sexta-feira, 25 de julho de 2014

O TEMPLO E O VENTO

São misteriosas para mim as razões que levaram a Igreja Universal do Reino de Deus a construir uma réplica do Templo de Salomão na zona leste de São Paulo. Sim, entendo que seja uma demonstração de poder e prestígio - até a presidenta está sendo aguardada na inauguração, na próxima quinta-feira. Mas não é esquisito uma denominação que se diz cristã refazer um templo que não cultuava Jesus? Também acho bizarro os pastores celebrarem cultos fantasiados de rabinos. Além do mais, o Templo de Jerusalém era o único local onde os judeus da antiguidade podiam cultuar seu deus; não havia sinagogas naquele tempo. E lá dentro se acreditava que estava presente a própria divindade, um conceito que vai contra a proliferação de filiais da IURD por toda parte. Ainda pior que a mongonga teológica é a arquitetura anacronicamente medonha e a localização num bairro feioso onde nada ornaria de qualquer jeito. Mas para Edir Macedo e sua turma, nada disso importa; o Templo traz uma dose de glamour (ainda que equivocado) a uma organização que vem perdendo rebanho para a concorrência, ao mesmo tempo em que seu projeto televisivo vai mal das pernas. Vai virar o vento da mudança que sopra sobre a Universal?

15 comentários:

  1. Não é de hoje que a Iurd e as neopentelhocostais fazem uma linha pseudo-judeu.

    ResponderExcluir
  2. Ouvi dizer que irão cobrar entrada... ou seja... será que quem dá dízimo tem desconto ou cartão fidelidade?

    ResponderExcluir
  3. Mas não é esquisito uma denominação que se diz cristã cultuar o dinheiro muito mais do que Jesus? Jesus é o último ídolo no panteão da Iurd... Até o tranca rua, a pomba gira e o demônio são mais mencionados em qualquer culto. Outros ídolos importantes são a Record, a fogueira santa, as milhares de invenções caça níqueis, o bispo Macedo, o próprio templo... No topo do Olimpo está o verdadeiro Deus que eles cultuam: o dinheiro. Que é gasto dessa forma responsável, filantrópica e cristã que estamos vendo.

    ResponderExcluir
  4. Eles estão contando uma nova história bíblica pros fiéis abobalhados e sem informação, e contando o dinheiro que eles depositam na conta da igreja. Essa f'órmula dá certo faz tempo, veja os católicos e seu vaticano ostentação.

    ResponderExcluir
  5. a uma organização que vem perdendo rebanho para a concorrência, ao mesmo tempo em que seu projeto televisivo vai mal das pernas. AH EH, CONTA MAIS? NÃO TAVAH SABENDO, MAS JÁ ME ALEGRO "EM CRISTO" POR CAUSA DE TAL AINDA QUE SUAVE DECADÊNCIA - quero aproveitar tb para tornar minhas as palavras do giovanni ali de cima, ahazo fia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A IURD perdeu cerca de 25% de seu rebanho de fiéis na década passada. Muitos aderiram à Igreja Mundial do "apóstolo" Waldemiro, uma dissidência. Outros tantos viraram evangélicos "freelance", sem afiliação a nenhuma igreja específica. E outros ainda fogem assustados com a ganância dos pastores. São dados do IBGE.

      Quanto à rede Record, a audiência despencou e ela não sonha mais em tirar a liderança da Globo. Agora disputa o segundo lugar com o SBT, que estava em terceiro.

      Excluir
    2. Deus escreve certo por linhas tortas, já dizia minha avó. Aliás, tortésimas.
      Sinal de que podemos ter esperança. Os assessores dos políticos ladrões podem passar para o lado do bem, as esposas também [ as ex- então nem se fala], os petistas podem se regenerar...

      Excluir
    3. Presidenta quase rima com anta.

      Excluir
  6. Tony te amo, mas presidenta nao...por mais que nossa jumenta, ops perdao, nossa presidente queira nao castigue nosso portugues.Obs. sei que vc escreve muito bem e sei que vc conhece regras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto a forma "presidenta"quanto "presidente" são corretas para se referir a uma mulher na presidência da república. Eu tenho usado "presidenta" justamente por que soa meio canhestro, meio pesado, e combina mais com Dilma.

      Excluir
    2. Canhestro e pesado definem muito bem a "presidenta".

      Excluir
  7. Bora marcar um beijaço translesbohomogay lá!

    ResponderExcluir
  8. O Silvio Santos, que é judeu, já trollou esse templo durante o programa dele.

    ResponderExcluir
  9. O mio babbino caro
    Para completar esta ópera bufa será que teremos "Edi" Macedo fantasiado de Salomão. Como conseguirão seus levitas para as funções sacerdotais? A mão de Javé pesará sobre esses hipócritas. (Se um dos teus olhos te faz pecar, arranca-o, e lança-o fora de ti, pois melhor é entrares na vida com um olho só, do que, tendo os dois, seres lançado no fogo). Jogue álcool gel em meu olhos Senhor, a ver tal iniquidade...

    ResponderExcluir
  10. Sou mais o Templo que um Cyrelão...

    ResponderExcluir