sexta-feira, 8 de agosto de 2014

AH, MOLEQUE LEK LEK

Ninguém em sã consciência consulta a Wikipedia em busca de informações sobre políticos: é mais do que sabido que partidários contra e a favor estão sempre remexendo a biografia dos ditos cujos, num jogo de escreve-e-apaga que resulta numa credibilidade próxima de zero. Nem por isto é insignifcante o fato das alterações nas páginas de Miriam Leitão e Carlos Sardenberg terem partido de computadores de dentro do Palácio do Planalto, muito pelo contrário - eu diria que é umas duzentas milhões de vezes mais grave que o relatório do Santander criticando a política econômica da Dilma. Não acredito que as ordens para essa molecagem tenhma vindo da presidência da república, mas sim que seja obra de um moleque mesmo. Um estagiário ou similar, que se acha mais esperto do que jornalistas de verdade. Mesmo assim, diferente do caso do banco, duvide-o-dó que alguém seja demitido. E assim prossegue a bolivarização do Brasil...

(ATUALIZAÇÃO: Para quem não achou o episódio grave ou diz que eu exagero quando falo em "bolivarização", recomendo a leitura do artigo que a Miriam Leitão assinou no "O Globo" deste sábado, dia 9 de agosto)

35 comentários:

  1. Acho as vezes o Tony meio imaturo. Como vc compara o que vocÊ mesmo define como molecagem com o caso do Santander? Ambos são casos de anti-profissionalismo. A diferença é que o Santander é um uma empresa de credibilidade em seu ramo e a propagando enviada foi enviada como uma visão da empresa e não de uma funcionária, apesar de não ser, ao menos não publicamente. Enquanto o Wikipedia é um site que adolescentes usam para fazerem seus trabalhos escolares e que pode ser editado por qualquer pessoa. Cresce, tony!

    P.s: Antes que venham, estou longe, mas muito longe mesmo de ser petista. Quero distância de partido de ladrão.

    ResponderExcluir
  2. O Santander enviou a seus clientes uma análise (não era propaganda) compatível com o que o mercado já diz em "off" há tempos. É fato que a bolsa sobe quando Dilma cai e vice-versa. O banco foi inábil politicamente porque desagradou ao governo, mas a análise em si está correta - e dentro do interesse dos clientes. Feio mesmo foi terem aberto as pernas e demitido quatro coitados.

    O caso da Wikipedia dever ser mesmo culpa de um moleque, mas é um moleque criado dentro da cultura do PT. Não fez algo "à revelia" do Planalto: fez dentro do ambiente de controle da mídia que o PT tanto defende. Não é o ato em si que é grave (eu mesmo disse que a Wikipedia não é levada a sério nesss casos), mas de onde ele partiu.

    Entendeu a diferença ou precisa crescer mais um pouco para enrtender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desenha para ele Tony!

      Excluir
    2. Eu não entendi. Pode desenhar. "Dentro do ambiente de controle da mídia que o PT tanto defende"? O que exatamente quer dizer com isso?
      Pelo fato de uma pessoa que trabalha dentro das imediações do Palácio do Planalto ter feito o que fez o problema é especialmente greve? Por quê? O Planalto não é um lugar sacrossanto. Especialmente grave teria sido se houvesse ordens para tal.

      Excluir
  3. É até irônico que a Dilma tenha ficado tão revoltada quando soube que era espionada pelos americanos quando se descobre que aparentemente ninguém tem ideia do que está sendo feito nos computadores do próprio Palácio do Planalto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ninguém tem controle do que 1000 servidores e 1000000 de estagiários estão fazendo. É impossível. Não importa o governo, o partido, o poder. Mas dá pra descobrir depois.

      Em tempo, o congresso americano também foi impedido de mexer na Wikipedia depois de andar dando uma retocada em diversos artigos.
      Queria muit ver se fosse o PSDB no poder se não ia ser a mesma coisa.
      Aliás, alguém tem algum link da imprensa mineira sobre o Aécioporto? Parece que rolou uma censura total.

