Gabriela. Como não sou de jogar texto fora, resolvi aproveitá-lo aqui no blog.)

A milionária Angela Mahler recebe um mix variadíssimo de convidados em sua festa na novela "O Rebu" (Globo). Por sua mansão circulam empresários, dondocas, advogados, modelos, esportistas e até mesmo um ladrão disfarçado. Mas há alguém cuja ausência me chama a atenção, ainda mais num evento deste porte: um colunista social.

Na minha coluna da semana passada, eu comentei que não existe mais o que se convencionou chamar de "alta sociedade" - pelo menos como havia até meados dos anos 80, e que serviu de inspiração para a versão original de "O Rebu".

O sumiço do "society" tradicional fez com que também desaparecessem seus cronistas. Os grandes jornais não cobrem mais batizados nem bailes de debutantes, e só mandam fotógrafos a algum casamento quando houver políticos ou atores famosos perto do altar.

Mas quem precisa de colunistas sociais em tempos de Instagram e Facebook? Hoje em dia ninguém mais precisa ser "bem-nascido" ou mesmo exercer algum cargo importante para "brilhar em sociedade", como se dizia antigamente. Basta saber administrar seu perfil nas redes sociais.

Muitos internautas viraram colunistas de si mesmos, cobrindo em tempo real cada momento de suas vidas. Detalhes desinteressantes viram motivos de ostentação: a viagem de férias, o prato no restaurante e até mesmo momentos de suposta intimidade.

Não por acaso, a inexistência de um colunista social em "O Rebu" é mais do que compensada pelos próprios convidados da festa. São frequentes as inserções, durante a novela, de postagens na internet feitas por personagens não-identificados, comentando o luxo do ambiente, a beleza dos vestidos ou simplesmente fazendo fofoca.

Não é diferente na vida real. Já chegamos ao ponto em que atrizes conhecidas postam fotos nuas de si mesmas, esvaziando a ação dos "hackers" e redefinindo o que pode ser chamado de privacidade.

Algumas celebridades delegam esta tarefa a assessores de imprensa. Outras escrevem do próprio punho no Twitter, nos brindando com erros de português e ideias mal concebidas. Quase todas arrebanham milhares de seguidores. Na maioria são apenas puxa-sacos, daqueles que comentam "que linda!" a cada "selfie" sem maquiagem.

Mas o verdadeiro diferencial das redes sociais é seu acesso democrático. teoricamente, qualquer pessoa pode alcançar a fama através delas. E muitas de fato conseguem, haja vista a quantidade de blogueiras de moda ou "personalidades da rede" que têm fã-clubes.

Uma socialite dos anos 70 estranharia a tecnologia de hoje, e torceria o nariz para os penetras que invadiram seu mundinho. Mas uma coisa não mudou: o desejo de ostentar continua o mesmo. E está mais difundido do que nunca.

17 comentários:

  1. Pra mim um dos méritos primordiais é essa interatividade em tempo real de O Rebu, dando uma modernidade ímpar e veracidade aos acontecimentos. Realmente fissurado nessa novela, parece até precursor de alguns seriados americanos!

    ResponderExcluir
  2. Tony,
    Ótima observação. Eu cancelei minha conta no Facebook depois que percebi que fazia parte da versão virtual da Revista Caras. Nas redes sociais, tudo é maravilhoso. Ninguém fica doente, atrasa o pagamento de contas ou é despedido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cancelar o Facebook é péssimo para quem quer manter contato com pessoas.

      Excluir
  3. Paragrafro 7 e 8 sao indiretas para a atriz LP ( sua amiga de infancia kkkkkkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem a amiga de infância do Tony? Luana Piovani

      Excluir
  4. E agora com esse aplicativo Secrets até quem não quer ter sua intimidade revelada, terá!

    Sensação de que se está chegando longe demais...

    ResponderExcluir
  5. “Pessoas normais falam sobre coisas, pessoas inteligentes falam sobre ideias, pessoas mesquinhas falam sobre pessoas.”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. apud André Almada apud Eleanor Roosevelt.

      Excluir
    2. Pessoas sem imaginação repetem clichês, como o acima.

      Excluir
    3. Kkkkkkkk danny vc foi otimo !

      Excluir
  6. ótimo texto...excelente continuação para o outro post. As sub sub sub subcelebridades adoram postar fotos com o português sofrível, como vc mesmo mencionou, mas aí temos o "morri de sunga branca" e o "Te dou um dado" para escrachar esse povo, merecidamente.

    Quanto ao texto do F5 sobre a minhoca desnutrida da não seio o que gaga, pelo amor de Deus...esse tipo de gente tem que se enxergar um pouco. Se tivesse clamado pela Sonia Abraão ou mesmo o novo programa do Bacci até concordaria, por que tem bem a cara dela, mas a Marília Gabriela jamais entrevistaria essa coisa estranha.

    Cada coisa que aparece nesse mundo!!!

    ResponderExcluir
  7. Romagaga seria um personagem de Zorra Total com seu único bordão do lacra ou seria essa nova leva de celebridades-socialites?
    E, mistério dos mistérios, quem come Romagaga?
    Algum caminhoneiro?
    Porque eles que gostam de bicha mulher escandalosa.

    ResponderExcluir
  8. Verdade... Haja visto a quantidade de blogueiros...

    ResponderExcluir
  9. Tony, vi isso agora e lembrei na hora deste seu post:

    http://entretenimento.r7.com/blogs/te-dou-um-dado/toma/2014/08/07/

    ResponderExcluir
  10. Mas as redes sociais ficam no círculos dos amigos... As coisas só se tornam nacionais se aparecem na Veja, Folha de São Paulo e Globo! A grande imprensa mantém esse poder, se Gisele Bündchen fala de sua intimidade no instagram, ela fala para os fãs dela, se aparece na imprensa, ela fala para todos!

    E a novela pode até não ter um colunista social acompanhando a festa/evento mas tem um jornalista chato interpretado por ator apático, que estranhamente perde a chance de reportar sobre a morte de alguém numa festa de arromba. Que merda de jornalista é esse?

    ResponderExcluir
  11. Será que existe um lado gay desse 'auto-colunismo"? Não é raro eu receber via whatsapp (porque no feice e no insta não pode) recados dos 'parça' com fotos de moleques que eles traçaram, e sugerindo um 'intercâmbio'.
    Seria esse um lado B (ou seria G?) de exibir algo como viagens e pratos em restaurantes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fato é que a internerd 3.0 arrancou a attentiuon whore/narciso de todo mundo.

      Excluir