segunda-feira, 14 de julho de 2014

TEVE COPA

E foi boa. Não importa o vexame dos dois últimos jogos da nossa seleção: o saldo do campeonato foi mais do que positivo para o Brasil. Claro que houve superfaturamento, exploração política, atrasos imperdoáveis, mortes inúteis e um sem número de problemas pontuais. Mas também houve festa, empolgação, contato com o mundo exterior e quase nenhuma falha grave na infraestrutura – a mancha negra foi a queda do viaduto em BH.

A marca Brasil sai da Copa mais forte do que nunca. O país consolidou sua imagem de caloroso e animado, e ainda provou que é capaz de organizar um evento de porte planetário. Turistas e jornalistas estão voltando para casa maravilhados com nossas praias, nossos sorrisos e nossa vontade de agradar, apesar de praticamente não falarmos nenhuma outra língua. Os brasileiros ficaram mais cosmopolitas e menos caipiras. Duvido que a Rússia faça melhor.

Já a FIFA sai chamuscada. Virou sinônimo de roubalheira e intromissão. Mas não está mais de todo impune: a Operação Jules Rimet deflagrada pela Polícia Civil do RJ revelou um esquema asqueroso de câmbio negro que chega aos mais altos escalões da organização. A gangue do Blatter merecia ser esvaziada. Bastavam uns quatro países importantes se retirarem e organizarem seu próprio torneio para muitos outros virem atrás. Mas cadê patrocínio e vontade política?

Outro saldo no azul é a consciência da necessidade de reformulação de todo o futebol brasileiro. Seria ótima a contratação de um técnico estrangeiro, ou de alguém mais jovem que os brontossauros que ainda se arrastam por aí – tipo o Leonardo, por exemplo. Uma faxina na cúpula da CBF é ainda mais urgente.

Mas o melhor de tudo foi essa imensa DR que a Copa nos proporcionou. Graças às redes sociais, o Brasil discutiu consigo mesmo o país que gostaria de ser. Foram elas que nos salvaram da chorumela que as televisões tentaram impor depois do “Mineiratzen”, explodindo em piadas e reflexões.

Queremos continuar emotivos, mas não à toa. Que não se repitam as patriotadas gratuitas, nem as lágrimas de crocodilo. Poucas coisas me irritam mais do que a imagem do Thiago Silva berrando o hino com os olhinhos fechados, ou ele tendo que ser amparado pelo Felipão porque teve um chilique em campo. Seja homem, moleque. Pare de nos lembrar a todo instante que você sobreviveu a uma tuberculose, e honre a sua camisa. Chega de pensamento mágico, como bem disse a Eliane Brum num ótimo artigo que assinou para a Folha.

Também queremos ser mais eficientes e produtivos, e já temos o exemplo da Alemanha para copiar. Os tetracampeões ainda deram um show de simpatia ao doar para uma ONG o centro de treinamento que construíram em Porto Seguro, ou ao dançar com os pataxós. Quem dera que os barra bravas argentinos tivessem um décimo dessa educação.

Como será que a Copa vai influenciar as eleições? Difícil dizer. A derrota acachapante sem dúvida que contribui para o mau humor generalizado, e isto nunca é bom para quem busca a reeleição. Mas é inegável dizer que o governo fez bem quase tudo que se dispôs a fazer. Aeroportos e estádios funcionaram direitinho. Não é culpa da Dilma o escrete canarinho ter jogado tão mal.

Agora a vida volta ao normal. Ou quase. Acho que o Brasil está como aquele adolescente que foi fazer intercâmbio no estrangeiro e voltou para casa mais maduro, mais safo. Vai questionar mais e exigir mais, de si mesmo e dos outros. Se isto acontecer mesmo, será uma vitória maior que um mero hexa.

57 comentários:

  1. Só uma correção: a operação Jules Rimet foi da polícia civil do RJ.
    Nunca a polícia civil do RJ agiu tão bem na história. Digna de quem tentou dar carteirada pra conseguir ingresso e não conseguiu.

    ResponderExcluir
  2. O que me deixa mais chateado são esses estrangeiros que vieram para o brasil(principalmente os infames latinos, mas não só). Eles pensam que e isso aqui é a acasa da mão joana, falam alto, xingam, tratam mal as mulheres(algumas gostam), provocam, são sujos e mal-educados. Turista nenhum vem pra com um objetivo diferente a não ser tomar sol e banhar no mar(isso pode ser feito na Rússia, Suécia diabo a 4) e transar fácil com as mulheres brasileiras(arghh). Eles pensam que isso aqui é um barraco, vai ver é isso mesmo que país seja.

    Graças a deus a copa acabou> Simpatia, alegria e futebol, roubalheira, enganação e festa do pão e circo tem limites. Como tudo na vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Credo.... quanto mau humor.