      Excluir
    2. A Daniela von Wissenschaft-Ohne-Grenzen fica toda nervosa quando falamos mal do PT dela...

      Excluir
    3. HAHAHAHA. To mais pra Meine-Tasche-ohne-Grenzen, já que as humanas ficaram de fora. PT FDP que acha que humanas não são ciência.

      Excluir
    4. não fala mal da Daniela, adoro esse guri.

      Excluir
    5. Daniel, é muito mais relevante para um país ter gente capacitada na área científica estudando fora e depois retornando. Os cursos precisam de equipamentos, laboratórios, etc.

      Excluir
  4. Estamos muito longe de ser a Bolívia, se a Petrbras n fosse estatal a inflação teria disparado esse ano. Quanto mais socialismo melhor, quero q o Brasil seja a França, Noruega ou Suécia (os países mais socialistas do mundo). Antes de criticar o Bolsa família, ao invés de olhar pra baixo olhe pra cima (1% com 99% da riqueza mundial) no mundo existe um programa de distribuição de renda. QUE TIRA DOS POBRES E DA AOS RICOS. N só em impostos cobrados (q os pobres pagam muito mais) mas no sentido moral, privando a maioria de educação, cultura, lazer e respeito. E pra piorar esse cenário temos atuando como BIG BROTHER, uma polícia do pensamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos muito mais próximos de uma Venezuela do que de uma França, Noruega ou Suécia (essas comparações são hilariantes)...Falou mal da Dilma, "as petista pira", rsss.

      Excluir
  5. Vote Dilma. E pq o Santander só manda pros clientes ricos? Os pobres n se interessam por economia? #odiodeclasse

    ResponderExcluir
  6. A frase final tirou todo o mérito do comentário... Daqui a pouco vai finalizar o texto com "Cuidado! O Brasil tá importando bombas atômicas da URSS"...
    O Brasil nunca será a Bolívia, nem Cuba, pq aqui é assim mesmo... Uma bagunça... Se o Partido dos Trabalhadores fosse tão poderoso já teria tirado o Alckmin de SP, que está comandando SP desde 2001 (quando Silvio Santos foi sequestrado) ... (comentário a parte: tão colocando mais um pórtico aqui perto de casa pra mais um pedágio.... Gzuiz do céu, o Alckmin não sabe fazer nada sem dar na mão de terceiros????)

    ResponderExcluir
  7. Não perdem uma oportunidade de falar mal de Dilma, do PT e falar que estamos virando Cuba ou Venezuela. O Jornal Nacional ficou mais tempo falando sobre o "Leitãogate" do que sobre a inflação quase zero de julho ou os aeroportos de Aécio. Grande imparcialidade, a de vocês.

    ResponderExcluir
  8. A quem interessa essa notícia de alteração dos perfis dos jornalistas no wikipedia a essa altura do campeonato? O fato de ter sido feito com a utilização da rede do planalto não é suficiente pra garantir que alguém do PT tenha participado. Pode ter sido qualquer visitante, inclusive pra tentar ferrar a Dilma. Acho tudo muito suspeito, especialmente após a perícia que mostrou a adulteração da fita que a Veja utilizou na reportagem sobre a suposta farsa da CPI da Petrobrás. Sei não...

    ResponderExcluir
  9. Em primeiro lugar muita gente não considera que houve calunia. Mirian Leitao já fez de fato varias previsoes que nao se concretizaram portanto pode ser adjetivada perfeitamente como "desastrosa". Sobre Sardemberg: “A relação familiar denota um conflito de interesse em sua posição como colunista econômico” também esta correto porque Sardemberg é nada mais do que irmão do diretor da FEBRABAN.

    Em segundo lugar a Rede Wi-Fi pública do Planalto permite o anonimato. Voce chega em frente ao palácio, no meio da multidão que sempre tem lá, acessa a Wikipédia, faz a alteração e fica anônimo. Vai aparecer a rede do Palácio, e só.. Agora, isso aconteceu há 1 ano e 3 meses e esperaram a campanha eleitoral para sensacionalizar uma notícia tola?

