quinta-feira, 28 de agosto de 2014

CARTOLA SEM COELHO

"Magia ao Luar" é um dos filmes mais estranhos da carreira de Woody Allen. O assunto não é inédito para o diretor: será que existe algum tipo de deus, ou algo que dê transcendência à vida? Mas este tema profundo é tratado em tom de comédia ligeira, à luz de uma fotografia esplendorosa e com figurinos de dar inveja a "O Grande Gatsby". Tudo seria lindo se o roteiro não parecesse meio cru. Tive a sensação de que Woody sequer releu o primeiro tratamento, tantas são as soluções fáceis e as situações esquisitas. Por acaso alguém já viu um observatório astronômico que não tem chave na porta? Além disso, a história do mágico disposto a desmascarar a médium que está encantando uma família rica não rende as piadas que poderia, e algumas barrigas deixam "Magia ao Luar" parecer mais longo do que de fato é. Não sei o que faz Woody Allen se sentir obrigado a lançar um título por ano. Sua filmografia ficaria ainda mais sólida se ele dedicasse mais tempo a cada trabalho.

10 comentários:

  1. Bem, pelo menos ele não está fazendo propaganda turística de alguma cidade, como alguns dos últimos filmes dele.

    ResponderExcluir
  2. Este cartaz já está entre os mais feios do ano

    ResponderExcluir
  3. Precisa do internacionalmente consagrado roteirista Tony Goes pra dizer ao Woody Allen como faz para ter uma carreira cinematográfica mais sólida. Allen é leitor do blog e deve ter marcado uma sessão extra de terapia depois dessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele acabou de me ligar. O problema é que estou sem agenda, tanta gente querendo consulta...

      Excluir
  4. O Anônimo aí de cima não aceita que o autor do blog tenha opinião ? Se seguimos um blog é justamente pelas opiniões de seu autor quer concordemos ou não , fazer ironia ou tentar menosprezar a opinião de quem quer que seja não me parece o caminho, ainda mais anonimamente.

    ResponderExcluir
  5. Não parece animador, mas mesmo assim vou ver; o pior Woody Allen ainda é melhor do que 90% do que passa no cinema, mas concordo que menos filmes deixariam sua cinematografia mais sólida.

    ResponderExcluir
  6. "fazer ironia ou tentar menosprezar a opinião de quem quer que seja não me parece o caminho"....Uai, mas não defendemos a liberdade de expressão, a mesma inclusive que permite que o blog fale sobre filmes? Comentar anônimo é uma opção que o dono do blog permite, se ele bloquear essa opção, e ele pode, os comentários anônimos não acontecerão. Logo, ele não deve achar tão ruim assim. E além do mais, ao contrário de algumas poucas vezes, ele reagiu com muito bom humor a um comentário que tbm pareceu bem humorado, não achei ofensa alguma o comentarista anônimo criticar a crítica.
    Por último, Woody deve estar sentindo a idade e a proximidade da morte e botando o pé no acelerador pra viver/filmar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aceito muita coisa, mas nem tudo. Ontem mesmo excluí um comentário do post sobre o debate porque o cara faltou com o respeito comigo. Tudo bem termos opiniões diferentes, mas eu não faço blog para ser desrespeitado - ainda mais por gente que se esconde por trás de pseudônimo engraçadinho.

      Excluir
  7. Concordo total! Varios filmes dele eu sinto que com um pouco mais de tempo para tratar o roteiro eles seriam muito melhores!

    ResponderExcluir
  8. seeend me your love again cause you're my miracle MIRACLE

    ResponderExcluir