      Excluir
    2. Amore, era copa do mundo e não um festival de balé. Não é exatamente a nata da sociedade que vem de outros países para assistir. Claro que veio estrangeiro rico, mas a maioria é classe media. Como você é bobinho... O Brasil está na rota de turismo baixo nível.

      Excluir
    3. Gente, quanto mal humor e preconceito. Eu adoro esse povo que considera bem só os estrangeiros europeus, americanos, japoneses e desfaz dos latinos.

      Excluir
    4. Realmente, pelos preços dos ingressos, só veio estrangeiro pobre mesmo.... :P

      Excluir
    5. Recebemos bem e obtivemos nota superior africa do sul, resto é choro de perdedor inclusive nossa seleção cheia de mimimi q teve o q mereceu p/ largar mão de ser bundona e antiga, amei essa copa, nossos pfreconceitos vão se diluir gradativamente, não tem jeito, se não diluir, virá nova geração e seremos gente melhor.

      Excluir
  3. A culpa da derrota não é do governo, mas a culpa de não prestar aqueles "outros" serviços (saude, educação etc) com a mesma qualidade e empenho da copa é culpa do governo, sim. E o maior legado da copa foi ter deixado muito claro que, se não fosse a p*taria generalizada da política brasileira, poderíamos ser um país bem bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. blá...blá... blá

      Excluir
    2. Quando não se segue tendencia de comentar como uma meninona futil da oitava serie tudo é taxado de bla bla bla... Serio ...

      Excluir
  4. Tony, você falou do Eduardo Noriega em outro texto. E o que acha do Joseph Sayers?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisei googlar para ver quem era. Bonito, mas não no nível marido imaginário em que o Noriega está.

      E a Copa, hein?

      Excluir
    2. Foi copa das copas porque deixou o legado que eu queria o da mudança, mudança de rumos, de como escalar e treinar, o fim de uma balela que nosso futebol eh o melhor do mundo [ERA, importatne q se diga] e o mais importate evah, a mudança que ocorrerá na forma de votar do brasileiro em outubro, pra que melhor???

      Excluir
  5. O saldo final foi extremamente positivo pro Brasil, quanto a imagem do país, só a copa dos EUA receberam mais turistas do que nós e a imprensa estrangeira foi muito elogiosa. Existem males que vem para o bem como disse o Renato Lessa em entrevista para o globo "Urge, ainda, fazer do futebol uma atividade rigorosamente laica. Nem tudo é para mal: caso o Brasil ganhasse a Copa, o espetáculo gospel seria insuportável.”
    A Rússia não vai superar de jeito nenhum essa copa, saiu há pouco tempo uma lista de piores lugares pra fazer turismo e eles ganharam e meu pink money não será gasto por lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laica? Desde quando a igreja organiza futebol?

      Excluir
    2. Entendi direitinho, leia de novo, e vc verá que ele se refere a maioria de jogadores da seleção que são avanjas. A proposito, gente chata, o texto a que o outro anonimo - não eu, ok, não quero desenhar - se refere é do Renato Lessa e o nome do jornal que publicou é O Globo, entendeu tudinho?

      Excluir
    3. Laica, nome da pet da Cleycianne, huahahahahahahaha, kkkkkkkkkkkkkk, rsrsrsrsrsrsrs

      Excluir
  6. achei o texto da Eliane Brum super lúcido. Detestava aqueles berros dos crentes no gramado. aff. ainda bem q deus n é surdo nem cego e viu q eles eram um bando de perna de pau, ineptos, chorões e caros, mt caros pro futebol meia-boca deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não os detesto porque não falo sobre pessoas que não convivo, esse é o nosso problema: leva-se tudo no pessoal, alemães foram racionais, aquela gente tem foco, nós não. Acham que jogadores não tem direito a serem plurais, diversos? E daí que são crentes, isso não justifica nada, o que se espera deles em em campo. Foda-se a religião que praticam.

      Excluir
  7. A Dilma deveria explicar ao País os motivos pelos quais tudo funciona à perfeição durante a Copa e no dia a dia vivemos o caos. O sucesso da Copa deveria ser um grande constrangimento para o PT: pra a Copa tudo e pra o povo nada? O povo teria ganhado com essa Copa se tivessem saído do papel as obras de infraestrutura prometidas. Sem elas, muito poucos lucraram( e muito)!

    ResponderExcluir
  8. Eu incluiria a má-educação dos brasileiros com os estrangeiros (vaias, provocações), que eu testemunhei, mas fico bem feliz que tenha dado tudo certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Generalizar que todo brasileiro é mal educado? Não é bem por aí... parece que vc quer desmistificar algo sobre o Brasil [feliz que tenha dado tudo certo] mas reforça mais negatividade [a má-educação dos brasileiros], entende?