    Em terceiro lugar esse papinho de cubanizacao e venezuelizacao é esquizofrenia paranoide de extrema direita homofobica como Olavo de Carvalho e Bolsonaro. Tony Goez é que esta se bolsonarizando ao concordar com a pauta do Tea Party Tupiniquim. Aliás a liberdade de imprensa nos governos petistas é maior, porque tudo é denunciado e investigado mesmo que sejam factoides eleitoreiros. Preferível um governo Dilma investigado todo dia pela mídia, do que um coronel corrupto e cocainômano blindado pela Globo/Veja

    Em quarto a Globo esta acuada pela imensa forca da net e faz parte da politica atual da Globo desacreditar a net, as redes e os blogues, pois não consegue mais abafar os escandalos de seu candidato (aeroportos, transporte de pasta base, propina para juizes libertar traficantes etc) e nem os seus proprios (sonegacao com a RF).

    ResponderExcluir
  10. A senha do wi-fi do Planalto é "visitante".

    Mas vem cá, tem alguma mentira sobre a Miriam Leitão?

    ResponderExcluir
  11. Cara eu ja modifiquei a pagina da Fabiola Reipert na wikipedia, não tinha mentira no que eu escrevi, mas ela é tão hipocrita que renega a propria carreira e passado, final da história, ela bloqueiou sua pagina pra ser editada, pq que esse povo não bloqueia tbm?
    é covarde pra assumir o que ja fez, é obvio, no brasil é dificil de identificar o progressor, pq todo mundo é ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que quem bloqueia é o próprio staff da Wikipedia, quando existe um histórico de vandalismo (termo que eles utilizam).

      Excluir
    2. tem algumas maneiras de remover conteúdo, a primeira e quando vc edita e algum moderador detecta e conclui que não esta certo, vc recebe uma notificação, outra e quando pessoas citadas entram em contato ou com moderadores ou com a própria organização do wikipedia pra remover o conteúdo.

      Excluir
    3. a record tem moderadores que são pagos pra fazer uma limpeza de imagem quando alguém fala mal dos produtos tais como midias sociais, blogs, jornais, como o R7 ou os derivados da tv, alem disso tudo, alem disso tudo mto se especula que o R7 e um dos 5 portais mais acessados, acontece que todos os portais usam bot, ate por uma questão técnica pra não corromper o arquivo nos servidores, mas a record gera acesso nas propagandas com com bots, mesmo não rendendo dinheiro eles são todos desesperados em ter uma boa colocação no ranking, mais isso nao passa de mentira. talvez um terço de todo o acesso seja fajuto

      Excluir
  12. Acredito que no planalto trabalhe gente do PT e gente que não é do Pt, servidores públicos, jornalistas(raça podre), sei lá , tanta gente....outra coisa essa mulher só tem credibilidade pra quem lê matérias da globo, fala muita besteira e só faz previsões de desgraça , que graças a Deus não se cumpre.

    ResponderExcluir
  13. Bolivarizaçao do Brasil achei o fim....qual é a próxima? golpe comunista?.... mas fica o documento pra quem ainda acredita que existe oposição responsável no Brasil, a argumentação se resume basicamente a ataques retóricos superdimensionados em relação aos fatos. Se alguém, seja funcionário publico ou não, alterou o perfil, fez um ato que moralmente pode ser reprovável, mas não passa disso. Dentro de um site que esta aberto a essas vulnerabilidade, com certeza perfis de politicos de vários partidos são vandalizados e passam por uma limpeza de vez em quando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volta e meia o PT propõe um tal de "controle social da mídia", que não passa da boa e velha censura. Se Dilma for reeleita, pode ter certeza que o projeto ressurgirá logo no começo do ano que vem. Talvez com outro nome, mas com o mesmo espírito.

      É de dentro dessa cultura que parece ter vindo a intervenção na Wikipedia. Digo "parece", porque pode até ter sido obra de alguém da oposição: é algo tão burro e tão fácil de ser descoberto que periga ter sido feito para comprometer a presidência.