      Excluir
    2. Ah tá e as centenas de assentos destruídos e arremessados aos gramados por onde teve jogo da seleção argentina deve ter sido alucinação coletiva dos mal educados brasileiros né? Ok, vc é O CARA nesse comentário.

      Excluir
    3. Clap Clap Clap só que ao contrário - uh uh uh ..... Generalizar todos os brasileiros num pacote só é mais economico, depois falam que não se nutre o complexo vira-latas, internet tá cheia disso.

      Excluir
  9. Essa foto do Felipão amparando o Thiago Silva parece mais uma Pietá!
    Ou a Felipitá!

    Enfim, também de acordo sobre aquele monte de crentes chatos em campo. O 7x1 foi meio que uma resposta de Deus para eles: "Não me coloquem no meio desse imbroglio, seus pentelhos."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os menos ridículos: David Luiz e Oscar, que choraram mas jogaram muito com os poucos-raros passes daquele bando de trapalhões de chuteira. O choro deles eu aceito porque foi choro de quem transpirou sangue, aos demais a imprensa ja se encarregou de malhar, Fred por exemplo devia ser proibido de pisar em qualquer gramado do universo, vergonha planetária.

      Excluir
  10. Curioso que até um dia antes da derrota ninguém tinha percebido que Felipão era um "velho ultrapassado"... Da minha parte, continuo admirando o técnico do penta, que conseguiu levar uma seleção fraca e inexperiente às semifinais, apesar da pressão arrasadora. E isso numa copa onde as seleções campeãs de 2006 e 2010 sequer conseguiram chegar à segunda fase. Felipão é o menor dos problemas:

    http://globotv.globo.com/rede-globo/copa-do-mundo-2014/v/comentaristas-analisam-queda-de-rendimento-de-kaka-adriano-robinho-e-ronaldinho-gaucho/3494296/

    No mais, os choques realmente vieram em boa hora. Tanto o da derrota no futebol quanto o de quem passou os últimos anos repetindo o onipresente mantra "imagina na copa".

    ResponderExcluir
  11. Falaram, Ivan e Bruno! Tony, para de implicar com o Thiago Silva, deixa ele berrar o hino de olhinhos fechados, dezenas de jogadores estrangeiros fizeram igual. Deixa ele ser melodramático, dá ibope. O texto da Brum eu postei anteontem, right on! O mais insuportável foi o Filipão -- incompetente, chato e feio! E a cabeleira do alemão, hein? Sou contra a FIFA, contra o governo, contra os cartolas -- e assisti todos os jogos! Santa contradição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago Silva foi ridículo no papel de capitão e ponto. Isso é o tal de legado, na proxima ccapitão vai ser o david luiz que só chorou na hora q tinha d chorar qdo a vaca jáh tinha descido 7 léguas de brejo!!!

      Excluir
    2. Aquele alemão e sua cabeleira..... corpaço o dele, sonho envelhecer daquele jeito tesudo...

      Excluir
  12. "A marca Brasil sai da Copa mais forte do que nunca. O país consolidou sua imagem de caloroso e animado, e ainda provou que é capaz de organizar um evento de porte planetário. Turistas e jornalistas estão voltando para casa maravilhados com nossas praias, nossos sorrisos e nossa vontade de agradar, apesar de praticamente não falarmos nenhuma outra língua. Os brasileiros ficaram mais cosmopolitas e menos caipiras. Duvido que a Rússia faça melhor." Oi? Querer agradar é ser mais cosmopolita e menos caipira? Reforçar o esteriótipo é sinonimo de menos caipira e mais cosmopolita? Dúvida que a Ruissia fará melhor? Lembra das Olimpíadas? A Marca saiu mais forte e um viaduto não é um grande problema de infraestrutura? Fala sério, vai! O Brasil foi piada no mundo inteiro, todo mundo sabe dos problemas que acontecem no país, e ainda por cima fomos humilhados em casa... Sim, foi uma diversão alegre e colorida, como era se esperar do país da Carmen Miranda. Q novidade!!Acorda, meu amigo! Mais uma vez confirmamos a expressão: O Brasil não é um país sério. PS: Desde quando vc entende de futebol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc ganha o q pra fazer a amarga e ressentida e revoltadita? Um comentario publicado?? Isso te leva ao ápice?? os píncaros da gloria?? reveja conceitos miguxxxxaaaa, vc tá devasada de prioridades na vida, bye


      Assina-se A Psicóloga

      Excluir
  13. Em tempo, velho é Galvão Bueno, que não só não calou a boca como ainda ganha o maior salário de toda a Globo para infernizar os ouvidos de todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho galvão e faustão duas pessoas indispensáveis numa emissora de tv como globo e o que ela significa, mas especialmente galvão tem andado tãããõoooo contido nas narrações, ele não é burro sabe que é gozação nas redes sociais por suas narrações do passado e tem moderado tom, vcs nunca gostam de nada na globo, mas não param de ver, eta vício bom né??

      Excluir
  14. Depois da Bonanza vem a ressaca QQQQQQQQQQQ nós vivemos em uma Democracia com 19 presos políticos debaixo dos nossos narizes e PRA MIM ENQUANTO CIDADÃO, isso invalida qualquer bosta de sensação de trabalho bem-feito pós Copa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Presos políticos em termos... Eu seria solidário se eles fossem mais políticos e menos criminosos. Mas algum deles lançou candidatura? Ou alguma campanha séria para fiscalizar alguma coisa? Nem só de vidraças quebradas vive a política. Sininho desperdiçou a chance de virar uma nova Marcelo Freixo...

      Excluir
    2. KKKKKK presos politicos!!!!!!????? You mean criminals ne?!, estao no lugar certo: prisao !!!!

      Excluir
    3. Concordo c/ anonimo das 06:33, tudo mimimi pq pela primeira vez na historia desse pais criminosos d gabinete e d ministério foram presos, isso sim é legado, legado do Joaquim Barbosa!!! Mas pior q estarem na prisão é toda hora quererem sair de lá p/ voltarem aos esquemas aqui fora, afff.

      Excluir
    4. De gabinete e de ministério? Que ministério eles são queridas bichas reacionárias que acreditam na polícia do RIO DE JANEIRO, UMA DAS MAIS CORRUPTAS DO PAÍS?

      Excluir
    5. Galera enxerga PT e Joaquim Barbosa em todo lugar. Hahaha.

      Excluir
    6. Então desenhem pra gente. Duas bichas bairristas dando piti pq blog do Tony tem leitores de outras partes q ñ são obrigados a ler pagina policial do RJ ou sabe-se diabos onde, querem ser claras ou querem ser decifradas? ah vão chupar um cara-d-alho, farto de vcs suas modorrentas.

      Excluir
    7. Que tal ler um pouco antes de chegar distribuindo voadoras?

      Excluir
    8. AMO ESSA SUA HUMILDADE, MARIA, .... MAAASSSS.... VAÊTCHAPOOTAQUEPAREEEWWW

      Excluir
  15. Lipão sempre agarrando os bofinhos

    ResponderExcluir
  16. Enfim, depois de todo esse blablabla, o melhor da Copa: Mats Hummels e o gostosovic técnico croata.

    ResponderExcluir
  17. A Alemanha bateu muito tambor na Bahia, ali foi macumba junto com danca de indio e depois o povo diz que nao da certo….

    ResponderExcluir
  18. Começou a tocar "We are one" na festa no Portão de Brandemburgo. Deram fade out na parte da Claudia Meeelk. HAHAHA
    Alemanha segue agradando os brasileiros mesmo depois de voltar. Isso sim é legado!!

    ResponderExcluir
  19. Tony, o lance da construção do centro de treinamento não foi bem assim...
    http://espn.uol.com.br/noticia/377356_fim-do-misterio-ct-da-alemanha-existe-ha-cinco-anos-e-e-na-verdade-projeto-imobiliario

    ResponderExcluir
  20. Essa copa deu show sim poucas vezes país-sede teve 12 cidades anfitriãs, mas agora pauta do dia continua sendo não deixar esse mundial virar moeda de troca nas urnas, a xderrota em campo derruba em pelo menos 50% as bravatas de apalnque, uobaaaaaa, como diz as tiazinha q reza terço, não há mal q ñ traga um beeeem.

    ResponderExcluir
  21. Tony, aliás o Eduardo Noriega no filme Plata Quemada está dezzzzzz.
    Mas, o Joseph é um pedaço também.
    A Copa gostei da Alemanha ganhar da Argentina pois ficaram zombando do Brasil nos 7 a 1.

    ResponderExcluir
  22. Anastasia Beaverhousen15 de julho de 2014 18:11

    Gozado... os caras fazem dancinhas ridículas depois de marcar gol, pintam o cabelo de forma esdrúxula, vivem fazendo biquinho no instagram, abrem o berreiro em campo e depois a bicha sou eu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocé se refere a quem, cara pálida?

      Excluir
    2. Pataxoca, kkkkkkkk rachei o bico com esse nick, kkkkkkkk Soh pode ser a seleção felipão, néah?? Mas por que ser beeecha eh negativo?? Num entendi.... #SomosTodosBee.

      Excluir
  23. Paula lavigne querendo direitos autorais!!!

    ResponderExcluir