      Agora, não tenha dúvida: o PT só não faz o que Chávez fez na Venezuela porque nossa sociedade é mais avançada e organizada que a deles. Vontade é o que não falta.

      E não, não estou defendendo o Aécio. Não ponham palavras na minha boca.

      Excluir
    2. N sei pq esse tema é um tabu na imprensa, eu acho que de fato se tem que ter a preocupação de que a lei não descambe para a censura, mas debater a regulação da mídia não é nada boliviano, os Estados Unidos e o Reino Unidos são um bom exemplo de regulações dentro de marcos democráticos. Não temos que ter medo do debate, o Brasil ja tem muitos especialistas debatendo essa questão, e ja esta mais do que na hora de uma nova regulação no setor.Até FHC ja deu sua opinião sobre a questão:

      http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/05/para-fhc-democracia-nao-avanca-sem-regulacao-dos-meios-de-comunicacao/

      Excluir
    3. Eu sei bem o porquê, talvez por ser mais velho que a maioria dos meus leitores e me lembrar bem da época da ditadura. O Brasil passou anos tendo sua impressa vigiada e até amordaçada, então liberdade de imprensa é praticamente um tabu por aqui - principalmente entre os jornalistas.

      A Grã-Bretanha ainda tem resquícios de censura, por causa da família real. Mas o modelo americano era bom de ser implantado. Agora, pergunta para o PT se é isto o que eles querem...

      Excluir
    4. O que é liberdade de imprensa pra vc? ...um jornalista pode inventar mentiras ou destruir a vida de uma pessoa e não ser responsabilizado ?

      Excluir
    5. Tony admita que e um homossexual de direita!

      Excluir
    6. Onde foi que eu disse que um jornalista pode caluniar? Mas para isto já existe a lei. Quem se sentir injuriado, que vá à Justiça. O seu raciocínio é igual ao do Roberto Carlos para proibir as biografias não-autorizadas.

      Sou um homossexual de centro. Por que é que todo mundo que é de esquerda acha que quem não é, é necessariamente de direita?

      Aliás, a dicotomia direita-esquerda está mais do que ultrapassada. É muito século 18 ainda pensar desta maneira.

      Excluir
    7. Concordo com o FHC, a regulamentação da mídia é necessária não para censurar mas para democratizar os meios de comunicação, que exista pluralidade de opinião, ou alguém acha que uma rede de televisão que tem o poder de decidir o horário de jogo de futebol e o horário de funcionamento do transporte público da maior cidade da América latina é realmente uma democracia.

      Até a veja (que não tem a mínima credibilidade) sabe que existe direita-esquerda, tanto que elaborou esse teste.
      http://veja.abril.com.br/eleicoes/politicometro/

      Excluir
  14. Entendo o que voce diz sobre essa questão da ditadura, e a verdade é que o nosso histórico é de uma liberdade conquistada recentemente mesmo. Mas eu acho que a reforma da mídia, se bem feita, pode tornar essa liberdade de fato um pilar cultural, pois vai de encontro a diversidade de vozes. As vezes é difícil compreender, eu vivo no interior deste país, em uma região onde os meios de comunicações hoje se transformaram apenas em barganha para influencia política, pois duas famílias de politicos são donas das radios e tvs locais, não ha espaço, e não tem jornalismo sério que resista.

    ResponderExcluir
  15. Discordo firmemente dessa história de que "não existe mais esquerda-direita". Conhecidos que se assumem conservadores/ de direita ironicamente têm apresentando essa visão em muitos casos, por coincidência...

    Quanto ao conteúdo desta postagem, gostaria somente de fazer um adendo-instigação: é largamente sabido, por exemplo, que o deputado Jair Bolsonaro utilizou-se da mão-de-obra de funcionários pagos pela Câmara dos Deputados para produzir vídeos caluniando dois outros deputados (Jean Wyllys e Erika Kokay, além de outros cidadãos sem cargo eletivo) e nem por isso vi ninguém na grande mídia se pronunciar sobre isso. Essa indignação seletiva é complicada...

    ResponderExcluir